5 Tipos de pensamentos negativos que interferem com a perda de peso

Toda a gente, em alguma fase da vida, sofre com pensamentos negativos que não ajudam na motivação do dia-a-dia e muito menos no processo de perda de peso. Tentar contornar esses pensamentos tornando-os positivos é a chave para encarar todas as fases com um sorriso e motivação extra para o que sempre quis.

5 Tipos de pensamentos negativos que interferem com a perda de peso
Livre-se dos pensamentos menos bons.

Num processo de perda de peso é suposto que mude alguns hábitos alimentares e de exercício físico, para que consiga atingir o seu objetivo.

É comum, nesta fase, surgirem alguns pensamentos negativos que podem bloquear a sua perda de peso. Então, primeiro, deve saber quais são esses pensamentos, para depois transformá-los em pensamentos mais positivos que reforcem a sua motivação e determinação, para se manter no caminho certo.

Existem 5 pensamentos negativos que podem levar à desistência num processo de emagrecimento. Fique atento e saiba como contorná-los.

Pensamentos negativos que podem estar a bloquear a sua perda de peso


pensamentos negativos e conseguir perder peso

1. Pensamento de “sempre” ou “nunca”

Se pensar que algo irá acontecer “sempre” ou que “nunca” , estará condenado desde o início.

O pensamento de tudo ou nada não é verdadeiro porque nada é assim tão linear. Então, quando der por si a ter esse tipo de pensamentos substitua-os por aquilo que é realmente verdadeiro.

  • Exemplo de pensamento negativo: “Eu nunca vou ter tempo para preparar as refeições”; “Sempre que arrisco, sou criticada”; “Eu nunca vou conseguir perder a barriga.”
  • Exemplo de pensamento positivo: “Se eu me preparar no dia anterior, consigo levar os lanches para o trabalho.”; “Quando eu arriscar, eu própria devo reconhecer e celebrar as pequenas conquistas.”; “Se eu cumprir determinadas recomendações alimentares vou conseguir diminuir o perímetro abdominal.”

2. Focar-se mais nos aspetos negativos

Por vezes, é comum centrar-se mais no lado negativo do que no lado bom das situações. Aprenda a ver o lado positivo de todas as situações e procure algo para valorizar.

  • Exemplo de pensamento negativo: “Hoje foi um dia muito mau. Não consegui resistir e comi um doce.”
  • Exemplo de pensamento positivo: “Hoje tive mais stressado e comi um doce. No entanto, consegui fazer uma pausa para realizar o lanche da manhã e escolhi um prato saudável ao almoço. Apesar de ter comido o doce, consegui realizar algumas refeições equilibradas.”

3. Previsão catastrófica

Este pensamento surge quando cria o pior cenário possível na sua mente e, depois, age como se esse cenário fosse uma certeza.

  • Exemplo de pensamento negativo: “Logo à noite tenho um jantar em casa dos meus pais. Já sei como funciona, eles vão cozinhar um prato calórico e acompanhar com pão e muitas sobremesas. Não vou resistir, vou comer demasiado e não vou conseguir emagrecer.”
  • Exemplo de pensamento positivo: “Logo à noite tenho um jantar em casa dos meus pais. Já sei como funciona, por isso vou comer uma sopa antes de sair de casa para ter menos fome.”

4. Ler a mente do outro

Isto acontece quando supõe o que a outra pessoa possa estar a pensar de si, ou sobre alguma situação em específico. Contudo, a maior parte das vezes pode estar a supor algo, sem que isso seja realmente verdade. E isso pode gerar um sentimento de frustração.

Em vez de imaginar os mil e um pensamentos que vão na cabeça do outro, pergunte e esclareça a situação.

  • Exemplo de pensamento negativo: “Ele não gosta de mim assim”.
  • Exemplo de pensamento positivo: “Gostas de mim como sou? Quais são as qualidades que mais aprecias em mim?”

5. Envolver-se nos sentimentos de culpa

A culpa surge quando se compromete a agir de certa maneira e isso na realidade não acontece. Na maior parte das vezes ocorre quando usa palavras como “devo”, “devia” ou “tenho de”. E isto cria uma resistência interna que impede de fazer algo, criando uma barreira em relação ao objetivo que pretende alcançar.

Então, será mais eficaz substituir estas palavras por palavras que a coloquem num estado emocional que a conduza ao sucesso, como por exemplo, “eu quero”, “eu vou” e “eu consigo”.

  • Exemplo negativo: “Eu sei que tenho de evitar os fritos para conseguir emagrecer.”
  • Exemplo positivo: “Eu vou comer fritos apenas duas vezes por mês, para ter uma alimentação mais saudável e conseguir emagrecer.”

 

Em suma


A forma como age no dia-a-dia e as suas escolhas estão condicionadas pelos seus pensamentos. Se conseguir identificar cada uma das vezes que lhe aparece pensamentos negativos, é muito mais fácil conseguir transformá-los em pensamentos mais positivos. Com isso, desenvolverá uma mentalidade mais forte e positiva. Este fator é essencial para que consiga manter um estilo de vida saudável e o peso que deseja a longo prazo.

Veja também:

Nutricionista Teresa Silva Nutricionista Teresa Silva

Teresa Silva é nutricionista, coach de emagrecimento e atualmente criou o programa Dieta para a Vida para ajudar mulheres que estão com dificuldades em emagrecer. Este programa permite que, através de um passo a passo, descubra o que a tem verdadeiramente impedido de emagrecer, que resgate a força de vontade e a motivação para começar a alterar alguns hábitos alimentares no seu dia a dia, que ganhe uma nova auto estima e que atinja o corpo e a imagem que sempre quis, mantendo esses resultados a longo prazo para que nunca mais se volte a preocupar com o peso. A Teresa Silva é licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, certificada em eneacoaching pelo Instituto de Eneacoaching e formadora na área da nutrição comportamental.