Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
19 Set, 2019 - 16:18

Uso de fraldas de bebé: até quando é necessário?

Enfermeira Isabel Silva

Se tem filhos pequenos, já se deve ter perguntado até quando é que ele deve usar fralda. O desfralde não é um bicho de sete cabeças e deixamos algumas dicas para deixar o uso de fraldas.

bebés sentados com fralda

Uma das maiores dúvidas por parte dos pais é: até quando deve ir o uso de fraldas do bebé? O processo de desfralde deve ser tranquilo e encarado sem angústias. É uma etapa normal da vida da criança e dos pais. Nesta fase significa que o seu bebé está a crescer e a ficar cada vez mais independente.

Não é preciso ter pressa durante o processo de desfralde, há que dar tempo à criança para que tudo ocorra naturalmente. Se a criança é obrigada a deixar as fraldas e não tem maturidade suficiente para controlar os seus esfíncteres, pode vir a desenvolver problemas de incontinência urinária ou prisão de ventre.

Quando é que o seu bebé está pronto?

bebé com andarilho a caminhar de fralda

Antes do desfralde, a criança precisa de ter desenvolvido algumas capacidades:

  • Ficar sentada sozinha durante 5 a 10 minutos
  • Ter adquirido a marcha
  • Ter adquirido a fala para dizer que vai urinar ou evacuar
  • Conseguir tirar as suas roupas que devem ser fáceis de manusear

Normalmente, por volta dos 2 anos de idade a maior parte das crianças está pronta para iniciar o desfralde. Convém não esquecer que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e o seu momento para adquirir novas habilidades. O tempo de cada criança deve ser respeitado.

9 Dicas para o seu filho deixar o uso de fraldas

bebé no penico com brinquedos
1.

Certifique-se que o seu filho está mesmo pronto

A maior parte das pessoas tem a ideia que, por volta dos 2 anos de idade, é a altura ideal para começar a tirar a fralda. No entanto, cada criança é diferente. Assim como cada uma tem o seu próprio tempo para aprender a andar ou a falar, também o momento de tirar a fralda pode variar.

Para saber se o seu filho está preparado para o desfralde, confira se se verificam todos os requisitos já mencionados.

Se acha que o seu filho não está pronto, não se deixe pressionar ou influenciar pelos familiares ou pela escola. Contudo, pode experimentar fazer uma tentativa. O mais provável é que provoque um grande stress ao seu filho e a si, sem que produza qualquer resultado positivo.

2.

Prepare os equipamentos necessários

Apenas vai precisar de um penico e de um redutor de sanita. O ideal é que comece pelo penico. É mais fácil para a criança evacuar quando está com os pés bem apoiados no chão.

3.

Dê-lhe tempo para se habituar

No início, incentive o seu filho a sentar-se no penico pelo menos uma vez por dia, mesmo sem tirar a roupa. O ideal é que consiga fazer isto nos momentos em que ele costuma fazer cocó.

Se ele não quiser sentar-se no penico, não force nem obrigue. Futuramente, isto pode ter algumas consequências, como prisão de ventre. Se o seu filho não demonstra interesse pelo desfraldamento, pare por alguns dias e volte a tentar mais tarde.

4.

Tire-lhe a fralda e sente-o no penico

Depois do seu filho se habituar a estar sentado no penico, o próximo objetivo é que ele se sente sem a fralda. A partir deste momento pode começar a explicar para que serve o penico.

Se o seu filho perceber logo o objetivo e começar a fazer alguma coisa, ótimo. Se não, não o force. É importante que ele desenvolva interesse pelo processo aos poucos.

mãe a tirar fralda a bebé menina
5.

Explique o processo

A ideia é tentar explicar ao seu filho, para onde vão as fezes e a urina. Quando ele sujar uma fralda, pegue na fralda e coloque-a no penico, para lhe mostrar que ali é o local certo. Depois, coloque as fezes na sanita e incentive o seu filho a descarregar a água, se ele quiser.

Explique que, no final do processo, é preciso limpar-se, vestir a roupa e lavar as mãos.

6.

Incentive-o

Sempre que o seu filho tiver vontade de evacuar ou urinar, incentive-o a usar o penico. Deixe claro que o pode levar ao quarto de banho se ele o pedir.

A melhor altura para o desfralde são as épocas de calor. Se for este o caso, pode deixar o seu filho andar nu pela casa, e deixe-lhe o penico à vista e com fácil acesso. De vez em quando, lembre-o que o penico está ali. Não adianta levá-lo de hora a hora ao quarto de banho. O objetivo é ensiná-lo a pedir quando tiver necessidade, senão, na primeira oportunidade que se esquecer de o levar, ele vai acabar por fazer xixi na roupa.

7.

Compre cuecas apelativas

Cuecas com personagens de desenhos animados fazem muito sucesso. Compre umas com imagens que ele goste e faça “uma festa” mostrando-lhe que já é grande por já usar cuecas.

Também existem fraldas para treino. A vantagem é que funcionam como fraldas, mas são vestidas como cuecas. Assim, o seu filho pode baixar e levantar sozinho se quiser ir ao penico.

8.

Seja paciente na hora dos acidentes

Os acidentes e o “fazer xixi nas cuecas” é comum em praticamente todas as crianças. Quando isto acontecer, mantenha a calma. Não castigue o seu filho. Os esfíncteres dele ainda estão a “aprender” a controlar a saída das fezes e da urina. Este processo demora algum tempo.

Se os acidentes acontecerem, limpe tudo e diga ao seu filho que na próxima vez vai conseguir fazer melhor.

mãe a brincar com o bebé na sala
9.

Desfraldamento noturno

O desfraldamento noturno pode levar anos. O organismo da criança demora muito a aprender a despertá-la caso seja necessário urinar ou defecar durante a noite.

O que pode fazer é diminuir a quantidade de líquido que dá ao seu filho perto da hora de dormir. Diga-lhe para chamar, caso precise de urinar ou defecar durante a noite. Só deve tentar o desfraldamento noturno quando a fralda estiver completamente seca de manhã, durante vários dias seguidos.

Veja também