Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Mar, 2020 - 15:36

Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto cria snacks saudáveis

Mónica Carvalho

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto criou snacks saudáveis, nutritivos e amigos do planeta. Vai querer provar!

snacks saudaveis up

Chamam-se Bean’Go e são snacks feitos a partir de leguminosas, 100% naturais, não têm glúten, corantes nem conservantes.

Foram criados na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U. Porto e estão disponíveis em diferentes sabores: feijão com manga e pimentão, tomate e oregãos, chili e alecrim e feijão, grão de bico e ervilha crocantes com sal.

Representam, assim, uma alternativa saudável e nutritiva para todos os gostos, visto que são feitos no forno, logo têm menos gordura e menos 40% de sal e 2,5 vezes mais proteína e fibra, quando comparados com outros produtos alimentares do género.

Os Bean’Go visam incentivar o consumo de leguminosas entre os portugueses, um ingrediente fundamental para a prevenção de doenças como diabetes ou cancro do cólon.

snacks saudaveis para o dia a dia

A receita destes snacks saudáveis não é nenhum segredo: as leguminosas são a estrela principal (60% do produto), mas fique também a saber que não têm glúten, corantes nem conservantes e recorre apenas a aromas naturais, permitindo uma maior preservação dos nutrientes e riqueza nutricional.

De igual forma, o cultivo das leguminosas “promove fixação de azoto e aumento de biomassa e atividade microbiana nos solos”, tendo um impacto ambiental positivo, visto que “os nossos snacks são, ao mesmo tempo benéficos para a saúde humana e para a sustentabilidade dos recursos alimentares”, conclui Duarte Torres, um dos investigadores do projeto.

Os Bean’Go são comercializados pela Snood Foods – uma spin-off da Universidade, e já se encontram à venda em alguns supermercados.

Os snacks foram desenvolvidos pelos investigadores Márcia Gonçalves, Gonçalo Barreto dos Santos, Débora Teixeira e Duarte Torres.

Fontes

  1. Universidade do Porto. Disponível em: https://noticias.up.pt/chegaram-os-snacks-saudaveis-da-u-porto/
  2. Bean’Go. Disponível em: https://bean-go.com/products.html