5 Dicas essenciais para começar a preparar o corpo de verão

O corpo de verão prepara-se durante todo o ano. Alimentação cuidada, prática de exercício físico e descanso são pontos fundamentais.

 
5 Dicas essenciais para começar a preparar o corpo de verão
Prepara-se para a melhor altura do ano.

Com a chegada do verão, muitas pessoas têm aquela vontade súbita de tomar medidas para estar rapidamente em forma – a tradicional “operação biquíni”. No entanto, a saúde e o bem-estar não se devem pautar nem medir em função de uma estação do ano. Preparar o corpo para o verão é, na verdade, um trabalho que deve ser feito ao longo do ano. Não há milagres!

Deste modo, a saúde e o estilo de vida saudáveis devem estar associados a hábitos diários com o objetivo de se aplicarem todos os dias. Não há fórmulas mágicas, mas pode-se estabelecer  um equilíbrio entre corridas, treinos de ginásio para reforço muscular e uma alimentação saudável, que deve acontecer ao longo de todo o ano.

Assim, preparar o corpo para o verão é um processo gradual, que deve incluir uma reeducação alimentar, adoptando hábitos saudáveis e a prática de exercício físico regular.

Abaixo sugerimos algumas dicas para ajudar a emagrecer até ao verão mas que devem ser praticadas ao longo do ano. Sugerimos também vários conjuntos de roupa confortável para cada tipo de treino, tanto para homem como para mulher, disponíveis nas lojas SPORTZONE de todo o país e no site online da marca.

5 Dicas essenciais para preparar o corpo para o verão


1. Comece o dia com corrida ou caminhada

Preparar o corpo para o verao correr na rua

A corrida é um importante exercício cardiovascular com inúmeros benefícios, trabalhando, de uma forma geral, todos os músculos do corpo, o que faz deste um exercício eficaz para a perda de gordura.

Para quem pretende começar a corrida, é importante que seja de forma gradual, intensificando a passada e aumentando a distância percorrida aos poucos.

A corrida com mudança de velocidade é um estilo de corrida que facilita o aumento do metabolismo. Alternar caminhada com corrida, por exemplo, faz com que haja uma variação de estímulos e o corpo é obrigado a adaptar-se ao esforço, gastando mais energia.

Outro tipo de corrida muito eficaz é a curta e rápida, pois solicita mais força dos músculos, aumentando o metabolismo basal, que faz com que o corpo gaste calorias em repouso. Neste tipo de corrida, o batimento cardíaco também assume um fator importante, uma vez que, quanto maior for, mais esforço a pessoa faz, logo, mais calorias perde.

Fique com as nossas propostas de looks completos para treinos de corrida/caminhada.

look tom rosa

Artigos: 

look tshirt fluorescente

Artigos: 

2. A musculação é essencial. Não abdique deste treino!

Preparar o corpo para o verao musculacao

O treino de musculação consiste em contrações musculares de forma repetitiva, utilizando como resistência pesos livres, elásticos ou até mesmo o próprio corpo, tendo como finalidade, a melhoria da estética do corpo, a melhoria do condicionamento físico, a hipertrofia muscular e o emagrecimento.

Quando o objetivo é perder peso, o treino cardiovascular – como correr ou andar de bicicleta – é eficiente, contudo, quando associado a uma prática de reforço muscular, os objetivos ainda podem ser mais eficazes.

Emagrecer passa por forçar o organismo a ir buscar energias às reservas de gordura, utilizando, como já referido, a frequência cardíaca, que também é aumentada com a musculação. Assim, acelera-se o processo de perda de peso mas também a formação músculo, essencial para aumentar o metabolismo basal.

Estas são as nossas sugestões de looks para um treino de musculação:

look tons azul e vermelho

Artigos: 

look tom azul

Artigos: 

3. HIIT: o treino intervalado de alta intensidade para perder peso

preparar o corpo de verao treino de alta intensidade

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) refere-se, geralmente, a curtas sessões repetidas de exercício intermitente, realizadas com um esforço e intensidade altos, alternado por períodos de exercício de baixa intensidade. Esta modalidade tem-se mostrado um método eficaz para melhorar a capacidade aeróbica e o desempenho de resistência.

O facto de o treino ser de curta duração, torna-se uma vantagem para a “falta de tempo”, que continua a ser uma das barreiras mais citadas à prática regular no exercício físico. É, também, um exercício indicado para quem pretende reduzir a gordura corporal.

Conheça as nossas sugestões para um treino de alta intensidade.

look tom azul claro

Artigos: 

look calcoes tom azul

Artigos: 

4. Foque-se na reeducação alimentar

preparar o corpo de verao alimentacao saudavel

A melhor maneira de conseguir o seu corpo de verão passa por perceber que a alimentação adequada às suas necessidades nutricionais é essencial. A reeducação alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para emagrecer com saúde, de forma contínua mas disciplinada.

Saber gerir as porções alimentares ao longo do dia é fundamental para ter não ultrapassar as calorias diárias e, assim, não aumentar de peso. De facto, a perda de peso só se verifica quando há um défice calórico que só se consegue com uma ingestão regrada e calculada.

O plano alimentar deve ser individualizado, pensado, especificamente, para cada pessoa e definido por um nutricionista.

5. Hidratação é fundamental

preparar o corpo de verao beber agua

A hidratação é essencial para a concentração, estado de alerta e boa condição física, fazendo parte, sem dúvida, de uma alimentação saudável.

Segundo os especialistas, deve beber, no mínimo, 1,5 l de água todos os dias. No entanto, dependendo do nível de atividade físico realizado, este valor pode aumentar devido à desidratação inerente aos treinos. A hidratação faz parte de uma rotina alimentar saudável e também inclui outras fontes como frutas, legumes, sopas, chás e infusões.

Em conclusão…


Para começar a preparar o corpo para o verão, sabe-se que um treino cardiovascular conciliado com um treino de força e uma dieta equilibrada pode produzir efeitos positivos e rápidos na perda de peso.

Verifica-se que existem imensas alternativas, o praticante só tem de entender qual é a mais aliciante, desafiadora e estimulante, para não deixar de praticar e manter a linha durante o ano todo.

Não deve ser esquecida a importância que todos os profissionais da área têm no processo de emagrecimento, pois é contínuo e deve ser feito essencialmente de forma equilibrada.

É de ressalvar, também, que o uso de uma roupa adequada pode ter, efetivamente, influência na qualidade da prática desportiva. Roupa que não seja adaptada e confortável pode, de facto, prejudicar um treino e roupa ou calçado desportivo novos não devem para estrear em provas.

Assim, o ideal é que treine com a roupa, calçado e acessórios necessários antes das provas e que escolher os que melhor se adaptem ao seu corpo e modalidade.

Veja também: