Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Set, 2018 - 14:35

10 Ideias para o seu gato ficar em casa entretido

Mónica Carvalho

Vai sair e procura ideias para o seu gato ficar em casa entretido? Então, chegou ao sítio certo. Veja os nossos conselhos e proporcione horas de diversão.

10 Ideias para o seu gato ficar em casa entretido

Num mundo perfeito, levaríamos os nossos animais de estimação para onde quer que fôssemos ou então passaríamos mais tempo em casa por eles. Todavia não é possível e, como tal, apresentamos 10 ideias para o seu gato fica em casa entretido.

Assim, qualquer dono ficará bem mais descansado quando tem que estar fora de casa e os animais não correm o risco de ficar deprimidos, sentindo-se sozinhos, dado que terão sempre algo com se entreter.

10 formas de manter o gato entretido

Aqui estão 10 das melhores ideias para o seu gato ficar em casa entretido e assim deixá-lo mais descansado enquanto vai trabalhar ou sair.

1. Bolinhas de papel

Ideias para o seu gato ficar em casa entretido e Bolinhas de papel

Seguramente já se apercebeu que quando amassa papel o seu gato fica mais alerta. O som enrugado do papel e a sua capacidade de alterar de forma fazem deste um material bastante atrativo e também super acessível que pode dar ao seu gato.

2. Puzzles e brinquedos para comida

Se o seu gato é louco por comida, então, os quebra-cabeças que visam recuperar comida podem ser uma maneira divertida e de baixo custo de manter o animal entretido e de estômago aconchegado.

O mais comum deste género é uma esfera que pode ser carregada com guloseimas que só se soltam quando o animal tiver descoberto o método correto, podendo, assim, estimular corpo e mente.

3. Caixas de cartão

Caixas de cartao

As caixas de cartão são os objetos do dia a dia que os gatos mais adoram e, por isso, convém ter sempre disponível. Eles deitam-se nas caixas, colocam coisas lá dentro, empurram-nas… É sempre a garantia de horas de diversão.

4. Mobiliário específico para gatos

O seu gato é um membro da família, por isso, também merece os seus próprios materiais, nomeadamente:

  • Postes para arranhar unhas;
  • Cama;
  • Ginásio de gato.

5. Aquário com peixes

Aquario com peixes

Embora peixes e gatos possam realmente não ser uma boa combinação, um aquário, devidamente protegido, pode ser uma das melhores ideias para o seu gato ficar em casa entretido. Certifique-se também que, além de devidamente protegido, o aquário deve estar seguro.

6. Outro animal

Pondere adotar outro gato ou ter um cão e assim o seu animal terá o melhor dos entretenimentos: um companheiro para brincar e com quem passar o tempo.

7. Um quarto com vista

gato a janela

Os gatos são atraídos para o mundo exterior e gostam de ficar horas a observar o que se passa lá fora. Por isso deixe algum objeto no qual ele se possa sentar junto a alguma janela e o seu animal ficará agradecido.

8. Configure um espaço especial

A criação de uma zona só para o seu animal, onde pode colocar a cama, os brinquedos e até os postes de arranhar ou um ginásio ajudará a que o seu animal percebe o seu espaço em casa. Além disso, com todos os seus materiais localizados no mesmo espaço facilita a procura pelos materiais e a forma de ficar entretido.

9. Televisão ligada

gato e televisao

Já existem canais por cabo totalmente dedicados aos animais de estimação, de modo a que eles se sintam mais acompanhados e possam ter um meio de entretenimento para todo o dia.

10. Aproveite as vantagens dos meios digitais

Poderá instalar uma câmara que fica ligada ao seu smartphone e assim poder ver o seu animal sempre que deseja. Algumas permitem, inclusivamente, falar com o animal, diminuindo a sensação de saudade.

Veja também: