Sabe porque se usa a expressão “memória de elefante”?! A expressão é, usualmente, usada para definir pessoas com boa memória visto que os elefantes estão providos de uma memória exímia.
A verdade é que possuem uma grande capacidade de armazenar informações por terem um cérebro maior e com o tripo de neurónios que o cérebro humano.
Mesmo assim, não superam a capacidade cognitiva dos humanos e, para que esta se mantenha sempre ativa, deixamos-lhe algumas dicas para melhorar a memória.
Se é daquelas pessoas que todos os dias perde tempo à procura das chaves de casa ou do carro porque não sabe onde as deixou ou que tem dificuldade em recordar-se do nome daquela pessoa com que se cruzou na rua e já não via há algum tempo, pode respirar fundo porque isso pode estar prestes a deixar de acontecer.
Como melhorar a memória: 5 dicas

Tal como faz com o seu corpo, também a sua mente pode (e deve) ser treinada, estimulada e desenvolvida. E para que o cérebro se mantenha ativo e saudável, cabe a si cuidar dele e “treiná-lo”, para garantir uma melhor agilidade mental. É simples. Ora veja como melhorar a sua memória e manter o seu cérebro em pleno vigor.
1. Pratique exercício físico com regularidade
Faz bem ao corpo e à mente. O exercício físico faz com que o cérebro liberte endorfinas que promovem uma sensação de bem-estar.
Além disso, ajuda a eliminar o stress (stress esse que pode dificultar a concentração e memorização). Mais! O exercício físico estimula a formação de novas células cerebrais nas áreas responsáveis pela memória.
2. Faça uma boa alimentação
Que é como quem diz, tenha uma dieta saudável e equilibrada. O ideal é que consuma alimentos ricos em ricos em magnésio, vitamina E, ácido fólico, vitamina B12 e ómega 3, tudo nutrientes essenciais para melhorar a memória. Aproveite para conhecer aqui alguns dos alimentos que são bons para a memória.
3. Durma
Como melhorar a memória? Com uma boa noite de sono. De facto, dormir desempenha um papel importante não só na memória, mas também na capacidade de aprendizagem e na concentração.
Como tal, reduzir as horas de sono não é uma boa opção, já que é durante o sono que ocorre uma “limpeza” do cérebro, permitindo que o cérebro reorganize as memórias, armazenando o que é importante da memória de longo prazo e eliminando o que é menos importante da memória de curto prazo.
4. Saia da sua zona de conforto
Se faz todos os dias a mesma coisa, o que pode acontecer é que o seu cérebro acaba por entrar em modo “piloto automático”, daí que seja importante alterar as suas rotinas. Desta forma vai estimular o seu cérebro e ajudar a desenvolver a memória.
5. Passe tempo ao ar livre
No dia-a-dia, a grande maioria das pessoas passa o tempo em espaços fechados. O que para a memória pode não ser o mais indicado. Idealmente, tente sair para a rua e passar algum tempo ao ar livre (seja para fazer uma caminhada, para fazer exercício ou simplesmente para desfrutar do bom tempo). Isto ajuda a aliviar o stress e ainda ajuda a oxigenar o cérebro.
Como vê, há como melhorar a memória. Depende de si, despender o tempo necessário para garantir que trata da sua.