Psyllium: uma fibra eficaz no tratamento da obstipação

A fibra proveniente da planta psyllium é uma das mais conhecidas no que diz respeito à prevenção e tratamento da obstipação e, normalmente, é bem tolerada.

Psyllium: uma fibra eficaz no tratamento da obstipação
Deixe a prisão de ventre de lado.

O Psyllium é uma fibra natural solúvel derivada das sementes de Plantago Ovata, uma planta proveniente da região da Índia.

Usualmente é mais utilizada como um laxante. No entanto, não é nesse aspecto que apresenta benefícios, também é benéfico para outras partes do corpo, incluindo o coração e o pâncreas.

O que é o Psyllium?


Psyllium

É usado como um suplemento dietético e é geralmente encontrado na forma de casca, grânulos, cápsulas ou pó. No entanto, também pode ser obtido através de cereais de pequeno-almoço fortificados e produtos de panificação.

A casca de psyllium é o principal ingrediente presente nos suplementos de fibras usado frequentemente para reduzir a obstipação.

Devido à sua excelente solubilidade em água, o psyllium pode absorver água e tornar-se um composto espesso e viscoso que resiste à digestão no intestino delgado.

Ao contrário daquilo que pode acontecer com outras fontes de fibras, o psyllium é geralmente bem tolerado.

Benefícios para a saúde do psyllium


As fibras solúveis, onde se insere o psyllium, conseguem passar pelo sistema digestivo sem serem completamente destruídas ou absorvidas, o que as torna extremamente úteis para resolver situações de obstipação.

A sua resistência à digestão permite ajudar a regular os níveis elevados de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue. Também pode ajudar no controle do peso.

No entanto, os seus benefícios para a saúde estão longe de ficar por aqui.

1. Alivia a obstipação

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O psyllium é usado como um laxante que forma volume. Funciona aumentando o tamanho das fezes e, portanto, ajuda a aliviar a prisão de ventre.

Inicialmente liga-se a alimentos parcialmente digeridos que passam do estômago para o intestino delgado. De seguida, ajuda na absorção de água, o que aumenta o tamanho e das fezes. O produto final é mais facilmente transitável.

2. Pode ajudar a tratar a diarreia

diarreia

O psyllium também parece aliviar os sintomas da diarreia, devido á sua capacidade de absorver a água. Isso torna as fezes mais espessas, o que acaba por retardar a sua passagem pelo cólon.

Assim, o psyllium pode ajudar a prevenir tanto a obstipação como a diarreia, ajudando efetivamente a normalizar os movimentos intestinais de quem está com problemas.

3. Pode baixar os níveis de açúcar no sangue

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A suplementação de fibras tem demonstrado controlar a resposta glicémica e reduzir os níveis de insulina e açúcar no sangue.

Além disso, o psyllium funciona melhor do que outras fibras. Isso acontece porque as fibras formadoras de gel podem retardar a digestão dos alimentos, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Como o psyllium é capaz de atrasar a digestão dos alimentos, recomenda-se tomá-lo com alimentos, e não isolado, daí ter um efeito maior sobre os níveis de açúcar no sangue.

Uma dose diária de 10,2 gramas ingerida aquando das refeições, parece afetar significativamente os níveis de açúcar no sangue.

4. Pode aumentar a saciedade e ajudar na perda de peso

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Fibras como esta, que formam compostos viscosos, podem ajudar a controlar o apetite e ajudar na perda de peso.

A suplementação de psyllium emparelhada com uma dieta saudável, equilibrada e rica em fibras, pode resultar numa redução significativa do peso, índice de massa corporal e percentagem de gordura corporal.

5. Pode reduzir os níveis de colesterol

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O psyllium é capaz de se ligar à gordura e ácidos biliares, o que promove a excreção do corpo.

No processo de substituir esses ácidos biliares perdidos, o fígado usa o colesterol para produzir mais. Como resultado, os níveis de colesterol no sangue diminuem. Além disso, o psyllium pode ajudar a aumentar os níveis do “bom” colesterol, o colesterol HDL.

6. Parece ser benéfico para o coração

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A adição de fibras solúveis em água, como o psyllium, à dieta, pode reduzir os triglicerídeos no sangue, a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.

Dose recomendada de psyllium


O psyllium pode ser consumido em doses de 5 a 10 gramas com as refeições, pelo menos uma vez por dia. No entanto, como se trata de fibra, nem sempre é bom exagerar.

Este suplemento de fibra pode ser incluído num dia alimentar nutricionalmente equilibrado e, consumido regularmente como parte de uma dieta saudável.

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