Quantos quilómetros tem de correr para gastar o que comeu no verão

Prepare-se porque, para gastar o que comeu no verão a correr, vai ter de percorrer quilómetros. Ora veja.

Quantos quilómetros tem de correr para gastar o que comeu no verão
Se depender só da corrida, vai ter de fazer quilómetros!

Fast food, batatas fritas, refrigerantes, cerveja e outras bebidas alcoólicas é tudo aquilo que, provavelmente, constou pelo menos uma vez nas suas férias de verão. Já pensou no que teria de correr para gastar todas essas calorias? Nós ajudamos. Fique agora a saber quantos quilómetros tem de correr para gastar o que comeu no verão!

Quantos quilómetros tem de correr para gastar uma refeição de verão



No verão, comidas com elevado valor energético são ingeridas diariamente e, por norma, são acompanhadas de bebidas também elas calóricas. Vejamos, por isso, a sua composição nutricional e quantos quilómetros serão necessários para queimar as calorias a mais.

Nota: Todos os cálculos foram feitos com base na calculadora de calorias Vida Ativa baseada na calculadora da American Council on Exercise

1. Pizza Queijo e Fiambre + Refrigerante = 8km

pizza de queijo e fiambre e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 530 Kcal
  • Proteína: 15g
  • Hidratos de Carbono: 50g, dos quais Açúcares: 34g
  • Gordura: 17g, da qual saturada: 8g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 1 hora a uma velocidade de 8 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, 8 Km.

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2. Hambúrguer (ex. Big Mac) + batatas fritas médias + refrigerante = 14km

hamburguer e batatas fritas e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 980 Kcal
  • Proteína: 31g
  • Hidratos de Carbono: 117g, dos quais Açúcares: 43g
  • Gordura: 43g, da qual saturada: 12g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 1h15 min a uma velocidade de 11 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca de 14Km.

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3. Francesinha + cerveja = 20km

francesinha e cerveja e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 1400 Kcal
  • Proteína: 63g
  • Hidratos de Carbono: 68g, dos quais Açúcares: 15g
  • Gordura: 70g, da qual saturada: 38g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 1h15 min a uma velocidade de 16 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja cerca de 20 Km.

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4. 1 Crepe de chocolate com 1 bola de gelado = 7km

crepe de chocolate e bola de gelado e quilometros tem de correr para gastaro que comeu no verao

Informação nutricional (ligeira variação consoante as marcas):

  • Valor Energético: 410 Kcal
  • Proteína: 5,8g
  • Hidratos de Carbono: 49,1g, dos quais Açúcares: 25g
  • Gordura: 20g, da qual saturada: 8g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 50 min a uma velocidade de 8 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca 7 Km.

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5. Bola de Berlim com chocolate + refrigerante = 10km

bola de berlim de chocolate e refrigerante e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 630 Kcal
  • Proteína: 7g
  • Hidratos de Carbono: 72g, dos quais Açúcares: 40g
  • Gordura: 36g, da qual saturada: 11g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 45 min a uma velocidade de 13 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca de 10 Km.

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6. Gelados (ex. Cornetto choco ‘n’ ball) = 5 Km

gelados e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 358 Kcal
  • Proteína: 4,9g
  • Hidratos de Carbono: 37g, dos quais Açúcares: 29g
  • Gordura: 21g, da qual saturada: 14g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 40 min a uma velocidade de 8 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca de  5 Km.

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7. Sandes de atum (pasta de atum com maionese) + batata frita + refrigerante = 12 Km

sande de atum e batata frita e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 810 Kcal
  • Proteína: 24g
  • Hidratos de Carbono: 103,0g, dos quais Açúcares: 37g
  • Gordura: 33g, da qual saturada: 6,5g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 1h05 min a uma velocidade de 11 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca de 12 Km.

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8. Prego em pão + cerveja (~300ml) + batata frita = 15 Km

prego no pao e cerveja e quilometros tem de correr para gastar o que comeu no verao

Informação nutricional (informação média):

  • Valor Energético: 1063 Kcal
  • Proteína: 45g
  • Hidratos de Carbono: 109,0g, dos quais Açúcares: 1,5g
  • Gordura: 37g, da qual saturada: 15g

Para queimar esta refeição terá de correr durante 1h10 min a uma velocidade de 13 km/h (tendo por base um peso de 70kg), ou seja, cerca de 15 Km.

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 O que acontece ao nosso organismo quando comemos mal e não praticamos exercício físico?


comer mal e nao praticar exercicio fisico

A prática de exercício físico é fundamental para a saúde física, mental e emocional. Os benefícios da atividade física são muitos e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma prática regular de exercício físico de moderada intensidade pelo menos três vezes por semana.

De facto, a prática de exercício físico promove ganhos de força e massa muscular, maior resistência respiratória, mais confiança, melhor gestão do peso, menor propensão para acumular gordura, menos cansaço, entre outros.

Quando deixa de treinar e volta ao sedentarismo, numa primeira fase, o cérebro começa a ser menos irrigado, principalmente na zona responsável pela memória e pelas emoções, o que afeta negativamente o seu desempenho.

Se passar cerca de 15 dias sem fazer exercício já começa a notar uma diminuição a nível da resistência física e a glicemia e a pressão arterial tendem a ficar menos estáveis. Passado 1 mês, já irá notar perdas significativas de massa muscular e força, assim como maior propensão para o ganho de peso e acumulação de gordura.

A prática de exercício ajuda a controlar o peso, não só pelo gasto energético que promove, mas também pelo facto de estimular a libertação de algumas hormonas responsáveis pelo controlo do apetite. A partir do momento em que deixa de praticar exercício, terá também maior tendência para comer pior e fazer cheat meals com mais recorrência, ingerindo mais alimentos ricos em açúcar e gordura, como doces, chocolates, fast food, produtos de pastelaria, etc.

Automaticamente, o peso e a massa gorda irão começar a subir, assim como a glicemia, o colesterol e a pressão arterial, instalando-se um “quadro” muito propício ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão, entre outras condições.

Assim, torna-se fundamental voltar ao ritmo de treino de forma constante para que possa, não só fazer uma melhor gestão de peso, mas cuidar da sua saúde.

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