Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
23 Dez, 2019 - 09:05

Idade para castrar os cães: qual a melhor altura?

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Qual a idade para castrar os cães? Essa é uma das perguntas mais frequentes colocadas pelos tutores. Saiba qual a idade mais aconselhada, bem como os prós e os contras.

Idade para castrar os cães: qual a melhor altura?

A castração é o método mais eficaz e definitivo para impedir que os cães se reproduzam. Tanto em machos como em fêmeas, é um procedimento cirúrgico eletivo cada vez com mais aderência, pois para além de evitar uma gravidez indesejável tem efeitos benéficos na saúde do animal e no seu comportamento. No entanto, a idade para castrar os cães continua a ser uma questão controversa.

Idade para castrar os cães: o que é a castração?

Idade para castrar os cães: qual a melhor altura?

A castração é o termo utilizado para descrever a técnica cirúrgica em que são removidas as gónadas, ou seja, órgãos reprodutores, que no caso dos machos consiste na remoção dos testículos e no caso das fêmeas ovários, ou ovários e útero, dependendo da técnica utilizada.

Este procedimento é realizado com o principal objetivo de impedir que as fêmeas engravidem ou que os machos se possam reproduzir. No entanto, dependendo da idade em que o procedimento é realizado pode ter outras vantagens comportamentais e a nível de prevenção de patologias. Assim, este é um procedimento recomendado pelos médicos veterinários em todos os animais que não sejam criados com o objetivo de reprodução.

Idade para castrar os cães: altura ideal

Existem estudos que defendem várias perspectivas, sendo que uns defendem que existe maior benefício em o animal ser castrado antes da idade da puberdade, enquanto outros, referem que a castração deve ser mais tardia.

Ainda não existe, portanto, um consenso acerca da idade para castrar os cães, no entanto, é possível considerar os prós e contras da castração precoce e tardia. Em ambas as idades, existem estudos que comprovam que existem determinados benefícios, mas também alguns malefícios. Assim, a idade para castrar os cães, deve ser sempre um fator a considerar com o seu médico veterinário, dependendo da sua opinião médica e do animal em específico.

Idade para castrar os cães: castração precoce

Novo boletim de vacinas para cães e gatos já entrou em vigor

A castração precoce refere-se à realização do procedimento cirúrgico antes do animal atingir a idade da puberdade, ou seja, antes dos 7 meses de idade. As cadelas podem ser castradas a partir dos 3 a 4 meses, e os cães a partir das 6 a 8 semanas de idade. Todavia, o procedimento cirúrgico pode ter benefícios e também, por outro lado, ser prejudicial em alguns aspetos.

Assim, antes a idade para castrar os cães, deve ter em consideração um balanço entre os prós e contras, sendo que os tutores devem estar informados acerca dos mesmos e da castração precoce.

Prós da castração precoce

1. Previne o aparecimento de tumores mamários em 99,5%

Está comprovado cientificamente que o risco de aparecimento de tumores mamários diminui com a castração, uma vez que ocorre influência hormonal. Estudos indicam que, se a castração ocorrer antes do primeiro cio, o risco de a cadela vir a sofrer de tumores mamários é quase nulo (0,5%).

Quanto mais ciclos a cadela tem o risco de desenvolver tumores mamários aumenta, no entanto, é sempre benéfico castrar a cadela para impedir o desenvolvimento deste tumores.

2. Previne o risco de neoplasias testiculares

Em machos, existe também risco de neoplasias testiculares, que podem ser diminuídas com a castração precoce. Cães castrados têm probabilidade nula de ter tumores testiculares.

3. Previne o risco de piómetra

A piómetra é uma infeção uterina grave, que ocorre devido a alterações hormonais durante o ciclo reprodutivo da cadela. Cadelas que são castradas, têm o seu útero removido, e assim, não desenvolvem este tipo de infeção, e quanto mais cedo o fizerem menor o risco de ocorrer este problema.

4. Aumenta a longevidade

Cães e cadelas castrados antes do primeiro cio têm uma maior longevidade, devido ao menor risco de desenvolverem problemas associados com o aparelho reprodutor.

5. Evita a sobrepopulação

Infelizmente, existem cada vez mais animais abandonados, sendo que Portugal lida neste momento com uma grande população de animais sem dono. Castrando e esterilizando os animais previne que se reproduzam e fazendo-o antes do primeiro cio, evita que ocorram “acidentes”.

Assim, a castração precoce pode ser considerado um método contra o abandono e sobrepopulação.

6. Melhor recuperação pós-cirúrgica

Animais jovens recuperam muitos mais rápido e facilmente do que animais mais velhos quando são operados.

7. Diminui o risco de obesidade

A obesidade é um risco associado à castração, pois animais castrados, tendem a sofrer aumento de peso, devido às alterações hormonais que ocorrem. No entanto, estudos indicam que se os animais forem castrados precocemente, o risco de desenvolverem obesidade é menor.

Contras da castração precoce

1. Risco de problemas urinários em fêmeas

Cães e cadelas castrados precocemente mantêm os seus genitais infantis, o que pode levar, ainda não se sabendo exatamente porquê, a um maior risco de infeções urogenitais e incontinência urinária, problemas que podem ser tratados através de medicação.

2. Maior risco anestésico

Qualquer anestesia é um risco, no entanto, a anestesia pediátrica é de maior risco. No entanto, se for realizado um plano anestésico adequado individualmente o risco diminui.

3. Maior risco de problemas ortopédicos

Em especial algumas raças, se forem castradas antes da puberdade, o risco de desenvolverem problemas ortopédicos aumenta. Isto deve-se ao facto de as placas de crescimento ainda não estarem encerradas por essa altura, e as hormonas sexuais podem ter influência na alteração da estrutura óssea.

Os problemas mais comuns são a displasia da anca e rutura do ligamento cruzado cranial do joelho. Assim, cães que têm maior risco de sofrerem deste problema, devem aguardar pelo encerramento das placas de crescimento para se proceder à castração.

4. Maior risco de aparecimento de neoplasias

Apesar de ainda não existir informação clara sobre como se relacionam, parece existir uma relação entre alguns cancros e a castração precoce, como no caso de hemangiossarcomas, linfossarcomas e osteossarcomas.

Idade para castrar os cães: castração em adultos

8 razões para adotar um cão sénior

A castração tem sempre benefícios, independentemente da idade. Porém, em idades mais tardias, após o primeiro cio, os benefícios podem não ser tão grandes como em castrar animais jovens. No entanto, os riscos associados à castração precoce diminuem, mas podem surgir.

Assim, a idade para castrar os cães não existe, mas tendo em conta os vários riscos e benefícios da castração antes do primeiro cio em cadelas, ou da puberdade em cães, aconselha-se fazê-lo antes dessa data. Ainda assim, em algumas raças pode ser aconselhável aguardar até mais tarde.

Aconselhe-se sempre com o médico veterinário que assiste o seu animal, pois é o profissional de saúde habilitado a avaliar a melhor altura para o fazer, tendo em conta todos os fatores individuais.

Veja também

Fontes

Howe, L. Current perspectives on the optimal age to spay/castrate dogs and cats. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6070019/pdf/vmrr-6-171.pdf