Publicidade:

Sexo sem dor: descubra as posições mais confortáveis

A intimidade é suposto ser um momento de conforto, descontração e profunda ligação entre um casal. Saiba as melhores posições e truques para sexo sem dor.

 
Sexo sem dor: descubra as posições mais confortáveis
Saiba por que aparece e como resolver o problema

Quando o assunto é sexo, há um aspeto que reúne sempre consenso: o ato deve ser sempre prazeroso, para eles e para elas. Porém há muitas mulheres que não conseguem fazer sexo sem dor, o que provoca problemas na intimidade.

A questão é mais comum do que possa imaginar e pode ser provocada por vários aspetos, mas há igualmente várias posições sexuais que pode adotar, bem como seguir vários truques e dicas para poder fazer sexo sem dor. O primeiro passo é deixar a vergonha de lado e consultar um médico para falar sobre o assunto, caso não o consiga resolver a dois.

A garantia de uma relação agradável e satisfatória vai muito além da forma como os dois elementos do casal posicionam os seus corpos e de como o homem penetra a parceira. É extremamente importante a forma como a mulher lida com o próprio corpo, de modo a que consiga relaxar, soltar-se e aproveitar verdadeiramente o momento a dois.

O que provoca a dor durante o sexo?


sexo sem dor mulher com prisao de ventre

Pode ainda não se ter apercebido, mas antes de pensar que tem um problema de saúdem grave, confira se o motivo para não conseguir fazer sexo sem dor se encontra nesta lista:

1. Uso de anticoncecionais

O que pode fazer com que a vagina fique naturalmente mais seca, devido à falta de lubrificação.

2. Abdicar dos preliminares

Além de preparar o corpo e mente, é neste momento em que o corpo vai produzir naturalmente a lubrificação.

3. Existência de alguma infeção

Principalmente se for uma infeção provocada por fungos, que causa mais comichão do que dor. Porém, nesta situação, há uma alteração do pH da vagina, que pode inflamar o tecido vaginal e causar dor durante a penetração.

4. Clamídia

Esta doença sexualmente transmissível pode causar a cicatrização e inflamação que torna o sexo desconfortável.

5. Inchaço

Seja pela prisão de ventre ou pela proximidade da menstruação, se a mulher estiver inchada, não conseguirá fazer sexo sem dor.

6. Posições erradas

A inclinação do útero pode afetar o nível de conforto durante o sexo. Idealmente mude de posição, ficando por cima, o que lhe dá maior controlo em termos de profundidade e ângulo de penetração.

7. Endometriose

Esta doença ocorrer quando as células que normalmente revestem o útero (e são as responsáveis pelo sangramento durante a menstruação) começam a crescer noutros lugares, como nas trompas de Falópio.

8. Se estiver grávida

Quanto mais perto você da data do parto, mais pesado fica o útero da mulher e, ao ficar deitada, o peso pode comprimir um grande vaso sanguíneo causando desconforto e dores.

9. Amamentação

A lactação e a amamentação diminuem o nível de hormonas de estrogénio, o que faz com que os tecidos vaginais fiquem mais delicados.

10. Vaginismo

O vaginismo é um aperto involuntário dos músculos vaginais que torna a penetração dolorosa, por vezes, até impossível.

3 posições para sexo sem dor


posicoes para sexo sem dor

Há posições que o casal pode adotar para que possa fazer sexo sem dor. Confira as 3 mais populares e adequadas.

1. Conchinha

Os dois elementos do casal deitam-se de lado na cama, sendo que o homem ficará atrás da mulher. Aqui, a penetração pode ser feita de vários ângulos, favorecendo sempre a mulher porque pode controlar a intensidade, profundidade e movimentação da penetração.

2. Missionário

Na posição mais comum de todas a penetração acontece de forma mais fácil e evita qualquer tipo de desconforto.

3. Mulher por cima

Nesta posição será a mulher a assumir o comando e a forma como a penetração acontece, fazendo-a sentir-se mais confiante, poderosa e com maior possibilidade de alcançar o orgasmo, devido à fricção do clitóris.

Truques para sexo sem dor


Além das posições, há alguns truques que pode seguir durante o sexo, para evitar qualquer dor e poder aproveitar ao máximo.

  • Os lubrificantes podem ajudar;
  • Escolher bem o preservativo e colocá-lo de forma correta;
  • Confirmar se a pílula que toma é realmente adequada;
  • Manter a calma;
  • Exercitar os músculos do períneo;
  • Encontrar as posições mais apropriadas e confortáveis.

 

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].