Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
31 Ago, 2018 - 16:23

Pulseira “Estou Aqui”: mantenha os seus filhos protegidos!

Mónica Carvalho

Com a pulseira Estou Aqui, os seus filhos terão sempre consigo um elemento de identificação que pode ser muito útil se se perderem. Fique atento e previna-se.

Pulseira "Estou Aqui": mantenha os seus filhos protegidos!

Talvez seja o maior medo de um pai e mãe: perder os filhos, bastando para isso uma distração em apenas um segundo. A pensar nisso, a Polícia de Segurança Pública criou a pulseira Estou Aqui, com o objetivo de ajudar a identificar as crianças em caso de perda.

O projeto nasceu tendo em conta a importância em manter os filhos seguros e para que nunca perca um momento da vida deles.

As crianças são irrequietas e gostam de brincar e correr, mas por vezes, os imprevistos acontecem. Com a pulseira Estou Aqui é possível que os pais se sintam um pouco mais descansados, quer quando as crianças estão consigo, quer quando estão na escola, quando fazem um passeio, quando estão com familiares ou amigos.

A pulseira é constituída por uma fita em tecido que contém um código alfanumérico e a inscrição “Call/ LIGA 112”. O produto foi desenvolvido para resistir a várias intempéries e é feito em tecido de elevada qualidade, preparado para aguentar até 12 meses sem se danificar.

Sobre a pulseira Estou Aqui

A quem se destina?

Destina-se a crianças dos 2 aos 10 anos de idade, sendo que também podem ser facultadas, excecionalmente, para crianças de idade inferior a 2 anos se estas forem, comprovadamente, capazes de andar sozinhas.

Durante quanto tempo?

O projeto Estou Aqui é válido até 31 de maio de 2019.

Como pedir?

Só precisa de cumprir três etapas até que os seus filhos possuam a pulseira:

  1. Preencher os dados para registo, no site Estou Aqui;
  2. Levantar a pulseira EA na Esquadra da PSP previamente escolhida;
  3. Colocar a pulseira EA no pulso da criança.

Os dados da criança estão protegidos?

Sim, a PSP garante os direitos dos cidadãos quanto à proteção dos respetivos dados pessoais, que se destinam única e exclusivamente à correta identificação da pessoa que requer o serviço, podendo ser pedida a confirmação da informação prestada através do email indicado, por telefone ou presencialmente, se existirem dúvidas nos dados submetidos ao Programa.

Pulseira “Estou Aqui Adultos”

pulseira Estou Aqui adultos

Também existe uma pulseira Estou Aqui para adultos. Isto porque a PSP identificou a necessidade de garantir a segurança de adultos que, pelas mais variadas razões, podem sofrer alguma desorientação na via pública, havendo, assim, a possibilidade de colmatar essa vulnerabilidade.

Desta forma, o programa Estou Aqui Adultos foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam ser encontrados em estado de especial indefesa, permitindo a correta identificação e o contato rápido com um familiar.

Neste caso, o pedido pode ser feito pelo próprio adulto que irá usar a pulseira ou pelo cuidador ou instituição que dele cuida. A licença de cada pulseira Estou Aqui Adultos tem uma validade máxima de dois anos, sendo que, no final desse período, os interessados devem submeter um novo registo e obter uma nova pulseira.