Conheça as frutas e vegetais que mais causam gases e previna-se!

As frutas e vegetais que causam gases são dos mais comuns que temos na nossa dieta. Igualmente nutritivos, mas por vezes provocam um efeito indesejado.

Conheça as frutas e vegetais que mais causam gases e previna-se!
Sim, as frutas e os vegetais também causam gases.

Hoje vamos conhecer as frutas e vegetais que causam gases. As frutas e os vegetais são dos alimentos mais saudáveis que podemos comer e são fundamentais na dieta, fornecendo benefícios nutricionais, nomeadamente antioxidantes, minerais, vitaminas e outros nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento do nosso organismo.

Mas infelizmente, certas frutas e vegetais também podem ser uma causa desconhecida da formação de gases, inchaço abdominal e cólicas intestinais para muitas pessoas.

Se, por vezes, tem problemas digestivos e pergunta-se qual será o motivo de ter tantos gases, o problema pode estar nas frutas e legumes que consome.

Frutas e vegetais que causam gases sem saber: Frutas


1. Banana

frutas e vegetais que causam mais gases

Ainda que o nível de maturação de uma banana possa influenciar fortemente se causa problemas digestivos ou não, as bananas são das frutas que mais gases causam.

As bananas verdes possuem amido resistente que não é digerido de forma adequada pelo corpo e por isso tem que ser quebrado por bactérias no trato intestinal. Este amido resistente digestivo em bananas é muitas vezes referido como um prebiótico, na medida em que pode alimentar bactérias benéficas no intestino. Mas também pode alimentar bactérias más no cólon, que normalmente causam a flatulência.

Na maioria dos casos, quem tem problemas digestivos, como gases e inchaço com bananas, precisa de as deixar amadurecer ainda mais.

2. Maçã

maca vermelha

Comer maçãs pode causar problemas digestivos, como dores no estômago, inchaço, gases e até diarreia, mas por razões diferentes das bananas.

A principal razão pela qual as maçãs causam gases é porque estão cheias de sorbitol, uma cadeia complexa de açúcares que não podem ser decompostos adequadamente no intestino delgado. Em vez disso, passam não digeridos para o intestino grosso.

Mesmo em níveis baixos, o sorbitol tem que ser decomposto pela fermentação bacteriana. Quando se produz gás suficiente nesta decomposição, o resultado é geralmente inchaço e muita flatulência.

3. Cerejas

taca com cerejas

As cerejas são uma delícia para comer, mas pode ser necessário limitar a sua ingestão a apenas um punhado para evitar o inchaço, constante formação de gás e outros problemas digestivos.

As cerejas contêm uma combinação de fibra indigesta, álcoois de açúcar como as maçãs e níveis significativos de frutose, que sob as condições certas podem ser mal absorvidos.

O melhor é aproveitar as cerejas com moderação, em vez de comer muitas ao mesmo tempo, o que pode levar à dificuldade de digeri-las e à flatulência excessiva mais tarde.

4. Uvas

uvas pretas

As uvas são outra fruta saudável que pode causar gases e distúrbios intestinais se se comer muita quantidade. São ricas em frutose, um açúcar simples que em níveis altos o suficiente, podem ser mal absorvidos.

Se suspeitar que as uvas em particular podem estar a causar gases, inchaço ou cólicas estomacais, então duas outras substâncias que elas contêm também podem ser as culpadas.

O primeiro é salicilatos, substâncias químicas naturalmente presentes na pele das frutas que ajudam a protegê-las contra doenças e insetos. No entanto podem ser responsáveis por problemas gastrointestinais.

Outra substância que pode causar problemas digestivos, náuseas e cãibras que são encontrados nas uvas são os taninos. Estes polifenóis são geralmente considerados saudáveis, mas se for sensível ao chá verde e ao vinho (outras fontes importantes), então pode ser melhor limitar o consumo de uvas para evitar problemas semelhantes.

5. Manga

manga

A manga é rica em fibras e particularmente frutose, o que pode causar problemas com gases e inchaço da barriga.

Tal como as bananas, as mangas também contêm uma boa quantidade de amido resistente digestivo antes de estarem completamente maduras.

Se já lhe aconteceu ficar com muitos gases depois de comer uma manga, provavelmente foi porque a manga que escolheu não estava suficientemente madura. Certifique-se que a manga está bem macia antes de a abrir para a comer e limite-se a apenas uma peça.

Frutas e vegetais que causam gases sem saber: Vegetais


1. Brócolos

brocolos

Os brócolos são extremamente saudáveis e estão associados a diversos benefícios para a saúde. Mas os brócolos fazem parte do grupo de vegetais crucíferos, sendo ricos em compostos de enxofre e também possuem rafinose, um açúcar complexo que o organismo tem alguma dificuldade a digerir, e por isso ocorre a formação de gases no intestino delgado.

Uma dieta rica em enxofre pode levar à flatulência com uma maior percentagem de sulfeto de hidrogénio. O sulfeto de hidrogénio é tão potente que mesmo uma quantidade muito pequena pode resultar em flatulência com um cheiro bastante desagradável.

Comer devagar e mastigar os brócolos completamente pode ajudar a quebrá-los antes de atingirem o intestino delgado, onde residem as bactérias produtoras de gás.

2. Repolho

repolho

O repolho é outro alimento com alto teor de enxofre, como os brócolos, que pode causar gases com mau cheiro, principalmente quando ingeridos em grandes quantidades.

Apesar de ser um vegetal muito nutritivo, o repolho é ainda mais saudável quando fermentado como chucrute. Nesta forma, o repolho é pré-digerido por bactérias benéficas e há muito menos hipóteses de ocorrerem problemas de gases.

3. Couve-flor

Couve-flor

Também é um vegetal crucífero com compostos de enxofre e oligossacarídeos como a rafinose.

Muitas vezes, é possível desenvolver uma espécie de tolerância digestiva de vegetais crucíferos, ​​começando com uma pequena quantidade e lentamente ir aumentando a quantidade que se come.

O chá de hortelã-pimenta pode reduzir bastante o gás intestinal e também refresca o hálito e até mesmo o odor do corpo depois de comer vegetais crucíferos como a couve-flor.

4. Couves de Bruxelas

Couves de Bruxelas

Intimamente relacionadas com o repolho, as couves de Bruxelas são também das principais causadoras de gases.

Tal como os alimentos descritos anteriormente, pequenas quantidades de couve-de-bruxelas podem ser benéficas para evitar a presença de gases e barriga inchada.

Tente começar com apenas alguns destes vegetais misturados com outros, como cenoura, tomate, curgete, pimentão e folhas verdes, como espinafres, salsa e acelga.

5. Cebolas

cebola picada

Outro vegetal que pode causar gases e problemas digestivos são as cebolas. Eles contêm altos níveis de frutanos, como inulina e frutooligossacarídeos.

Embora considerado um prebiótico, os frutanos na cebola podem causar problemas gastrointestinais, incluindo inchaço, gases excessivos e até mesmo diarreia.

Não deixe de comer frutas e vegetais!


Com este artigo não se pretende que deixe de comer frutas e vegetais que causam possam causar gases, mas sim dar a conhecer quais são e o porquê de terem esse efeito.

Mesmo que os alimentos aqui referidos sejam, por vezes, os maus da fita no que diz respeito à flatulência e inchaço na barriga, são também alimentos muito nutritivos que oferecem uma vasta gama de nutrientes fundamentais, como vitaminas, minerais e antioxidantes que exercem funções benéficas no organismo.

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