Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
07 Mai, 2019 - 12:14

Saiba quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez

Enfermeira Bárbara Andrade

Só quem está grávida ou convive diariamente com uma grávida, conhece a importância dos primeiros movimentos do bebé na gravidez. Saiba como os reconhecer.

Saiba quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez
O artigo continua após o anúncio

Os primeiros movimentos do bebé na gravidez são muito importantes, principalmente para a futura mãe e para o papá, que passam as primeiras semanas da gestação a sonhar com o seu bebé, quando o vão sentir na barriga, principalmente porque associam os movimentos ao bem-estar do bebé, ou bom desenvolvimento fetal.

Quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez mae a sentir o bebe

Apesar de não existir uma data concreta, frequentemente a mãe sente os primeiros movimentos do bebé entre a 16ª e a 22ª semana de gestação. Inicialmente os primeiros movimentos são muito ligeiros, parecem o movimento de girinos ou “borboletas na barriga”.

A perceção é variável de grávida para grávida e nem todos os movimentos serão sentidos pela mãe, sobretudo na primeira gravidez. Nas primeiras vezes em que isto acontecer, dado que são tão suaves, poderá associar os movimentos à sensação de gases ou fome, mas quando começar a senti-los mais regularmente, aprenderá a reconhecer a diferença.

À medida que o bebé cresce os movimentos vão-se tornando cada vez mais vigorosos, intensos e frequentes.

Qual a importância dos primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez amiga a sentir bebe

Com o passar das semanas o bebé vai-se desenvolvendo e sente a necessidade de se mexer, esticar as pernas e os braços, dar uns pontapés, dar umas cambalhotas, chuchar nos dedos, entre outras coisas, que apesar de serem pequenas conquistas, são de extrema importância no seu desenvolvimento ósseo e articulações.

Estes movimentos só são sentidos quando o bebé começa a crescer e o útero começa a ficar mais pequeno, sendo cada vez mais perceptível pela mãe, e numa fase mais tardia por outras pessoas, cada movimento que faz.

É necessário fazer a contagem dos movimentos nos primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez gravida a anotar os movimentos

Quando se inicia o terceiro trimestre é aconselhável que comece a ter uma noção de quantas vezes o seu bebé mexe por dia, de forma a despistar possíveis complicações. Mas deve sempre seguir as indicações e recomendações do seu médico especialista sobre como e quando iniciar o registo dos movimentos.

Deve sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento, no entanto também pode não ser nada de grave, o bebé poderá estar a dormir. Fale com o seu médico se notar uma diminuição nos movimentos do bebé.

O artigo continua após o anúncio

E quando deixar de sentir os primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez bebe a ouvir musica na barriga

Muitas grávidas ficam tão concentradas em determinadas atividades (como por exemplo a prática laboral) que podem não sentir o bebé, pelo que se sentir uma diminuição dos movimentos do bebé por longos períodos (> a 12 horas), ou uma total ausência dos movimentos deve de adquirir as seguintes atitudes:

  • Repouse um pouco, deite-se de lado com o suporte de uma almofada e abstraia-se dos ruídos à sua volta, poderá ser o suficiente para o sentir;
  • Mecha-se, faça alguns movimentos com o corpo, de forma a estimular também os movimentos do bebé;
  • Toque na barriga, fale com o bebé;
  • Coloque uns fones na barriga e ligue a música;
  • Ingira algo doce, como um pedaço de chocolate, ou opte antes pela ingestão de bebidas doces (chocolate quente, sumo, etc.);
  • Beba ou coma alguma coisa gelada, já que a mudança de temperatura pode fazer com que o bebé se tente “desviar” da onda fria.

No caso das medidas anteriores não surtirem efeito, deve dirigir-se imediatamente ao seu médico, este deverá fazer exames que avaliem a vitalidade fetal, como exames simples clínicos, por exemplo, para ouvir os batimentos cardíacos até ecografias mais complexas.

Veja também: