Publicidade:

7 alimentos que têm muito mais açúcar do que julga

Alimentos que têm muito açúcar: será que reconhece todos? Na verdade, alguns parecem muito saudáveis, mas não são. Saiba quais.

 
7 alimentos que têm muito mais açúcar do que julga
Alguns alimentos são uma verdadeira surpresa

Que as bolachas com chocolate, os doces e chocolates são alimentos que têm muito açúcar já todos sabemos. O que provavelmente não sabe é que há outros alimentos que podem ser uma verdadeira surpresa porque têm muito mais açúcar do que se imagina.

Por esse motivo, é preciso ser criterioso quando vai às compras e fazer uma leitura atenta dos rótulos.

Com efeito, a adoção de uma alimentação saudável começa nas compras e no que leva para casa, pois se tiver os alimentos menos saudáveis disponíveis no seu armário / frigorífico terá maior tendência para os consumir de forma mais frequente ou de recorrer a eles em momentos de fome ou maior stress. Por isso, o truque para uma alimentação saudável sem sacrifícios é mesmo não deixar estes alimentos entrar em sua casa!

7 Alimentos que têm muito açúcar


Posto isto, vejamos então alguns exemplos de alimentos que têm muito mais açúcar do que parece.

1. Cereais de pequeno-almoço integrais

alimentos que têm muito açucar: cereais integrais

A maioria dos cereais de pequeno-almoço integrais, apesar do teor de fibra que possuem e de serem mais interessantes do que as versões refinadas, contêm, na realidade, elevados teores de açúcar, por vezes, tão elevados como os cereais de chocolate ou outros que reconhecemos habitualmente como açucarados.

Por esse motivo, consulte sempre os rótulos e a lista de ingredientes antes de fazer a sua escolha e prefira versões sem açúcar adicionado e com menos de 15% açúcar.

Além disso, tenha presente que flocos de aveia, pão escuro ou tostas integrais são opções mais interessantes do ponto de vista nutricional em detrimento destes cereais.

2. Granola

alimentos que têm muito açucar: granola

Ainda no campo dos cereais, outro dos alimentos que têm muito açúcar é a granola, um alimento que tem vindo a conquistar muitos adeptos atualmente!

Apesar de já existirem versões sem açúcar adicionado, uma grande parte das versões granola consistem na combinação de um vasto conjunto de cereais com grãos, óleos, frutas secas desidratadas, sementes, nozes e um adoçante, ou açúcar ou, na maioria dos casos, mel ou melaço.

Tudo isto torna a granola num produto rico em açúcar e gordura, não contribuindo para um regime alimentar saudável. 100g de granola podem conter cerca de 500kcal!

Como alternativa, sugere-se a confeção da granola caseira, sem recurso a adição de açúcar ou então a compra de uma versão naturalmente sem adição de açúcar.

3. Tortitas de Milho / Arroz com cobertura(de chocolate ou outras)

alimentos que têm muito açucar: tortitas de arroz

Um dos snacks da moda e considerados muito dietéticos e light são as tortitas de milho / arroz. Além das versões básicas, multiplicam-se também as versões com diversos tipos de cobertura (iogurte, chocolate negro, frutos vermelhos, entre outras).

O que talvez não saiba é que estas coberturas têm um valor de açúcar muito significativo, mesmo que os ingredientes que as compõem sejam, aparentemente, saudáveis.

Como tal, deve optar pelas versões básicas destes alimentos e juntar, posteriormente uma cobertura como queijo magro, fiambre de aves, manteiga de amendoim ou ovo cozido.

4. Barras de cereais “dietéticas”

alimentos que têm muito açucar: barras de cereais

Práticas, saborosas e, aparentemente, saudáveis. As barrinhas de cereais dietéticas elaboradas à base de cereais integrais ou com ingredientes naturais que tinham tudo para serem alimentos interessantes são, na verdade, ricas em tudo aquilo que devemos evitar: açúcar, gordura saturada, conservantes e outros aditivos, já para não falar que a maioria não contém assim tanta fibra.

Em todo o caso, a melhor opção é sempre ler os rótulos no sentido de escolher as opções com menor teor de açúcar.

Melhor ainda, pode optar por fazer as suas próprias barras de cereais caseiras ou então preferir barras proteicas como alternativa.

5. Iogurtes batidos, tipo Milkshake ou com pedaços

alimentos que têm muito açucar: iogurte com pedaços

Os iogurtes são dos alimentos mais saudáveis que temos disponíveis e uma das fontes proteicas mais práticas para um snack a qualquer hora. No entanto, e como para os restantes alimentos já aqui mencionados, é preciso escolher um bom iogurte.

Na verdade, os iogurtes que não sejam magros nem naturais, têm, por norma, adição de açúcar. Dentro destes, os que os menos açúcar possuem são os de aromas e os que possuem mais açúcar possuem são os iogurtes batidos, tipo milkshake.

Também os iogurtes com pedaços são fontes significativas de açúcar, visto que a fruta adicionada é em calda e possui elevado teor de açúcar.

6. Fruta Desidratada

alimentos que têm muito açucar: fruta desidratada

Outro snack da moda! Doce e constituído por fruta, junta o útil ao agradável: saboroso e saudável.

No entanto, a verdade que se esconde por detrás destes produtos é um teor de açúcar elevado, mesmo que opte por versões sem açúcar adicionado, visto que a desidratação concentra a frutose (açúcar natural da fruta), e provoca uma redução significativa do teor de fibra e vitaminas. Por esse motivo, estes são também alimentos que têm muito açúcar por porção.

Tente não exagerar no consumo destes alimentos e privilegie a fruta no seu estado natural.

7. Águas com sabores

alimentos que têm muito açucar: água com sabores

Por último, dentro destes alimentos que têm muito açúcar temos as águas com sabores. Estas águas são, hoje em dia, muito utilizadas como auxiliares para aumentar a hidratação, sendo encaradas como alimentos de baixo valor energético e alternativas saudáveis a refrigerantes.

No entanto, na maioria dos casos, se verificar nos rótulos, o teor de açúcar é, por vezes, tão elevado como nos refrigerantes tradicionais.

Caso pretenda uma água com sabores, faça a sua própria água aromatizada com frutos vermelhos, limão ou canela e sem adição de açúcar.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].