Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
07 Mai, 2019 - 12:14

Saiba quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez

Enfermeira Bárbara Andrade

Só quem está grávida ou convive diariamente com uma grávida, conhece a importância dos primeiros movimentos do bebé na gravidez. Saiba como os reconhecer.

Saiba quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez

Os primeiros movimentos do bebé na gravidez são muito importantes, principalmente para a futura mãe e para o papá, que passam as primeiras semanas da gestação a sonhar com o seu bebé, quando o vão sentir na barriga, principalmente porque associam os movimentos ao bem-estar do bebé, ou bom desenvolvimento fetal.

Quando ocorrem os primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez mae a sentir o bebe

Apesar de não existir uma data concreta, frequentemente a mãe sente os primeiros movimentos do bebé entre a 16ª e a 22ª semana de gestação. Inicialmente os primeiros movimentos são muito ligeiros, parecem o movimento de girinos ou “borboletas na barriga”.

A perceção é variável de grávida para grávida e nem todos os movimentos serão sentidos pela mãe, sobretudo na primeira gravidez. Nas primeiras vezes em que isto acontecer, dado que são tão suaves, poderá associar os movimentos à sensação de gases ou fome, mas quando começar a senti-los mais regularmente, aprenderá a reconhecer a diferença.

À medida que o bebé cresce os movimentos vão-se tornando cada vez mais vigorosos, intensos e frequentes.

Qual a importância dos primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez amiga a sentir bebe

Com o passar das semanas o bebé vai-se desenvolvendo e sente a necessidade de se mexer, esticar as pernas e os braços, dar uns pontapés, dar umas cambalhotas, chuchar nos dedos, entre outras coisas, que apesar de serem pequenas conquistas, são de extrema importância no seu desenvolvimento ósseo e articulações.

Estes movimentos só são sentidos quando o bebé começa a crescer e o útero começa a ficar mais pequeno, sendo cada vez mais perceptível pela mãe, e numa fase mais tardia por outras pessoas, cada movimento que faz.

É necessário fazer a contagem dos movimentos nos primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez gravida a anotar os movimentos

Quando se inicia o terceiro trimestre é aconselhável que comece a ter uma noção de quantas vezes o seu bebé mexe por dia, de forma a despistar possíveis complicações. Mas deve sempre seguir as indicações e recomendações do seu médico especialista sobre como e quando iniciar o registo dos movimentos.

Deve sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento, no entanto também pode não ser nada de grave, o bebé poderá estar a dormir. Fale com o seu médico se notar uma diminuição nos movimentos do bebé.

E quando deixar de sentir os primeiros movimentos do bebé na gravidez?

primeiros movimentos do bebe na gravidez bebe a ouvir musica na barriga

Muitas grávidas ficam tão concentradas em determinadas atividades (como por exemplo a prática laboral) que podem não sentir o bebé, pelo que se sentir uma diminuição dos movimentos do bebé por longos períodos (> a 12 horas), ou uma total ausência dos movimentos deve de adquirir as seguintes atitudes:

  • Repouse um pouco, deite-se de lado com o suporte de uma almofada e abstraia-se dos ruídos à sua volta, poderá ser o suficiente para o sentir;
  • Mecha-se, faça alguns movimentos com o corpo, de forma a estimular também os movimentos do bebé;
  • Toque na barriga, fale com o bebé;
  • Coloque uns fones na barriga e ligue a música;
  • Ingira algo doce, como um pedaço de chocolate, ou opte antes pela ingestão de bebidas doces (chocolate quente, sumo, etc.);
  • Beba ou coma alguma coisa gelada, já que a mudança de temperatura pode fazer com que o bebé se tente “desviar” da onda fria.

No caso das medidas anteriores não surtirem efeito, deve dirigir-se imediatamente ao seu médico, este deverá fazer exames que avaliem a vitalidade fetal, como exames simples clínicos, por exemplo, para ouvir os batimentos cardíacos até ecografias mais complexas.

Veja também:

Artigos Relacionados