Chausie: tudo o que precisa de saber sobre estar raça

Raro e disponível a um preço muito elevado, o Chausie pertence ao grupo das raças híbridas, combinando a natureza encantadora de um gato doméstico com a beleza e a elegância de um felino selvagem. Menos disponível para carícias que a maior parte dos seus congéneres, sente-se feliz num espaço amplo e à prova de brincadeiras.

Chausie: tudo o que precisa de saber sobre estar raça
A melhor maneira de cuidar do Chausie é mantê-lo ocupado.

O Chausie é uma raça que se desenvolveu a partir do cruzamento entre um gato doméstico de pelo curto e um Gato-da-selva, cuja designação científica é Felis chaus, daí o seu nome.

Embora tenha sido domesticado e seja muito apegado às pessoas, este gato tem sangue selvagem e quanto mais próxima a linhagem estiver do seu ancestral, mais isso interfere no seu modo de agir. Não é, portanto, uma raça para donos de primeira viagem, e mesmo os mais experientes devem informar-se acerca da lei do seu país, pois, em alguns casos, as primeiras gerações de animais híbridos não podem ser criadas em casa.

Características gerais do Chausie


Grupo: Gatos de pelo curto

País de Origem: Egito

Porte: médio/grande

Peso ideal: de 6,5kg a 9kg

Cor: castanho malhado, cinzento malhado, preto sólido

Esperança Média de Vida: de 12 a 15 anos

Preço médio: de 6500€ a 8900€

 

Características específicas do Chausie


Ativos e enérgicos, precisam de uma interação frequente com os donos, sobretudo na hora das brincadeiras, podendo tornar-se destrutivos se forem esquecidos ou ficarem entediados. A raça dá-se melhor em espaços mais amplos, onde possa correr, saltar e brincar livremente.

A sua relação com as crianças deve ser bem controlada, já que a falta de cuidado dos mais pequenos pode irritá-lo. O Chausie consegue conviver com outros animais, mas o processo de aproximação deve ser gradual e igualmente com supervisão.

Devem ser treinados para a vida doméstica, pois, apesar do seu temperamento equilibrado, possuem algumas características selvagens, incluindo hábitos noturnos, instintos de caçador e a capacidade para saltar de grandes alturas.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Chausie


Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 12 anos

Idoso

12 – 15 anos

 

Físico do Chausie


chausie

Com a sua aparência selvagem, o Chausie é um gato grande, alto e forte, mas não volumoso, apresentando um corpo atlético composto por um peito largo e profundo e por pernas longas com músculos bem desenvolvidos.

No topo da cabeça, que tem forma de cunha, assentam orelhas grandes e retas, preferencialmente com tufos de pelo. Os olhos são ovalados e a sua cor varia de verde para castanho, embora se valorizem os tons amarelos e dourados.

A cauda é ligeiramente curta para o comprimento do Chausie, característica que pode advir do seu ancestral selvagem, mas o tamanho pode variar de exemplar para exemplar.

Temperamento do Chausie


O Chausie é um gato destemido e autoconfiante, mas não agressivo ou anti-social. Apesar da sua origem selvagem, são carinhosos e criam fortes laços com a sua família humana, adaptando-se muito bem a casas com bastante movimento.

Trata-se também de uma raça inteligente, que pode ser facilmente ensinada a andar de trela e a aprender truques básicos. No entanto, a sua natureza curiosa leva a que possa meter-se em confusões, pelo que não deve ser deixado livremente na rua, a não ser que viva num espaço com um jardim cercado.

Problemas de Saúde do Chausie


Estômago e intestinos

  • Síndrome do intestino curto.
  • Inflamação intestinal.
  • Alergias e dificuldade em digerir alimentos derivados de plantas, como legumes e cereais.

 

Cuidados a ter com o Chausie


Alimentação

  • É importante oferecer ao Chausie uma alimentação consistente e equilibrada, pois trata-se de uma raça que gasta muita energia. A sua dieta deve ser à base de carne e/ou de rações sem glúten, já que o seu sistema digestivo não processa bem grãos e vegetais.

Pelo

  • Deve ser escovado uma vez por semana, para retirar os pelos mortos.

 

Origem do Chausie


É uma raça que resulta do cruzamento entre um gato doméstico de pelo curto com um Gato-da-selva, espécie encontrada nas regiões do Sul da Ásia, vale do rio Nilo e Mar Cáspio. Este animal foi domesticado no Antigo Egito devido ao seu temperamento dócil e às habilidades de caçador, sendo depois mumificado junto dos seus donos para que, segundo a crença, os acompanhassem na vida além da morte.

O acasalamento desta espécie com felinos domésticos tem sido relatado ao longo dos séculos em várias partes do mundo, mas ficou mais conhecido nos anos 60 do século XX e o programa de criação da raça propriamente dito teve início apenas nos anos 90.

Em 1995, o Chausie foi registado pela TICA (Associação Internacional de Gatos), que também a reconheceu como “Nova Raça Preliminar” em 2003, concedendo-lhe o estatuto para campeonatos internacionais dez anos depois. Outras associações, como a FIFE (Federação Internacional Felina) e a CFA (Cat Fanciers’ Association) ainda não a reconhecem.

Curiosidades sobre o Chausie


Por ser uma raça híbrida, os gatos machos Chausie costumam ser inférteis até à quarta ou quinta geração após o cruzamento com o Gato-da-selva.

O nome da raça pronuncia-se “Chow-see”.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo