Conheça as raças de cães mais inteligentes existentes

“Só lhe falta falar”: quantas vezes não ouvimos os orgulhos donos dos animais a falar assim? Descubra, então, quais são as raças de cães mais inteligentes.

Conheça as raças de cães mais inteligentes existentes
Revelamos as 12 raças mais inteligentes.

Obedecem a ordens, podem ser treinados e percebem-nos como nem sempre os humanos nos percebem. É certo que há raças de cães mais inteligentes do que outras, mas praticamente todas podem aprender a executar pequenos comandos, a domar os seus instintos e a potenciar as suas habilidades naturais.

Mas a inteligência só por si não faz um bom animal de estimação. Os cães mais inteligentes precisam mesmo que tempo e dedicação para que os donos percebam bem os seus traços e características de raças, de modo a lidar com o animal da melhor maneira possível.

As 12 raças de cães mais inteligentes


A inteligência dos cães pode manifestar-se de diversas maneiras, que se relacionam com as suas características primordiais. E embora o melhor de qualquer raça possa ser potenciado por donos dispostos a dedicar tempo e esforço, há realidades fixas quando se trata das qualidades inerentes ao animal.

Se for uma raça criada para caçar, pastorear ou recuperar, é mais provável que o cão seja rápido, ávido para trabalhar, para se mover e para agradar ao dono. Nesses casos, o animal vai aprender mais rápido.

Se for uma raça de cão de guarda de gado ou um cão de cheiro, pode parecer distraído mentalmente e muito forte fisicamente. Nesses casos, os especialistas defendem que qualquer cão pode aprender indicações básico, podendo apenas levar mais tempo para aprender.

O truque é compreender o seu animal, perceber como ele funciona, de que forma reage melhor e como se sente mais motivado. Descubra, então, quais são as raças de cães mais inteligentes.

1. American Leopard Hound

Caes mais inteligentes e American Leopard Hound

A inteligência é um dos melhores atributos desta que é igualmente carinhosa para com a família e extremamente protetora das crianças.
Além disso, esta raça possui habilidades de rastreamento extremamente fortes, muitas vezes capazes de perseguir presas durante imensos quilómetros.

2. Appenzeller Sennenhund

Appenzeller Sennenhund

O Appenzeller Sennenhund é um cão de tamanho médio, bem musculado e ágil, o que o torna num bom cão de vigia e guarda. Devido à sua versatilidade, esta raça destaca-se pela agilidade e obediência e capacidades de pastoreio e busca e resgate.

3. Bloodhound

Bloodhound

Está é a melhor raça de todas no que diz respeito a um determinado aspeto: é perfeita para encontrar pessoas, quer estejam perdidas ou escondidas. Fora de serviços, a raça Bloodhound é uma das mais dóceis, mas totalmente implacáveis e teimosos com o olfato.

> Conheça melhor esta raça aqui.

4. Border Collie

Border Collie

Esta raça é a mais indicada para o pastoreio de ovelhas e é muito valorizada pela sua inteligência, instinto extraordinário e capacidade de trabalho, quase se podendo considerar que estes cães são verdadeiros viciados em trabalho e com uma enorme energia.

Por isso mesmo poderá não ser a raça mais indica para quem não tem tempo nem disponibilidade emocional para estas necessidades.

> Conheça melhor esta raça aqui.

5. Doberman

dobermann

Conhecido pela resistência e velocidade, esta foi uma raça criada para ser guardiã e usada, assim, como polícia e cão de guerra. Possui um físico elegante e poderoso e uma inteligência afiada, que o tornam num cão destemido e vigilante.

> Conheça melhor esta raça aqui.

6. Golden Retriever

Golden Retriever

Inteligente e ansioso por agradar, por retribuir – daí a origem do seu nome. Os Golden foram criados para serem verdadeiros companheiros de caça, cães guia e para prestar assistência em operações de busca e resgate.

> Conheça melhor esta raça aqui.

7. Labrador Retriever

labrador retriever

Esta raça é perfeita para famílias, pois o Labradores são cães desportivos, calmos e muito inteligentes e ambiciosos, que se adaptam com facilidade a diferentes ambientes e personalidades.

> Conheça melhor esta raça aqui.

8. Papillon

Papillon

O rápido e curioso Papillon é uma raça feliz e que está sempre em alerta, não sendo, todavia, tímida ou agressiva. Apesar desta aparência algo frácil, o Papillon é descrito como extremamente perspicaz e inteligente e nada lhes passará ao lado.

> Conheça melhor esta raça aqui.

9. Pastor Alemão

pastor alemao

A principal raça utilizada pela polícia, utilizada facilmente como guarda e cão militar no mundo inteiro, mas são também verdadeiramente amorosos e que se adaptam a um ambiente familiar.

O Pastor Alemão é um cão grande, ágil e musculoso, de caráter nobre, elevada inteligência, leal, confiante, corajoso e estável e adorado por todos.

> Conheça melhor esta raça aqui.

10. Poodle

Poodle

Extremamente inteligente e ativo, esta raça foi criada inicialmente para recuperar coisas da água, tando que a variedade em miniatura foi, em tempos, usada, para a caça de trufas.

11. Rottweiler

rottweiler

O Rottweiler é uma raça robusta, muito utilizada no mundo do trabalho, pela sua capacidade de força, mas ao mesmo tempo um dócil companheiro de brincadeiras e extremamente protetor dentro do círculo familiar.

É uma raça que está feliz a trabalhar, nomeadamente como cão polícia, pastor, cão de serviço ou cão de terapia.

> Conheça melhor esta raça aqui.

12. Shetland Sheepdog

Shetland Sheepdog

Esta raça de trabalho de pelo duro e denso é extremamente inteligente, sendo um pastor extremamente inteligente, rápido e obediente e presença frequente na Escócia. Se lhe falarmos na cadela Lassie, perceberá facilmente o que estamos a dizer.

Veja também: