Viviane Soares
Viviane Soares
05 Set, 2019 - 16:03

OMS: maior enfoque na nutrição pode salvar milhões de vidas até 2025

Viviane Soares

A Organização Mundial de Saúde refere que um maior investimento nos serviços de nutrição poderia salvar 3,7 milhões de vidas até 2025.

OMS: maior enfoque na nutrição pode salvar milhões de vidas até 2025
O artigo continua após o anúncio

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado esta quarta-feira frisa que uma nutrição adequada em cada estágio da vida, com dietas saudáveis, poderia salvar 3,7 milhões de vidas até 2025.

Numa passagem do documento lê-se que “a fim de fornecer serviços de saúde de qualidade e alcançar a cobertura universal de saúde, a nutrição deve ser posicionada como uma das pedras angulares da saúde”.

Refere-se ainda que os serviços de saúde têm, a este propósito, um papel fundamental, recomendando, por isso, intervenções nutricionais adequadas a cada etapa da vida. Dá o exemplo de fornecimento de suplementos de ferro e ácido fólico no tratamento pré-natal, a promoção da amamentação, limitar a ingestão de açúcares em adultos e crianças e reduzir o consumo de sal, de forma a contribuir para a diminuição de doenças do cérebro e cardiovasculares.

Volta também a assinalar que a obesidade é o fator de risco principal para várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns cancros.

Veja também: