7 Bons motivos para ter um cão em casa

Já pensou adotar um cão mas ainda não ganhou coragem? Os seus filhos pedem um cão insistentemente? Então descubra 7 bons motivos para ter um cão em casa!

7 Bons motivos para ter um cão em casa
56% dos lares portugueses têm, pelo menos, um animal de estimação.

Ter um cão é uma experiência única e já vários estudos foram feitos no sentido de perceber quais os benefícios e os motivos para ter um cão, e parecem ser bastantes.

Quem tem um cão nunca está sozinho e tem um amigo que pouco ou nada pede em troca. Mas há muitos mais motivos, fique a conhecer alguns!

7 bons motivos para ter um cão em casa


motivos para ter um cao e passeio com dono

1 – Ter um cão pode contribuir para reduzir o risco de alergia da idade adulta: Se sempre pensou que ter um cão é uma péssima ideia para alguém que sofre de alergia, prepare-se para aceitar que nem sempre é assim. Há estudos que referem que a exposição a cães na infância pode reforçar o sistema imunitário e diminuir a incidência de problemas alérgicos na idade adulta.

2 – Contribui para o aumento da prática de atividade física: Se tem um cão como companheiro diário, percebe certamente do que falamos. Passear o cão, brincar com ele, correr atrás dele obriga-nos a estar em forma. Há estudos que mostram que pessoas que têm cães estão menos propensas a ter obesidade e excesso de peso.

3 – São bons ouvintes e nunca dão maus conselhos: Os cães são uma ótima companhia e não é por acaso que são utilizados como coadjuvantes em muitas terapias e na recuperação de várias doenças.

4 – Pode ajudar a diminuir a solidão: O cão não só nos faz companhia, como nos obriga a passeá-lo. Quantas pessoas não conheceu e quantas novas amizades já não fez durante o tempo em que passeava o seu cão?

5 – Promovem experiências estimulantes e favorecem o humor e a brincadeira: Ter um cão parece melhorar a qualidade de vida de todos os elementos da família.

6 – Ter um cão contribui para a formação e desenvolvimento das crianças: Permite que as crianças vivam, desde cedo, experiências e confrontos com situações naturais como a morte, o nascimento, a doença e o aprender a cuidar dos outros.

7 – São uma fonte de amor incondicional: De forma geral, os cães fazem de tudo para melhorar a disposição dos donos e aliviar qualquer desconforto que estes possam estar a sentir.

Mas, antes de ter um cão, deve ponderar!


visitas ao veterinario

Os motivos para ter um cão não têm fim, no entanto, ao acolher um novo membro da família crescem as responsabilidades. Ter um cão pode ser benéfico para toda a família mas, é importante garantir que dispõe de todas as condições para o receber da melhor forma possível.

Antes de mais, importa avaliar o espaço de que dispõem. A casa é grande ou pequena? Tem espaço exterior ou varanda? Quando o espaço adequado estiver assegurado pondere o fator monetário. Uma pequena parcela do orçamento familiar terá que ser destinada aos cuidados com o novo elemento da família. A alimentação, as visitas ao veterinário e as vacinas devem ser previstas antes de trazer o cão para casa.

Por último, mas não menos importante, deve ponderar o fator tempo. Os motivos para ter um cão são irrefutáveis mas antes de adotar ou comprar um cão deve pensar se os elementos da família têm motivação e disponibilidade de tempo para prestar os devidos cuidados ao animal de estimação. Reflitam acerca de quem se irá encarregar-se das principais tarefas e de como vão proceder nos períodos de férias e ausências de casa.

Em suma…


Se já garantiu todas as condições para receber um ou mais cães em sua casa, não hesite. Os benefícios parecem de facto ser muito superiores aos cuidados a ter. São vários os estudos que mostram as mais-valias de ter um cão como companhia diária, quer ao nível do bem-estar físico, como do bem-estar psicológico e social.

Veja também:

Cofidis