Vida Ativa
Vida Ativa
20 Jan, 2023 - 18:44

A pensar na sala de jantar ideal

Vida Ativa

Faça da sala de jantar o seu espaço de eleição e aconchego para ótimas refeições. Temos todas as dicas para transformar a sua.

A sala de jantar é uma divisão que tende a ser subestimada, principalmente se o espaço da cozinha for suficiente para fazer refeições. Por uma questão de comodidade e praticidade, as refeições passam a ser feitas na cozinha, sendo a sala de jantar um espaço pouco utilizado. Acontece por aí?

No entanto, e mesmo tendo a cozinha espaço suficiente para uma mesa de jantar, a sala de jantar é uma divisão útil para jantares mais descontraídos, um jantar ideal ou almoços prolongados de domingo. Deve, também, ser um canto da casa priorizado quando se trata de jantares ou almoços com a família, ou os amigos.

Dizemos-lhe qual o mobiliário essencial para uma sala de jantar e como estilizar este espaço para torná-lo mais acolhedor e aconchegante.

O mobiliário essencial numa sala de jantar

Seja qual for o seu estilo pessoal ou os acessórios e elementos decorativos que quer fazer prevalecer neste espaço, existe uma lista de móveis obrigatórios em qualquer sala de jantar. Dizemos-lhes quais.

  • Mesa: É a partir da mesa – móvel central – que todos os outros móveis são escolhidos. Deve ter em conta o espaço da sala de jantar e o número de pessoas no domicílio.  No caso do espaço ser grande, pode optar por uma mesa maior, ideal para receber convidados ou para festas especiais. Na escolha da mesa deve considerar o comprimento, a altura e a largura, bem como o tipo de material e a cor.
  • Cadeiras: Pode comprar um combinado (mesa e cadeiras) ou optar por cadeiras isoladas. Se for o caso, deve ter em mente o material, as dimensões e a cor da mesa, para harmonizar com as cadeiras.  A escolha separada das cadeiras pode ser um risco acrescido. Comprar cadeiras demasiado altas em comparação à altura da mesa, por exemplo. Embora fazer um contraste entre as mesas e as cadeiras pode resultar num estilo muito próprio e diferenciado.
  • Aparador: Este móvel é ideal em muitos aspetos. Se for com portas, pode guardar nele os serviços para ocasiões especiais, bem como toalhas exclusivas de datas comemorativas. O aparador pode também ser usado como mesa de apoio, no momento das refeições. Pode ainda usar o aparador para dispor todas as fotos da família ou colocar algumas peças decorativas, de forma a personalizar o espaço.
  • Armário: Este móvel é ideal para salas de jantar espaçosas e confere um estilo mais tradicional à divisão. Ótimo para guardar utensílios e acessórios de cozinha. É claro que o número e tipo de móveis vai depender das dimensões da sala de jantar e do uso que pretender dar-lhe.

Estilizar é palavra de ordem

Conferidos os móveis essenciais para uma sala de jantar, chegou o momento de transformar a divisão num espaço pessoal único. Obviamente, esta premissa está associada ao gosto pessoal.

Porém, existem acessórios que podem definir o estilo de uma sala de jantar. De entre eles destacamos os que vai ver abaixo.

  • Tapetes: Um tapete ou um carpete tornam o espaço mais confortável. Além de ser a solução ideal para evitar danificar o piso. De cores, formatos, material e tamanho distintos, os tapetes ditam o estilo da divisão.
  • Iluminação: Através de focos ou lustres no teto, bem como candeeiros de pé, a iluminação influencia o espaço, tornando-o mais acolhedor ou até mesmo imersivo.
  • Plantas: As plantas nunca falham na decoração de um espaço. Tornam a divisão mais convidativa e dão vida a qualquer sala de jantar.
  • Peças decorativas: Quadros nas paredes, peças de decoração nos móveis e fotografias personalizam o espaço e são o toque pessoal de uma sala, seja ela qual for.

Pode complementar a estilização com outros móveis, como bancos, móveis de jantar ou bengaleiros. A decisão depende do estilo e do tamanho da casa.

Os essenciais da vidaXL

Na vidaXL vai encontrar uma extensa variedade de mobiliário, decoração de casa, móveis de jardim e outras categorias de produtos, que são sempre de alta qualidade a preços muito baixos. Focada na satisfação do cliente, a vidaXL oferece um excelente atendimento ao cliente, contribuindo para uma irrepreensível reputação entre os consumidores.

A vidaXL foi fundada em 2006 e conta hoje com mais de 1 milhão de clientes satisfeitos, numa expansão calculada que resulta em mais de 1,5 milhão de produtos disponibilizados.

Qualidade dos produtos, preços acessíveis, entregas rápidas e serviço de atendimento ao cliente profissional são alguns dos pilares base da vidaXL, que lhe permitem garantir  um serviço de excelência na experiência de compra.

Tudo para a casa ideal

A vidaXL é o lugar ideal para comprar produtos de alta qualidade a preços baixos. Seja qual for o objeto que procura, dos móveis e decoração de casa, das ferramentas de jardim aos acessórios para atividades ao ar livre, na vidaXL irá encontrar várias opções.