Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
16 Jul, 2019 - 16:18

Espirros reversos em cães: entenda por que acontecem

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Os espirros reversos em cães são uma situação recorrente que causam uma grande preocupação aos tutores. Compreenda melhor esta condição animal.

Espirros reversos em cães: entenda por que acontecem

Os espirros reversos em cães podem causar o pânico aos tutores, pois apesar de não terem grande relevância clínica, a primeira sensação é de que o animal não consegue respirar e está a sufocar. Mas será que é mesmo motivo de preocupação?

O que são os espirros reversos em cães?

espirros reversos em caes cao na relva

Os espirros reversos, também conhecidos por espirro invertido ou aspiração reflexa, é uma situação de dispneia inspiratória intensa, ou seja, uma dificuldade respiratória, que assim como um espirro, é um reflexo involuntário.

Num espirro normal o ar sai dos pulmões para o nariz, enquanto que num espirro reverso o que acontece é que o ar é puxado para dentro do nariz, provocando um som característico.

No entanto, se isto acontecer esporadicamente e depois de cada episódio tudo voltar à normalidade, não tem com que se preocupar.

Por que acontece?

A principal causa dos espirros reversos em cães é a irritação da garganta e obstrução das vias aéreas do cão. Esta irritação, por sua vez, pode ter várias causas, como:

  • Predisposição genética, ligada à anatomia, como por exemplo o alongamento do palato e estenose (estreitamento) das narinas;
  • Alergias;
  • Presença de pólipos ou massas nas vias aéreas;
  • Irritações físicas na garganta (traqueia) como puxões na coleira ou utilização de coleira de choques;
  • Mudanças de temperatura;
  • Acumulação e secreção nas vias respiratórias;
  • Inalação de produtos químicos;
  • Excitação do cão.

Sintomas dos espirros reversos em cães

espirros reversos em caes cao a roncar

Os sintomas dos espirros reversos são muito exuberantes e, por norma, causam aflição nos tutores, pois pensam que o animal está a asfixiar. Os sintomas podem ser confundidos com outras situações graves como asfixia por ingestão de corpo estranho, colapso da traqueia.

Se o seu cão passar por uma situação de espirros reversos pode notar:

  • Ronco;
  • Olhos arregalados ou fechados;
  • Fica estático com o pescoço esticado;
  • Inspira rapidamente com a boca fechada;

No caso de se tratar de um espirro reverso, o episódio dura entre 1 a 2 minutos e depois o cão volta ao normal. Por via das dúvidas contacte o seu médico veterinário se isto acontecer e se possível, tente filmar o episódio para conseguir explicar ao médico o que aconteceu.

Caso o episódio dure mais do que esse tempo, deve ir de imediato a uma consulta de urgência.

Espirros reversos em cães: o que deve fazer se o seu cão tiver um episódio?

espirros reversos em caes cao no veterinario

Se suspeita que o seu cão está a ter um episódio deste género, deve manter-se calmo, de forma a ajudar o animal. Pode massajar a garganta do cão com calma e tapar as suas narinas para o ajudar a deglutir e assim terminar este episódio.

Se ainda assim o cão manifestar dificuldades respiratórias, continua a manter a calma, pois caso contrário irá casar ansiedade no animal e piorar ainda a situação.

Ligue de imediato ao médico veterinário e explique a situação, enquanto se prepara para o levar para ser avaliado, pois pode tratar-se de outra situação mais grave que necessite de intervenção urgente.

Diagnóstico de espirros reversos em cães

espirros reversos em caes radiografia a cao

Regra geral, apenas observando o episódio, o médico veterinário percebe que se trata desta situação. Daí a importância do filme do momento dos espirros reversos no cão, pois muitas vezes os tutores não conseguem expressar-se da melhor forma.

No caso desta situação se repetir com muita frequência, ou acompanhada de outros sintomas, o médico veterinário pode recomendar a realização de alguns exames para perceber se existe alguma causa grave.

Pode ser necessário a realização de radiografias e endoscopias, ou em algumas situações TAC e ressonâncias magnéticas.

Tratamento de espirros reversos em cães

espirros reversos em caes cirurgia a cao

Não existe um tratamento específico para os espirros reversos em cães, desde que aconteçam esporadicamente e depois de terminar o episódio com duração máxima de 2 minutos, o animal volte ao normal.

Caso, se verifique que existe uma causa grave para este problema, como por exemplo, no caso da existência de pólipos ou massas, e que os episódios se estejam a tornar constantes e o animal apresente outros sintomas, cabe ao médico veterinário avaliar a possibilidade de cirurgia para remoção. Dessa forma, os espirros reversos também irão parar.

Se o animal for de uma raça com uma conformação que predisponha a ocorrência destes episódios, cabe também ao médico veterinário, considerar a possibilidade de cirurgia para correção anatómica.

Como prevenir espirros reversos em cães?

mulher a fumar na varanda espirros reversos em caes

Caso os espirros sejam esporádicos e sem gravidade, é provável que a causa seja devido a alergias, substâncias irritantes, mudanças de temperatura ou produtos químicos. Assim, pode ter cuidado em expor os cães a estas situações.

Por exemplo, os perfumes e o tabaco podem ser substâncias irritantes na garganta do cão, que provocam estes episódios, por isso é uma boa ideia evitar colocar perfume perto do cão ou fumar na mesma divisão.

Os ambientadores por serem muito agressivos, por vezes também podem criar reações alérgicas e causar estes episódios, por isso se tem animais em casa verifique qual o tipo de ambientador mais adequado.

Ao limpar a casa ou o local onde o animal fica, deve também ter cuidado com o tipo de produtos de limpeza a utilizar.

Veja também: