Chás para os Rins: conheça as melhores opções

Os chás para os rins podem ser importantes aliados para a manutenção do bom funcionamento destes órgãos e purificação do organismo. Conheça as melhores opções no nosso artigo!

Chás para os Rins: conheça as melhores opções
Não descure a saúde de órgãos tão importantes como os rins.

Os rins são órgãos essenciais para promover o bom funcionamento do organismo e eliminar as toxinas que lhe possam ser prejudiciais.

Neste sentido, devem ser bem cuidados, sendo uma das melhores formas para promover o seu bom funcionamento a toma de chás para os rins.

Importância dos Rins para a saúde


Como referido anteriormente, os rins desempenham um papel essencial na manutenção da homeostasia / equilíbrio de todo o corpo e, por esse motivo,

São órgãos em forma de feijão que se localizam atrás das últimas costelas do nosso corpo e medem cerca de 12 centímetros cada.

As suas principais funções são:

  • Eliminar as toxinas provenientes do metabolismo interno (ureia, creatinina, ácido úrico…);
  • Contribuir para o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, através da eliminação do excesso de água, eletrólitos e sais, e evitar o aparecimento de inchaços, retenção de líquidos e hipertensão;
  • Segregar eritropoetina, vitamina D e renina. A eritropoetina estimula a produção de glóbulos vermelhos e a sua falta pode levar a situações de anemia de difícil tratamento. A vitamina D controla a absorção de cálcio pelo intestino. A renina está associada ao controlo do volume de líquidos e pressão arterial do organismo.

De todas estas funções resulta a produção de urina, um líquido formado pela água, sais minerais e outros produtos (sódio, cálcio, fósforo, ureia e ácido úrico, entre outros) que o organismo não necessita e que, por isso, não devem ficar acumulados no sangue.

Durante um dia passam pelos rins cerca de 1200 a 2000 litros de sangue e forma-se cerca de 1,2 a 1,5 litros de urina.

OS MELHORES CHÁS PARA OS RINS


Os rins são órgãos muito complexos e sensíveis a mudanças na estrutura química do sangue. Como tal, aquilo que come altera significativamente a condição e integridade destes órgãos.

Neste sentido, alimentos ricos em açúcar e gordura, assim como carnes vermelhas e produtos de charcutaria processados estão no topo da lista de alimentos a evitar.

O excesso ou défice excessivo de sal em particular podem também criar problemas nestes órgãos, visto que um bom equilíbrio de sódio é crucial para um bom funcionamento renal.

Neste contexto, existem alguns chás para os rins que podem ajudar a eliminar as toxinas produzidas pelo organismo e estimular a função renal.

1. CHÁ DE DENTE-DE-LEÃO

cha dente de leao e chas para os rins

O chá de Dente-de-leão em raíz é um dos chás mais versáteis, sendo um excelente desintoxicante para o fígado e os rins. Com propriedades diuréticas, o chá de dente ajuda na eliminação de toxinas, restaura e estimula a função renal.

Preparação: Para preparar este chá coloque 2 colheres de sopa num 1L de agua fervida e deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos conforme o seu gosto. Aconselha-se a toma de 3 chávenas por dia antes das refeições principais.

Em pessoas que sofrem de hérnia de hiato, esofagite e hipertensão, este chá está contra-indicado.

2. Chá de Borututu

cha de borututu e chas para os rins

O borututu é uma raiz rica em quinonas, catequinas, polióis e bioflavonoides, sendo, por isso, altamente desintoxicante e purificadora.

Devido à sua riqueza em substâncias com atividade fisiológica, atua em grande parte do organismo, incluindo em todo o aparelho urinário. Neste contexto, melhora a fluidez do sangue, promove uma melhor filtração renal e normaliza a tensão arterial.

Preparação: Para sua preparação utilize 1 colher de sopa desta raiz para 1 litro de água. Coloque a casca na água ainda fria e deixe levantar fervura. De seguida, desligue o fogão e deixe em infusão cerca e 3 minutos, tapado.

Recomenda-se a toma de 2 chávenas antes de cada refeição e ao deitar.

3. Chá de Abacateiro

cha de abacateiro e chas para os rins

O chá de Abacateiro tem excelentes propriedades diuréticas, sendo muito usado no combate / tratamento de infeções, pedras ou cálculos renais.

Além disso, ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, minimizando a probabilidade de desenvolver gota.

Preparação: Para preparar este chá basta juntar 2 colheres de sopa a 1 litro de água, levar ao lume e deixar ferver por 5 minutos. Pode ser bebido frio ou quente, sendo aconselhado beber 2 a 3 chávenas por dia.

Apesar de ser uma das melhores opções em termos de chás para os rins, está contraindicado em pessoas que estejam a fazer tratamentos com anticoagulantes.

4. Chá Quebra–Pedra ou Pimpinela Branca

Cha Quebra Pedra ou Pimpinela Branca

A planta que dá origem a este chá é muito utilizada em problemas da bexiga e cálculos renais (pedras nos rins) pela sua ação purificante, que ajuda na eliminação das pedras renais.

Além disso, o chá quebra-pedra promove também o processo depurativo a nível hepático e produção de bílis.

Esta planta é maioritariamente utilizada em infusões.

Preparação: Existem saquetas já pré-preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa ervanária ou até mesmo num hipermercado.

5. CHÁ DE CAVALINHA

cha de cavalinha e chas para os rins

O Chá de cavalinha é um excelente aliado para minimizar pequenos distúrbios renais. Adicionalmente, ajuda no combate a infeções por bactérias e pedras nos rins.

Pode beber até três chávenas por dia deste chá.

6. Chá Barbas de Milho

cha barbas de milho e chas para os rins

O chá de Barbas de Milho é muito usado como diurético, no tratamento de infeções urinárias, casos de cistite ou dores ao urinar, pedras nos rins, entre outros.

Apresenta ainda propriedades antioxidantes, auxiliando a prevenir doenças resultantes do stress oxidativo (aterosclerose, inflamações, envelhecimento e até mesmo cancro).

Preparação: Para preparar este chá, deve colocar 1 litro de água a ferver por cima de 4 colheres de sopa de chá de barbas de milho. Deixar repousar 5 a 10 minutos. Coar e beber 4 a 5 chávenas por dia.

7. CHÁ DE SALSA

cha de salsa e chas para os rins

A salsa é um poderoso aliado no que respeita à desintoxicação dos rins, visto que atua como diurético e como digestivo, ajudando os rins na função de drenar líquidos.

No entanto, e apesar de ser um dos melhores chás para os rins, deve ser evitado durante a gravidez e amamentação (pois pode reduzir a produção de leite).

Preparação: Para preparar este chá basta colocar um ramo de salsa picada em meio litro de água, deixar ferver durante 10 minutos e coar.

8. CHÁ DE LIMÃO

cha de limao

São inúmeras as vantagens do chá de limão. Este alimento ajuda na desintoxicação dos rins, tendo ainda propriedades antioxidantes.

O limão pode ser consumido num chá com infusão pela casca ou pelo seu próprio sumo.

Nota Final


No entanto, e apesar de os chás para os rins poderem ajudar, o principal segredo passa pela adoção de um estilo de vida saudável e ativo, nomeadamente a adoção de uma alimentação equilibrada e pela prática regular de exercício físico.

Em caso de dúvida de patologia renal, deve consultar um médico devidamente credenciado para o efeito.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.