Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Fev, 2020 - 14:24

Hospital de São João implanta dispositivo inovador para o Parkinson

Mónica Carvalho

Centro Hospitalar Universitário de São João foi o terceiro hospital a nível mundial, a implantar este dispositivo médico, de tratamento adaptado.

tratamentos para o parkinson novo dispositivo

Até ao dia de hoje, apenas dois hospitais alemães o tinham feito. Agora, Portugal, graças ao Hospital de São João entra no topo dos tratamentos para o Parkinson. Desta feita com a implementação de um dispositivo médico inovador que, ao registar informação sobre dados cerebrais de doentes com Parkinson, “abre a possibilidade de o tratamento ser mais adaptado” ao estado clínico do doente.

“A ideia base é ver se somos capazes de evoluir do tratamento da doença para o tratamento do doente”, afirmou Rui Vaz, diretor do serviço de Neurocirurgia do CHUSJ e responsável pela equipa que fez, a 21 de janeiro, o implante do dispositivo médico.

tratamentos para o parkinson nova tecnologia

O dispositivo chama-se “BrainSense” e, além de ser capaz de “estimular o cérebro, permite também captar informação sobre as ondas cerebrais (ondas beta)d que estão relacionadas com os sintomas de Parkinson”.

O neurocirurgião afirma que o neuro estimulador é apenas aplicável a doentes de Parkinson com síndrome acinética-rígido, isto é, com os movimentos limitados, logo nem todos os doentes são elegíveis para colocação do dispositivo. “O tratamento atual é praticamente constante ao longo de todo o dia, quando a doença em si oscila ao longo do dia. Portanto, este será o primeiro passo para, através dos registos obtidos, adaptarmos o tratamento ao estado clínico do doente durante o dia, com menos tratamento nas fases em que se encontra bem e mais tratamento nas fases em que se encontra mal”, explica o especialista.

Veja também