Drª Rita Campilho | Médica Veterinária
Drª Rita Campilho | Médica Veterinária
24 Mai, 2018 - 15:39

Gatos de pelo longo: as raças mais comuns e os cuidados a ter

Drª Rita Campilho | Médica Veterinária

Os gatos de pelo longo necessitam de certos cuidados devido ao tipo de pelo. São tipicamente domésticos e deslumbram qualquer apreciador de felinos.

Gatos de pelo longo – as raças mais comuns e os cuidados a ter

Os gatos domésticos podem classificar-se segundo muitos critérios, no entanto o do comprimento da pelagem é o mais comum e facilmente identificável: gatos de pelo longo, gatos de pelo curto e gatos sem pelo.

A classificação das raças nos gatos é ligeiramente diferente da dos cães – enquanto que estes têm sido seletivamente criados durante séculos, só há menos de 200 anos é que surgiu o conceito de raça em gatos. Existem cerca de 100 raças, e nem todas as organizações e associações reconhecem as mesmas raças.

Devido à dominância dos genes, existem mais gatos sem raça definida de pelo curto do que gatos de pelo longo.

angora
Gatos de pelo longo Angorá: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
gato do himalaia
Gatos de pelo longo Gato Himalaia: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
gato laperm
Gatos de pelo longo LaPerm: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
norueguês da floresta
Gatos de pelo longo Norueguês da Floresta: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
gato persa no jardim
Gatos de pelo longo Persa: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Ragdoll: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Gatos de pelo longo Ragdoll: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
sagrado da birmânia
Gatos de pelo longo Sagrado da Birmânia: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
gato siberiano
Gatos de pelo longo Siberiano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Crédito Imagens

História dos gatos de pelo longo

gato persa

Na natureza não há felídeos de pelo longo como, por exemplo, o do Persa, pois tal pelagem em gatos selvagens seria impraticável: ficaria emaranhado, apanharia folhas e espinhos, bem como parasitas, além de ser praticamente impossível de o manter adequadamente cuidado.

Os gatos de pelo longo foram pela primeira vez mencionados muito tempo após a sua domesticação, sendo que na Europa tal ocorreu no século XVII. O primeiro gato a ser claramente descrito como sendo de pelo comprido na Europa foi o Angorá, na altura, nome da capital da Turquia.

Características da pelagem

O pelo do gato protege a pele do sol, frio, arranhões e picadas de insetos, ajuda a regular a temperatura corporal, suporta o sentido do tato, e é na maioria das vezes composto por dois tipos de pelos.

O pelo primário é o mais comprido e é grosso, cresce em folículos individuais e forma a cobertura superior da pelagem; o pelo secundário, mais fino, forma uma camada mais perto da pele, que cresce em grupos a partir do mesmo folículo.

Ter um gato de pelo longo: cuidados

cuidados com gatos de pelo longo

O comprimento do pelo é uma caraterística importante a ter em consideração quando se está a escolher um gato pois requerem mais cuidados para prevenir e eliminar os nós. Os gatos de pelo longo são também mais propícios a desenvolver bolas de pelo.

Cuidados a ter

Os cuidados a ter com um gato de pelo longo não diferem dos necessários com outros gatos. No entanto, a sua pelagem requer mais atenção. Por norma, os gatos cuidam do seu pelo através da sua língua espiculada e das patas. As lambidelas estimulam as glândulas sebáceas da pele, mantendo a impermeabilização do pelo.

Contudo, apesar destes realizarem a sua própria toilette ou grooming, a escovagem de gatos de pelo longo, ou de gatos que pararam de tratar do seu próprio pelo por estarem doentes, é importante para remover os pelos superficiais e evitar os nós. Escovar também limita a quantidade de pelo que os gatos ingerem, diminuindo assim a formação de bolas de pelo.

Muitos gatos gostam de ser escovados, e tal pode até ser utilizado como uma recompensa e tempo de convívio. Os nós devem ser removidos com tosquiadoras elétricas e não com tesouras, de forma a evitar o corte da pele subjacente.

Os gatos saudáveis raramente precisam de tomar banho. Quando tal for necessário, só devem ser utilizados champôs aprovados para gatos.

Bolas de pelo

Ao efetuarem a higiene com recurso a lambidelas, os gatos engolem algum do pelo solto da sua pelagem. O pelo não é digerível e tem tendência a acumular-se no estômago, onde forma uma bola de pelo, também chamado de tricobezoar.

Normalmente, os gatos vomitam a bola de pelo no entanto, nalguns casos, não o conseguem fazer e esta permanece no estômago, onde fica endurecida e forma uma massa densa. Tal pode irritar o estômago e bloquear o trato digestivo.

É possível limitar a quantidade de pelo ingerido através da escovagem frequente para remover o pelo solto. Nos períodos de maior perda de pelo pode ser administrada medicação com pastas de malte ou óleo mineral para facilitar a passagem do pelo através do trato digestivo.

Existem algumas dietas comerciais formuladas especificamente para prevenir a formação de bolas de pelo e, em casos mais severos, a cirurgia pode ser necessária.

E lembre-se: o bom estado e higiene do pelo são indicativo do bom estado de saúde de um gato, boa alimentação e adaptação ao ambiente. Pelo desleixado e sujo é normalmente indicativo de doença!

Conheça também:

Artigos Relacionados