Publicidade:

Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água

Os Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água representam o grupo 8 da Federação Cinológica Internacional (FCI). Conheça melhor as raças.

Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
Conheça as raças do grupo 8, segundo a classificação FCI.

Os Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água foram criados para ir buscar a caça abatida, tanto em terra como na água. Este grupo é constituído por 22 raças e está dividido em 3 secções.

Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água – Grupos FCI


A cinofilia é definida como o gosto, amor por cães, e dedica-se ao estudo e agrupamento das diversas raças de cães de acordo com a sua história, caraterísticas físicas ou função. A FCI (Federação Cinológica Internacional) é uma federação de carácter cinófilo e a atual responsável pela formação destes grupos consoante as suas caraterísticas.

Os cães estão agrupados em 10 diferentes grupos, segundo a classificação da FCI.

O grupo 8 inclui as raças de cães que auxiliavam o seu tutor na caça e pesca. O que os distingue dos outros grupos de cães de caça é o facto de estes cães fazerem a recolha da caça ou pesca e entregarem ao seu tutor.

Raças de Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água


Secção 1 – Cães cobradores de caça

Caes Levantadores e Cobradores de Caca e Caes de Agua labrador

Secção 2- Cães Levantadores de caça

Caes Levantadores e Cobradores de Caca e Caes de Agua cocker spaniel

Secção 3 – Cães de Água

Caes levantadores e cobradores de caca e caes de agua American water spanielc

  • American Water Spaniel
  • Barbet
  • Cão de Água
  • Cão de Água Espanhol
  • Irish Water Spaniel
  • Lagotto Romagnolo

 

Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água – Caraterísticas


Caes levantadores e cobradores de caca e caes de agua Cao de Agua

São cães bastante inteligentes por isso, apesar de serem cães de caça, hoje em dia são utilizados em variadas tarefas, como por exemplo cães-guia, farejadores e cães de companhia.

Função

A palavra retriever deriva da palavra inglesa “retrieve” que significa recuperar, buscar, trazer de volta. Os cães do tipo retriever ou conhecidos também por cães cobradores de caça, são responsáveis por recolher a ave abatida pelo atirador e entregá-la sem lhe causar qualquer dano.

Os levantadores de caça, por norma, cabe-lhes a tarefa de espantar a caça para que possa ser avistada à distância pelo caçador. Também fazem a sua recuperação depois do abate e entregam-na ao caçador.

Os cães de água, são também excelentes caçadores, mas têm a peculiaridade de serem também excelentes nadadores. Esta caraterística permitiu que durante muitos anos acompanhassem o Homem na pesca.

Atualmente estes cães, devido à sua fácil aprendizagem e paciência, são os cães ideais para auxiliar pessoas com deficiências, fazendo de cão-guia para invisuais ou pessoas com outro tipo de incapacidade.

Tipos

O grupo 8 que engloba os Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água está dividada em 3 secções consoante as diversas aptidões das raças:

  • Secção 1 – cães cobradores de caça: em que se enquadram os retrievers;
  • Secção 2 – cães levantadores de caça: estes cães possuem todos tamanho médio ou pequeno,
  • Secção 3 – cães de água.

Temperamento

São cães muito inteligentes, dóceis, pacientes e obedientes. Os cães levantadores e cobradores de caça e cães de água são muito sociáveis com pessoas e outros animais. Como são bastante brincalhões são cães excelentes para ter contacto com crianças.

Exercício e Entretenimento

Os cães levantadores e cobradores de caça e cães de água são muito enérgicos e muito dependentes do seu tutor. Desta forma, principalmente na idade de cachorro, podem causar muita destruição, especialmente quando ficam sozinhos. Facto que se compreende pelo seu passado, uma vez que este tipo de cães acompanhavam os seus tutores para o trabalho, seja para caçar ou pescar, no entanto estavam sempre na companhia do seu tutor.

São cães que adoram correr e nadar, portanto, se tem uma raça pertencente aos cães levantadores e cobradores de caça e cães de água, de forma a ajuda-lo a desgastar a energia acumulada, e evitar que destrua a casa, pode e deve levá-lo a explorar novos locais onde possa correr livremente e até nadar.

Treino

Os cães levantadores e cobradores de caça e cães de água são muito inteligentes e obedientes. Estas caraterísticas fazem deste grupo de cães muito fáceis de treinar.

Como são cães que provocam muita destruição quando estão sozinhos, deve desde a idade de cachorros habituá-los a ficarem sozinhos, evitando que venham a sofrer de ansiedade por separação.

Conclusão…


Os cães levantadores e cobradores de caça e cães de água são cães dóceis, inteligentes, sociáveis e obedientes e muito ligados ao seu tutor.

Estes cães são muito energéticos, adoram correr ao ar livre e nadar, portanto se tem um cão cuja raça é pertencente a este grupo, e é utilizado exclusivamente como cão de companhia, deve ter algum tempo para lhe dedicar, fazendo passeios com ele e levando-o a locais onde este possa desgastar a sua energia, evitando assim que arranje o seu próprio entretenimento em casa.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].