Os benefícios de incluir mais fibra na dieta: ganhe saúde!

A fibra é bastante importante para o nosso organismo e, por isso, é bastante importante perceber quais os benefícios de incluir mais fibra na dieta. Veja.

Os benefícios de incluir mais fibra na dieta: ganhe saúde!
Inclua a fibra na sua alimentação diária.

fibra é muito importante para o nosso organismo e é por isso que deve saber quais são os benefícios de incluir mais fibra na dieta.

Muito se fala sobre os benefícios das fibras para o bom funcionamento do organismo, mas nem todas as vantagens são conhecidas ou, tão pouco, as fontes de fibras.

As fibras são bem conhecidas pelos benefícios para o funcionamento intestinal, no entanto, os seus benefícios vão muito além disso. Aliás, as fibras podem mesmo ajudar a prevenir doenças tais como, a obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares.

5 Benefícios de incluir mais fibra na dieta


A maioria das pessoas não consome a quantidade de fibra suficiente. No entanto, aumentar a ingestão de fibras não é algo difícil de fazer e as vantagens para a saúde são mais do que muitas, ora veja:

1. Perda de peso

beneficios de incluir mais fibra na dieta e perda de peso

Mesmo que aumentar a ingestão de fibras seja a única mudança alimentar que faça, já é uma importante ajuda no que diz respeito à perda de peso.

Os alimentos ricos em fibras não só saciam mais rapidamente e mantêm-nos satisfeitos por mais tempo, mas também impedem que o seu corpo absorva algumas das calorias dos alimentos ingeridos. A fibra liga-se a moléculas de gordura e açúcar enquanto estas percorrem o trato digestivo.

 2. Redução dos picos de açúcar no sangue após refeições

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Além de ajudar a perder peso, um dos benefícios de incluir mais fibra na dieta está relacionada com a redução dos picos de açúcar no sangue após refeição com alto teor de hidratos de carbono.

Os alimentos ricos em fibras tendem a ter um índice glicémico mais baixo do que as fontes de hidratos de carbono refinados, que viram removidas a maior parte das suas fibras.

As pessoas que consomem mais fibras – mais de 26 gramas por dia – têm menos probabilidades de desenvolver doenças como diabetes, quando comparadas àquelas que consumiam menos de 19 gramas diariamente.

A fibra ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de ajudar a manter um peso saudável. ​​

3. Redução do colesterol no sangue

valores colesterol

A fibra solúvel também pode reduzir os níveis de colesterol. As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas e vegetais, e formam uma mistura de consistência viscosa no estômago que proporciona uma sensação de saciedade por fazer com que o alimento fique mais tempo no estômago, além de corrigir a prisão de ventre.

Alguns estudos encontraram reduções impressionantes no colesterol com o aumento da ingestão de fibras, sem grandes alterações na restante dinâmica alimentar. O colesterol total diminuiu até 10%.

Não se sabe se isso tem algum efeito significativo a longo prazo, embora muitos estudos observacionais mostrem que pessoas que consomem mais fibras têm menor risco de doença cardíaca.

4. Melhoria dos sintomas da prisão de ventre

prisao de ventre

Um dos principais benefícios de incluir mais fibra na dieta é a redução da obstipação. A fibra ajuda a absorver a água, aumentar o volume das fezes e acelerar o seu movimento através do intestino.

Alguns estudos mostram que o aumento da fibra pode melhorar os sintomas da obstipação, mas outros estudos mostram que a remoção da fibra melhora a obstipação. Os efeitos, no entanto, dependem do tipo de fibra.

De uma forma geral, a fibra que aumenta o teor de água das fezes tem um efeito laxante, enquanto a fibra que aumenta a massa seca das fezes sem aumentar seu teor de água pode ter um efeito de prisão de ventre.

As fibras solúveis que formam um gel no trato digestivo e não são fermentadas por bactérias intestinais são frequentemente eficazes.

5. Redução do risco de cancro colorretal

cancro colorretal

O cancro colorretal é a terceira principal causa de mortes por cancro no mundo. Mas existe uma base científica que associa uma alta ingestão de alimentos ricos em fibras com um risco reduzido de cancro no cólon.

Apesar dos alimentos ricos em fibras possuírem outros nutrientes e antioxidantes que podem afetar o risco de cancro, as fibras podem ajudar a manter a parede do cólon saudável.

Lista de alimentos ricos em fibra


sementes de linhaca castanha

Os benefícios de incluir mais fibra na dieta não surtem efeito se não se conhecerem alguns alimentos ricos neste nutriente. Tome nota:

> Saiba mais sobre os alimentos ricos em fibra.

Em suma…


A fibra traz vários benefícios para a saúde e por isso deve sempre considerar ingerir alimentos ricos neste nutriente.

Mesmo que seja para ajudar a perder peso, também vai beneficiar da regulação do trânsito intestinal, caso sofra desse problema também.

Além disso, fibras solúveis podem reduzir o apetite, diminuir os níveis de colesterol e diminuir o aumento de açúcar no sangue após refeições com alto teor de hidratos de carbono.

Certifique-se de obter uma variedade de fibras através de frutas, legumes e grãos inteiros para conseguir todas estas vantagens.

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