Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
03 Abr, 2019 - 16:03

Tudo o que precisa de garantir para levar o seu cão à praia em segurança

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Para levar o seu cão à praia deve tomar alguns cuidados principalmente com altas temperaturas e higiene. Saiba o que deve ter em atenção e divirta-se.

Tudo o que precisa de garantir para levar o seu cão à praia em segurança
O artigo continua após o anúncio

Com a chegada do calor, a vontade de levar o seu cão à praia pode ser muito grande. Seja por não ter ninguém com quem o deixar enquanto vai à praia ou porque simplesmente o seu cão se diverte muito na areia.

No entanto, deve sempre ter em conta alguns cuidados para garantir a segurança do cão e das pessoas que também estarão na praia.

9 Dicas para levar o seu cão à praia em segurança

levar o seu cao a praia mulher com cao na areia

1. Escolha uma praia que aceite animais

A maioria das praias não permite a entrada de animais, portanto deve ter cuidado quando escolhe o local onde quer levar o seu melhor amigo. Levar um cão para um local em que não é permitido pode levar a que seja multado.

Procure a praia para cães mais perto de si e aproveite para desfrutar com o seu patudo.

2. Nunca deixe o seu cão solto

Mesmo numa praia para cães deve ter sempre o cuidado de manter a coleira e a trela para evitar conflitos entre cães e com pessoas.

Mesmo que seja um cão obediente e habituado andar sem trela, estando num ambiente desconhecido com outros animais e pessoas pode fazer com que fique com medo.

Pode optar por comprar trelas extensíveis para que o cão tenha mais liberdade.

3. Arranje uma sombra

É muito fácil o seu cão apanhar uma insolação e ter um choque de calor estando um dia inteiro ao sol. Se leva o seu cão para a praia deve escolher um local com sombra ode o seu cão se possa abrigar do sol e manter-se fresco.

O artigo continua após o anúncio

No caso de não haver sombra deve levar um guarda-sol para proteção. Evite também as horas de maior calor na praia.

4. Mantenha sempre água à disposição

Quando levar o seu cão à praia, mantenha sempre disponível água fresca para que o cão possa ir bebendo e refrescar-se.
Muito tempo ao sol, calor e sem água podem levar o cão a uma desidratação severa.

5. Tenha cuidado com a água

Em qualquer caso deve estar atento quando leva o seu cão ao mar. No entanto, se é a primeira vez que o seu patudo está na água deve ter ainda mais atenção.

A maioria dos cães sabe nadar mas existem raças de cães que não são bons nadadores. De qualquer forma, nadar pode ser aprendido pelos cães, portanto os primeiros contatos com a água devem ser feitos com cautela.

Mesmo sabendo nadar os cães podem afastar-se demasiado da costa ou até ser levados pela corrente portanto todo o cuidado é pouco.
Também, tal como nas pessoas, os cães podem sofrer choques térmicos. Se a temperatura ambiente estiver muito alta e a água muito fria tenha cuidado para que o cão se molhe gradualmente ou então coloque-o num sítio mais fresco antes de ir para a água.

Para evitar que o seu cão desenvolva uma otite (inflamação do ouvido) experimente proteger os ouvidos com algodão quando for para a água e mergulhar. A água no ouvido pode criar um ambiente húmido e quente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos formando uma otite.

Quando o seu cão sair da água é também conveniente que o seque com uma tolha para evitar resfriados, pois também se pode constipar.

6. Leve consigo a mala do cão

Na praia o seu cão irá precisar de várias coisas, entre as quais tigelas, brinquedos, toalha. Pode juntar os objetos dele numa mala sempre que levar o seu cão à praia. Assim é mais fácil garantir que não lhe falta nada.

O artigo continua após o anúncio

7. Banho

Depois da areia e a água do mar com sal na pele e pelo do seu cão, quando chegar a casa deve lavá-lo com um champô adequado. Para além do cheiro desagradável a própria areia e o sal podem causar irritações na pele e causar dermatite (inflamação da pele).

8. Higiene

Onde quer que passeie o seu cão deve ter sempre atenção em apanhar os dejetos por uma questão de higiene e saúde pública, pois os dejetos dos animais podem ser fonte de transmissão de algumas doenças.

Por esse motivo, quando levar o seu cão à praia, deve levar sempre alguns sacos consigo.

9. Faça um check up

A saúde do seu melhor amigo deve ser sempre tida em conta, mas quando vai para locais públicos como a praia, deve ter cuidados redobrados para garantir que o estado de saúde do seu cão está bom.

Aproveite também para garantir que as vacinas, a desparasitação interna (para os parasitas internos, lombrigas) e externa (para pulgas, carraças e mosquitos) também estão em ordem.

A praia é um local onde estarão outros animais e pessoas portanto convém garantir que o seu cão está saudável e não é um perigo para os outros. Também é conveniente que esteja protegido contra possíveis doenças pois quando existem mais animais no mesmo espaço pode haver risco de contágio se o animal não estiver protegido.

Veja também: