Farmacêutica Rita Teixeira
Farmacêutica Rita Teixeira
14 Nov, 2024 - 15:00

4 sinais da pele desidratada (e dicas para cuidar melhor de si)

Farmacêutica Rita Teixeira

Pele desidratada? Conheça 4 sinais de que a sua pele precisa de hidratação (e algumas dicas para ajudar a contornar o problema).

A pele perde diariamente muita água, perda essa que pode ser significativa se não for reposta em igual medida. Quando essa reposição não acontece, a pele reage, tornando-se numa pele desidratada.

A água é um dos elementos essenciais ao equilíbrio do organismo e é, também, um constituinte essencial da epiderme. Como a hidratação não é feita de forma constante devido a inúmeros fatores externos, torna-se urgente proporcionar à pele a sua dose diária de água.

4 Sinais de que tem pele desidratada

A sensação de uma pele desidratada é, muitas vezes, confundida com pele seca. No entanto, deve estar atento aos seguintes sinais para perceber se a sua pele está desidratada.

1.

Pele baça, áspera, sensação de esticar

Uma pele desidratada tem tendência a reduzir a eliminação das células cutâneas mortas, deixando que estas se acumulem no rosto, conferindo-lhe este aspeto e, ainda, uma cor acinzentada. A sensação de pele a esticar é, de igual forma, um sinal – repare como sente a pele ao sorrir, por exemplo, a seguir ao banho e depois de secar.

2.

Oleosidade misturada com a pele seca

Sempre que sente a pele seca, mas quando se vê ao espelho tem um aspeto oleoso, é sinal que a pele não está a fazer a retenção de água da forma correta. Assim, quando a pele começa a perder água, começa também a produzir mais sebo na tentativa de manter o equilibro.

3.

Sensibilidade

A barreira cutânea é alterada, o que causa vários problemas nomeadamente no combate a bactérias e impurezas. A sua pele vai reagir de uma forma mais sensível a tudo, inclusive aos seus produtos de pele habituais.

4.

Prurido ou descamação

Uma das consequências mais evidentes de uma pele desidratada, devido a ar condicionados ou efeitos adversos exteriores. A sua pele vai ficar com falta de água, reagindo e deixando uma sensação de prurido e descamação à superfície da pele.

Como distinguir uma pele seca de uma pele desidratada?

Esta é uma questão que causa alguma confusão mas que é de fácil explicação. Uma pele seca tem falta de óleos enquanto que uma pele desidratada tem falta de água. Por isso mesmo, é necessário dar à pele os ingredientes de que realmente precisa.

No entanto, acaba por ser bastante comum uma pele seca também ser uma pele desidratada, da mesma forma que uma pele oleosa, apesar de não ser seca, também poder estar desidratada.

Dicas úteis para acabar com a pele desidratada

Beber a quantidade de água necessária

A ingestão adequada de água é a ação mais importante para conseguir uma pele devidamente hidratada. Tenha sempre uma garrafa de água consigo, e desafie-se a atingir metas quanto a beber. Comece por 0,5L e acabe gradualmente a beber 1,5 a 2L de água por dia.

Se preferir, acrescente canelafrutos vermelhos, chás e limão, de forma a ser mais fácil de beber, se assim preferir. Vai notar diferenças significativas na hidratação da sua pele ao fim de algum tempo.

Máscaras faciais hidratantes

Um dos cuidados mais importantes para quando uma pele está seca e desidratada é a hidratação profunda. Além dos cremes hidratantes diários, de manhã e à noite, consoante os requisitos da sua pele, é também muito importante que promova a hidratação da sua pele de uma forma ainda mais intensiva.

A utilização de máscaras faciais hidratantes uma vez por semana ajuda a recuperar a barreira cutânea, conferindo uma película protetora que previne a perda de água, devido aos seus óleos, agentes hidratantes e manteigas que repõem a hidratação.

Limpar a pele suavemente

A limpeza, tal como o nome indica, é indispensável para manter a sua pele limpa, longe das poeiras e lixo que se vai acumulando ao longo do dia e noite. No entanto, deve ser feita suavemente, de forma a não desidratar ainda mais a sua pele.

Opte por óleos de limpeza ou géis de limpeza que não incluam álcool.

Limpar sempre o rosto depois do exercício físico

Pode parecer estranho, mas é muito importante que limpe o rosto sempre que praticar exercício físico. Este é ótimo para estimular a circulação e dar vitalidade e luz à sua pele, mas o suor, quando misturado com os restos de maquilhagem e a sujidade do dia-a-dia, pode causar irritação na pele e obstrução dos poros.

Sempre que realiza atividade física, transpira, logo a sua pele vai perder água e minerais com mais facilidade. Assim, coloque no seu saco do ginásio umas toalhitas de limpeza de pele para não se esquecer de limpar o rosto antes e após o treino e, assim, manter a pele longe de impurezas e toxinas.

Hidratar a pele quando esta ainda está húmida

Lavar o rosto com água morna é uma das melhores formas de hidratar a pele (e de a limpar também!).

Se aplicar o creme hidratante de rosto e o de corpo ao sair do banho, enquanto a pele ainda tiver húmida, irá aproveitar ao máximo a humidade na pele, conseguindo um efeito hidratante bastante mais intenso.

Ácido hialurónico

Existem diversos cremes a usar e tratamentos a fazer com base neste ácido. Este composto é produzido naturalmente pelo corpo e possui propriedades hidratantes e estimulantes do colagénio que acabam por ter resultados evidentes na retenção da hidratação, promovendo uma textura mais suave, uniforme e um aspeto mais preenchido.

Hidratação enquanto viaja de avião

O ar seco típico de ambientes como aeroportos e cabines de avião são maus para o equilíbrio da hidratação na pele, principalmente quando se trata de viagens de longa duração.

Assim, opte por levar consigo o seu creme hidratante de rosto e aplique 2 ou 3 vezes ao longo das horas de voo, dependendo do tempo de viagem.

Repor a humidade do ar

Seja verão ou inverno, a pele está sempre em contacto com aparelhos que alteram o ar que se respira, ou seja, para o aquecer ou para o arrefecer. Estes aparelhos são um dos grandes inimigos da pele, uma vez que retiram a água existente na mesma, desidratando-a. Assim, o truque passa por utilizar um humidificador na zona em que tiver o ar condicionador ou aquecedor.

Veja também

Artigos Relacionados