20 Sugestões de restaurantes para fazer o jantar de Natal entre amigos

Se ainda não tem ideias de restaurantes para fazer o jantar de Natal entre amigos, não se preocupe: temos boas sugestões para si.

20 Sugestões de restaurantes para fazer o jantar de Natal entre amigos
Se ainda não sabe onde ir, damos algumas sugestões.

Faltam-lhe ideias de restaurantes para fazer o jantar de Natal entre amigos? Quer experimentar um sítio novo sem ter que gastar uma fortuna? Então, chegou ao sítio correto. Preparamos algumas sugestões, em todos os distritos do país, sem esquecer, a ilha dos Açores e da Madeira, de restaurantes acessíveis e de qualidade. E apresse-se a fazer as suas reservas. Afinal o Natal está mesmo a chegar!

20 restaurantes para fazer o jantar de Natal


Na maioria destas ideias de restaurantes para fazer o jantar de Natal entre amigos encontrará pratos tradicionais portugueses e adequados à época natalícia, com aquelas sobremesas de Natal que tão bem sabem nesta altura. Fique atento às nossas sugestões.

Camelo, Viana do Castelo

Neste restaurante minhoto, a gastronomia faz bem jus à sua localização. Neste espaço, destacam-se as “caralhas”. Calma, que não estamos aqui para insultar ninguém. Trata-se um prato escalfado de miúdos de novilho preparado em vinho tinto de Perre. Se o estômago ainda reclamar por mais comida boa, então, a sugestão seguinte são as bacalhoadas e os rojões, os arroz de sarrabulho, a vitela barrosã e o cabritinho mamão da Serra D´Arga.

  • Morada: Rua de Santa Marta N.119, Estrada Nacional Nº. 202 4900-252 Portuzelo
  • Ver restaurante >>

Bons Tempos, Vila Real

Aberto desde 2009, este grande espaço de restaurante tem uma decoração peculiar e atrativa, com discos de vinil utilizados como marcadores de pratos, a ementa estar escrita a giz em quadros de lousa, a luz que é coada por candeeiros, mobiliário a encerras estórias.
O cenário perfeito para partilhar bons momentos ao mesmo tempo que desfruta de uma deliciosa gastronomia regional com pitadas gourmet. Bons exemplos disso são: broa frita com cogumelos e presunto, pataniscas de presunto, Bacalhau Bons Tempos com broa de milho e Entrecosto de vinha d’alhos com arroz de carqueja.

Geadas, Bragança

O restaurante Geadas é uma referência local e nacional no que à gastronomia tradicional diz respeito.

É um espaço com mais de 30 anos de experiência na arte de bem servir e que, recentemente, teve a carta reformulada no sentido de fazer sobressair o que de melhor a região tem para oferecer.

Quando visitar este restaurante, não perca a Perdiz com toque Geadas, a tradicional carne mirandesa, lombo de javali com castanhas e batatinhas a murro e o cordeiro bragançano.

Dona Júlia, Braga

Dona Júlia é neta de uma das mais afamadas cozinheiras da Póvoa de Lanhoso e guarda nas mãos, na memória e coração os mesmo segredos da sua avó no que à preparação de pratos tradicionais minhotos diz respeito.

Após algumas alterações, nomeadamente de localização, nome e emente, o Dona Júlia está hoje situado num cenário idílico rodeado de natureza, no Monte da Falperra, em Braga.

Trata-se de um novo conceito de restaurante onde a boa gastronomia minhota se conjuga de forma harmoniosa com um design moderno e rústico e onde pode experimentar verdadeiras delícias, como Bacalhau à Dona Júlia, Lombo de Boi no Churrasco, Cabrito Assado no Forno, Papas de Sarrabulho, Arroz de Feijão com Filetes de Pescada ou Polvo Grelhado na Brasa com Batata a Murro e Grelos.

Hotel Tuela, Porto

Localizado na zona da Boavista, um dos mais importantes centros de negócios e comerciais do Porto, o Hotel Tuela pode ser uma excelente alternativa para um jantar de Natal bem no centro da cidade.

Para o Natal, foram preparados vários menus, disponíveis a partir de 19€ por pessoa e que incluem welcome drink, sopa, prato principal, sobremesas e bebidas.

Adega Tia Micas, Aveiro

Regional, caseiro e absolutamente delicioso: tudo isto bem descreve o espaço da Adega Tia Micas, cuja visita se revela como uma verdadeira viagem ao mundo dos sabores, com preços baixos e grande qualidade.

Forno da Mimi, Viseu

Um delicioso regresso ao passado é a proposta feita pelo Forno da Mimi & Rodízio Real, que se apresenta como uma autêntica cozinha antiga baseada no receituário regional.

Para este Natal, os menus de grupo estão disponíveis a partir de 21€, que convidam a desfrutar do ambiente típico e rústico e da degustação de inúmeras iguarias, confecionadas ao vivo nos fornos a lenha ou na tradicional grelha.

Morada: Estrada Nacional nº2 – 3510-512 Viseu

Ver restaurante >>

Belo Horizonte, Guarda

O Restaurante Belo Horizonte localiza-se em pleno centro histórico, numa casa antiga, granítica e aberto ao público há mais de 70 anos, sempre sob gerência familiar.

Este espaço é conhecido por ter uma ementa variada de bacalhaus e outros pratos regionais, como morcelas tostadas da Guarda, chouriçada à regional, cabrito assado à padeiro, bucho caseiro com grelos, javali à raiana, arroz de lebre, feijoada de lebre e coelho à caçador.

Zé Manel dos Ossos, Coimbra

Este espaço abriu como taberna em 1942 e só em 1959 é que se transformou em casa de pasto servindo petingas de escabeche e ossos de porco cozidos e foi daqui que veio o nome, até porque, em rigor, o espaço apenas se chama Zé Manel.

Em equipa que ganha não se mexe e, como tal, a emente não mudou muito desde o início, mas foi sempre sendo acrescentado ao longo dos anos outras especialidades regionais, como é o caso da chanfana à moda da aldeia com batata cozida e das costeletinhas de porco com arroz de feijão.

Cabra Preta, Castelo Branco

Este espaço está principalmente nos pratos mais tradicionais da cozinha beirã, mas não deixa de fora algumas das melhores iguarias da gastronomia portuguesa, de norte a sul do país.

Mas nem só de boa comida se faz este espaço. Aos sabores e aromas fortes junta-se um ambiente quente e acolhedor, que nos faz recuar a um passado de refeições familiares nas aldeias beirãs.

Casinha Velha, Leiria

A entrada do restaurante está camuflada por entre árvores, como se só por si se antevisse a entrada num mundo especial e com aquela sensação de casa.

Neste espaço, a origem caseira é mesmo uma característica dominante, quer na decoração, quer na comida, começando pelo pão, que inclui diferentes tipos, até às compotas e aos enchidos.

O Micas, Santarém

O Micas é um local bastante agradável para poder degustar a sua refeição num ambiente familiar, com uma grande variedade de pratos, confecionados a partir de produtos da melhor qualidade, que irá deixar qualquer um com vontade de regressar.

  • Morada: Rua Dr.António José de Almeida – Lt 9 – R/c Esq – 2005-138 Santarém
  • Ver restaurante >>

Sal & Alho, Portalegre

São mais de 30 anos a deixar os outros felizes e seis num espaço histórico da cidade de Portalegre. O Sal & Alho é mesmo uma fórmula vencedora e uma das grandes referências da gastronomia alentejana, onde não faltam migas, açordas, carnes de porco preto do montado, lombinho de porco recheado com queijo de Nisa, sopa de tomate com ovos escalfados, feijoada de lebre com repolho ou pratos com veado.
Verdadeiras tentações que vão surpreender qualquer um nesta época especial.

Entra, Lisboa

Todos são convidados a entrar e a desfrutar da simpatia e bom ambiente que se respira neste restaurante.

Outra das constantes presentes é a criatividade, visível nos pratos e na abordagem dos mesmos, sempre com a ideia de que cada pessoa que ali “Entra” se deve sentir em casa.

Casa Santiago, Setúbal

Se já foi a Setúbal ou conhece a cidade e lhe falarmos em “Rei do Choco Frito” saberá certamente do que falamos. Se não conhecer, saiba que está a perder um dos melhores restaurantes do país para experimentar este prato tradicional de Setúbal.

Tenha apenas alguma paciência, pois as filas de espera são grandes, mas o serviço é bastante rápido e ágil.

O Templo, Évora

Bom, barato e com qualidade não é impossível. É o cenário que encontra no restaurante “O Templo” e que resultou do sonho do senhor Vasco, que deixou o emprego estável que tinha para se dedicar à restauração.

O objetivo foi criar um espaço familiar, com boa comida alentejana e preços simpáticos.

Dom Dinis, Beja

O restaurante Dom Dinis apresenta uma carta de carnes selecionadas e de grande qualidade de porco preto, novilho e borrego, que compõem verdadeiros pratos regionais alentejanos, regados com bons vinhos alentejanos.

O Murta, Faro

Este é um espaço acolhedor onde pode saborear pratos da cozinha algarvia, com muitos grelhados no carvão e verdadeiras delícias da cozinha tradicional portuguesa.

Mas se estamos no Algarve claro que não podia faltar muito e bom peixe sempre fresco.

Taberna Madeira, Funchal

Num ambiente acolhedor e intimista, o restaurante Taberna Madeira proporciona experiências gastronómicas únicas e memoráveis, bem no centro histórico da cidade do Funchal.

Quer a sua preferência seja por carne quer por peixe, aqui certamente encontrará o repaste perfeito para um jantar de Natal entre amigos que permite a criação de momentos e memórias especiais.

Beira Mar, Angra do Heroísmo – Terceira

Em São Mateus, o restaurante Beira Mar é um dos clássicos obrigatórios para quem procura comer o melhor peixe e marisco da ilha Terceira.

Apesar de na altura no inverno não poder tirar o máximo de proveito da convidativa esplanada debruçada para o porto de pesca, todo o espaço é bastante acolhedor e com uma frescura de oferta diária que fazem com que qualquer refeição se torne num momento especial.

 

Veja também: