Teresa Santos
Teresa Santos
07 Jul, 2021 - 10:39

Casa de madeira: guia rápido para a sua manutenção

Teresa Santos
Patrocinado por:

Tem uma casa de madeira? Saiba como fazer a sua manutenção para preservá-la ao máximo, por mais tempo e nas melhores condições.

casa de madeira

Ter uma casa de madeira significa muitas recompensas. Mas também significa algumas responsabilidades. Para que a sua casa de madeira seja durável, tem de seguir alguns passos simples de manutenção durante todo o ano.

É melhor dar uma caminhada pelo exterior da casa de madeira algumas vezes por ano e verificar as condições da sua casa. Olhe com cuidado e criteriosamente para zonas onde a água pode ser um problema, como à volta das portas e janelas e em goteiras bloqueadas.

Vamos partilhar algumas dicas básicas que podem ajudar a manter a sua casa de madeira no seu melhor!

Dicas para uma casa de madeira bem conservada e preservada

Limpar a sua casa de madeira

O bolor pode ser um grande problema para a casa de madeira. Muitas vezes, a chuva respinga e as gotas de água ficam alojadas nos troncos, que é o local “ideal” para o bolor colonizar.

Para se livrar do bolor indesejado, tudo o que precisa de fazer é uma mistura de 50% de água e de 50% de lixívia. Coloque esta mistura numa garrafa de spray e aplique um banho saudável nessas manchas de bolor dos troncos.

Depois de ter deixado atuar por algum tempo, esfregue com um pincel e volte a limpar, passando água recorrendo a uma mangueira. Lembre-se de usar luvas e de evitar que a mistura entre em contacto com a sua roupa, caso contrário causará danos.

Calafetar as rachas

arranjar casa de madeira

Os troncos de uma casa de madeira tendem a rachar, pelo que têm de ser verificados ao longo do tempo. No primeiro ou segundo ano, à medida que se adaptam à humidade local e às variações de clima das diferentes estações, os troncos vão inchar e contrair.

Rachar pode parecer mau, mas na verdade não afeta a integridade da casa. Para reparar as rachas, tudo o que precisa é de alguns troncos para calafetar e cola de calafetar. Simplesmente, preencha as rachas com calafetagem e deixe secar, antes de lixar ou selar.

Ao selar as rachas, vai evitar problemas provocados pela água e ajudar a manter os insetos fora de casa. Com o tempo, este tipo de manutenção torna-se cada vez mais fácil de executar.

Selar qualquer bolha de ar

À medida que a sua casa de madeira assenta pode desenvolver bolhas de ar. Estas bolhas podem fazer com que o ar exterior entre, fazendo com que seja mais difícil aquecer e arrefecer a sua casa.

Quando estiver à procura de bolhas de ar tenha atenção a portas e janelas, pois estas são as zonas onde é mais comum surgirem bolhas de ar. Para bolhas de ar de grande dimensão, os nossos especialistas recomendam usar selante de espuma extensível. Este selante vai expandir e, quando secar, vai ficar duro e preencher até as bolhas mais pequenas.

Saiba mais sobre a recomendação dos nossos especialistas em maestrocasas.pt

Isolar a sua casa de madeira

Se a sua casa de madeira tem mais de 5 anos, provavelmente está na hora de renovar o isolante. Para verificar as condições do seu isolante, experimente pulverizar com um spray alguma água na casa. Se pingar e descer, então o isolante ainda está a cumprir a sua função.

Para renovar o isolante exterior da sua casa de madeira, precisa de preparar a madeira. Garanta que remove qualquer sujidade, lavando com uma mangueira. Para ter a certeza de que toda a sujidade foi removida, esfregue a madeira com um pincel. Isto vai fazer com que a superfície fique limpa para o trabalho seguinte. 

Os isolantes à base de água não parecem durar tanto como os isolantes à base de óleo, quando há incidência solar direta e condições climáticas adversas. Para que a sua casa de madeira tenha sempre uma aparência impecável, os nossos especialistas da Maestros Casas aconselham a usar um isolante à base de óleo a cada 5 a 7 anos.

A manutenção da casa de madeira é uma rotina que a maior parte das pessoas não aprecia, mas é algo necessário para os proprietários de casas de madeira. Estas são apenas algumas dicas básicas de manutenção que pode usar para ajudar a tornar a sua casa de madeira num lugar melhor para viver.

Lembre-se que manter projetos domésticos vai ajudar a que a sua casa esteja sempre no seu melhor. Para mais conselhos sobre a manutenção de casa de madeira, visite maestrocasas.pt

Se procura a sua a sua casa de madeira de sonho, fale connosco.

Veja também