Sabe quais são as 4 qualidades que os homens procuram nas mulheres?

Têm sido apontadas certas preferências e qualidades que os homens procuram nas mulheres. Estes achados valorizavam a aparência física e a atração sexual, em detrimento de outras potencialidades. A verdade é que todos os homens são diferentes e aquilo que valorizam depende em muito da educação, personalidade e idade de cada um.

Sabe quais são as 4 qualidades que os homens procuram nas mulheres?
Descobrir que atributos atraem os homens é mais complexo do que pensa!

As investigações na área da psicologia não se limitaram a aceitar os estereótipos e a simplicidade acerca das qualidades que os homens procuram nas mulheres, e descobriram que esta pode ser uma questão surpreendentemente complexa. Os homens heterossexuais nem sempre se sentem atraídos por mulheres esguias ou por mulheres de curvas acentuadas.

As características de personalidade, o humor e a qualidade do relacionamento emocional têm também muito a dizer. Vários estudos mostram inclusive que apesar da atração física ser importante, uma vez estabelecida a interação social a importância da aparência diminui rapidamente.

Na realidade, homens e mulheres são mais semelhantes do que diferentes: compartilham uma estrutura cerebral quase idêntica, necessidades de realização e interação social similares, e geralmente aspiram às mesmas coisas na vida. Naturalmente que há diferenças, que embora importantes não devem ser usadas para distanciar homens e mulheres.

O que acontece é que muitos homens continuam a ser educados desde cedo, para se conformarem com uma cultura que valoriza o masculino, que valoriza o controlo das emoções e a ausência da vulnerabilidade por parte dos homens. Mas não é possível estabelecer uma relação de intimidade emocional sem que espelhemos alguma vulnerabilidade e sem que as nossas emoções sejam expostas.

Porque é que nos sentimos atraídos por determinada pessoa?


qualidades que os homens procuram nas mulheres

A atração é a perceção de determinado objeto como erótico, provocando uma tendência para a aproximação, sedução ou relação. A atração depende de muitos fatores, alguns biológicos, outros psicológicos, e outros sociais.

Apimente a sua relação!
Dê o boost que precisa à sua relação com o estimulante sexual certo. Encontre aqui!

Pensamos na atração como algo que vem do coração mas, é o cérebro o responsável por determinar a atração, embora todos os nossos sentidos estejam também envolvidos. Os olhos são os primeiros elementos na atração e, neste caso, as qualidades que os homens procuram nas mulheres estão relacionadas com os padrões de beleza da sua sociedade e cultura, sinais de juventude, fertilidade e boa saúde. O nariz é capaz de captar sinais químicos naturais conhecidos como feromonas, que transmitem importantes informações físicas e genéticas. Os ouvidos também determinam a atração e, ao nível da audição, as qualidades que os homens procuram nas mulheres prendem-se com vozes finas, sussurradas e melódicas, associadas a corpos de menor tamanho.

Apesar das questões químicas e biológicas terem muito a dizer quando chega a hora de justificar a nossa atração por outra pessoa, não podemos relegar completamente o papel das emoções. Também nos podemos sentir emocionalmente atraídos por alguém, pelos sentimentos que essa pessoa desperta e pelo que nos faz sentir. Tendemos a sentir-nos atraídos por pessoas semelhantes a nós em termos de atitudes e valores.

Neste campo, as qualidades que os homens procuram nas mulheres diferem das qualidades que as mulheres procuram nos homens, na medida em que vários estudos mostram que os ingredientes essenciais da atração sexual são diferentes para homens e mulheres. Nas mulheres a atração emocional precede a atração erótica mais frequentemente, e o contrário é mais comum nos homens. Talvez seja por isso que ouvimos frequentemente dizer que o desejo sexual das mulheres precisa de um contexto emocional, mais do que o dos homens.

4 qualidades que os homens procuram nas mulheres


casal feliz

Aquilo que os homens mais apreciam nas mulheres varia de cultura para cultura, de sociedade para sociedade, conforme a idade do homem em questão e conforme os objetivos que tem para a relação (relação a curto ou a longo prazo). O que parece ser mais consensual é que a grande maioria dos homens deseja que as mulheres tenham estas qualidades:

1. Os homens desejam que as mulheres os amem por aquilo que eles são

A socialização masculina ensina ao homem que o seu valor está na capacidade de agir, encarregar-se, controlar, vencer e alcançar. Debaixo desta superficialidade naturalmente o homem deseja ser amado exatamente por aquilo que é e não apenas por aquilo que consegue alcançar. Deseja que a mulher amada permaneça junto dele mesmo quando não ganha nem alcança o pretendido.

2. Os homens valorizam mulheres que gostem de si mesmas

Alguns estudos mostram que mulheres que se sentem insatisfeitas consigo mesmas tendem a ser excessivamente críticas com os homens.

3. Os homens valorizam mulheres que acreditam na capacidade que eles têm de comunicar

A incapacidade do homem para comunicar de forma eficaz é sobejamente discutida no seio feminino. Este preconceito de que os homens são incapazes de comunicar pensamentos ou emoções mais vulneráveis não é real. As mulheres são mais verbais e mais treinadas neste campo, é verdade, mas quando o seu companheiro tentar expressar algo mais vulnerável não adote uma atitude jocosa e leve-o a sério.

4. Os homens valorizam mulheres com sentido de humor

Todas as mulheres são diferentes, mas muitas são de facto especialistas em organização e acumulação de tarefas. Os homens apreciam que a gestão do dia-a-dia seja feita de forma mais espontânea, bem-humorada e em conjunto.

A sua relação já não é o que era? Escolha aqui o estimulante sexual à sua medida e sinta a diferença!

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!