Mariana Marques
Mariana Marques
31 Ago, 2019 - 16:38

Sintra: a cidade, o que comer e onde ficar

Mariana Marques

Dona de uma enorme riqueza arquitetónica e paisagística, Sintra é muito procurada por turistas. Descubra as suas atrações e aproveite o que de melhor há nesta vila.

Sintra: a cidade, o que comer e onde ficar

Sintra é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Lisboa. Com cerca de 38000 habitantes, é um dos municípios mais populosos do país e dos que recebe mais visitas de turistas.

Declarada Património Mundial pela UNESO, em 1995, Sintra possui monumentos e locais que lhe vão tirar o fôlego: o Castelo dos Mouros, o Cabo da Roca e o Palácio Nacional são algumas das suas principais atrações.

Está com vontade de conhecer esta vila? Vamos fazer-lhe um roteiro para aproveitar a cultura de Sintra, a beleza das suas paisagens, as cores das suas ruas.

O que visitar em Sintra?

Sintra é uma vila com muita oferta turística e cultural. Uma das primeiras coisas a fazer em Sintra é conhecer o centro histórico, um local mágico e cheio de beleza. Aproveite para tomar um café na Praça da República e apreciar as belas ruas da vila, enquanto ganha energia para o resto da visita. Vamos lá!

1.

Palácio Nacional de Sintra

palácio nacional de Sintra

Localizado na freguesia de São Martinho, no centro histórico da vila, é um monumento incontornável e único pelo grande valor histórico, artístico e arquitetónico que possui. Já foi um dos palácios reais e é hoje utilizado para fins turísticos e culturais.

De todos os palácios mandados construir pelos monarcas portugueses, ao longo da Idade Média, apenas o Palácio Nacional de Sintra chegou aos dias de hoje praticamente intacto, mantendo a sua essência desde meados do século XVI. Este monumento tem detalhes da arquitetura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. É considerado um exemplo da arquitetura orgânica existente em Sintra.

A fisionomia e a decoração do palácio são únicas: a organização intimista dos pátios interiores a céu aberto; as janelas com arcos; os azulejos ricos em padrões geométricos; a disposição dos espaços em altura vão com certeza impressioná-lo.

Se quer conhecer um pouco mais da história deste local, agende a sua visita aqui.

2.

Castelo dos Mouros

castelo dos mouros em Sintra

Situado numa rocha isolada no alto da Serra de Sintra, esta edificação foi construída pelos árabes em torno do século X, após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois da reconquista cristã.

Este castelo em ruínas, de enorme importância militar, permite admirar, ao longo dos seus caminhos, entre penedos e penhascos, uma paisagem exuberante que se estende até ao Oceano Atlântico: vai poder admirar a vila, o Paço de Sintra, o Palácio da Pena. Vai querer ficar aqui longas horas!

Entre florestas densas e exuberantes da Serra de Sintra, em torno das muralhas antigas, o Castelo dos Mouros é uma atração turística bastante popular na zona. É muito diferente dos outros palácios da cidade, daí ser bastante recomendável a sua visita.

Para mais informações visite o site.

3.

Cabo da Roca

cabo da roca em Sintra

É um dos lugares turísticos mais impressionantes de Sintra. Um cabo situado no ponto mais ocidental da Europa continental.

O penhasco emerge do Oceano Atlântico a cerca de 140 metros do nível do mar. Surpreenda-se com esta vista espantosa. Está integrado no Parque Nacional de Sintra-Cascais, que engloba uma vasta área de interesse natural e beleza paisagística que vai desde a Cidadela de Cascais até à foz do rio Falcão.

Partindo do Cabo da Roca é possível seguir vários trilhos. Aqui vai deparar-se com uma paisagem espantosa, um imponente farol e várias infra-estruturas. É neste local que se encontra uma das espécies vegetais mais raras, a “armenia pseudoarmeria”. De fácil acessibilidade, são inúmeras as pessoas que o visitam.

4.

Palácio da Pena

palácio da pena em Sintra

Este palácio é um exemplo máximo da arquitetura romântica portuguesa, sendo o primeiro da Europa deste estilo, construído no século XIX.

Situado no alto de uma colina de 500 metros de altura, a sua localização torna-o ainda mais importante e imponente. É rodeado por uma zona de grande beleza natural, aproveite para a apreciar.

“Perca” horas numa visita ao Palácio da Pena, e conheça um pouco sobre os antigos proprietários da edificação e a sua vida. O interior da palácio foi mantido, sendo possível ver objetos pessoais do rei e da rainha e as salas luxuosamente decoradas. Aprecie o exterior do palácio, bastante colorido e atrativo.

Depois de conhecer este monumento, sente-se numa das mesas do terraço com vista para o parque e relaxe.

5.

Quinta da Regaleira

quinta da regaleira em Sintra

Situada no centro histórico, a Quinta da Regaleira é um dos monumentos mais surpreendentes da Serra da Sintra. Construída entre 1904 e 1910, aqui predominam os estilos neo-manuelino e renascentista. A propriedade já passou por vários donos.

Considerada Património da Humanidade pela UNESCO, esta situada no meio de uma floresta, cercada por jardins luxuosos com poços, grutas, fontes e várias edificações. Passeie pelos jardins, onde poderá ver várias referências à mitologia, ao Olimpo, a Dante, a Camões.

Das várias atrações, destacam-se a Torre da Regaleira, a Capela da Santíssima Trindade, a Gruta da Leda, o Poço Imperfeito e o Poço Iniciático.

O QUE COMER?

queijadas de sintra na mesa

Nesta vila vai encontrar excelentes restaurantes, bares e padarias onde poderá saborear as melhores iguarias de Sintra.

Aconselhámo-lo a ir ao Piriquita. Experimente as queijadinhas de Sintra, uma tortinha doce feita de queijo ou requeijão, leite e açúcar. Não deixe de provar o famoso travesseiro, o doce tradicional de Sintra, feito à base de massa folhada, amêndoas, canela, gema de ovo e farinha. Ideal para o pequeno-almoço ou lanche.

Não deixe de conhecer o Alcobaça, onde é servida comida tradicional portuguesa por preços bastante acessíveis: experimente as sardinhas fritas, acompanhadas pelo vinho da casa.

ONDE FICAR?

Sintra oferece uma grande variedade no que diz respeito ao alojamento. Aqui pode encontrar hotéis de duas a cinco estrelas, hotéis com luxuosas suítes, hotéis de grandes cadeias internacionais…mas também locais a preços mais acessíveis, como pousadas, albergarias e pensões.

Se não estiver com o orçamento muito apertado, recomendamos-lhe o Hotel Tivoli, um hotel de quatro estrelas que fica no centro da cidade, perto das suas principais atrações. Os quartos são bastante espaçosos e oferecem ótimas vistas para toda a cidade.

Se está a pensar em algo mais em conta, opte pelos Bed & Breakfast, um hotel muito procurado pelo conforto e pelo preço. É ideal se estiver a viajar com um grupo de amigos, pois pode dividir quarto com pessoas que conhece.

Deixe-se encantar por esta cidade histórica, dona de uma beleza única. Se estiver com tempo, aproveite e dê um saltinho a Lisboa.

Veja também