Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
05 Dez, 2019 - 13:39

Dia Internacional do Voluntariado: já ajudou alguém hoje?

Mónica Carvalho

O Dia Internacional do Voluntariado tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. Ajude o próximo sempre que puder.

Dia Internacional do Voluntariado: já ajudou alguém hoje?

O Dia Internacional do Voluntariado foi proclamado a 05 de dezembro de 1985 pelas Nações Unidas. Desde então, tem-se vindo a alertar consciências para a importância da realização de ações de voluntariado como forma de ajudar quem mais precisa e numa perspetiva de crescimento pessoal interior.

Por que deve fazer voluntariado?

dia internacional do voluntariado voluntarios juntos

Atualmente a vida é bastante agitada, entre todos os compromissos profissionais e pessoais. Mas ajudar uma causa ou alguém que precise poderá trazer-lhe uma sensação de conquista e bem-estar como nenhuma outra ação o poderá fazer. Conheça alguns benefícios que o voluntariado pode trazer à sua vida.

1. Os voluntários vivem mais e são mais saudáveis

Para muitos, o voluntariado é ainda mais benéfico para a saúde do que a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada. Os ganhos em saúde e longevidade com o voluntariado ajudam a manter-se ativo, com energia e a sentir-se útil, mesmo numa altura da vida em que a idade começa a dar os seus sinais.

2. O voluntariado ajuda a criar relacionamentos fortes

Num mundo onde quase tudo se passa online, é importante fomentar as relações interpessoais, para combater a solidão, o isolamento e os efeitos nefastos que tais situações podem provocar.

Trabalhar com outros voluntários numa mesma causa, ajuda a criar um sentimento forte de união e pertença e a criar amizades com pessoas que partilham os mesmos valores.

3. O voluntariado pode ajudar no campo profissional

É natural que durante as ações de voluntariado encontre pessoas de diferentes setores de atividade que podem ajudar a aumentar a sua rede de contactos e, com isso, potenciar novas possibilidades de carreira.

4. O voluntariado traz um sentido de propósito

Na própria natureza de fazer voluntariado está o ato de trabalhar e dar de si sem esperar nada em troca. Nesse sentido, as pessoas optam por desenvolver trabalho voluntário em áreas que lhes façam sentido, com as quais se identifiquem e que lhes proporcione bem-estar.

Onde fazer voluntariado?

Seguramente na sua área de residência, encontrará algumas formas de fazer trabalho voluntário, seja numa associação de animais, num hospital, numa organização não governamental ou até numa associação sem fins lucrativos.

Deixamos uma lista de locais nacionais e internacionais onde poderá também consultar oportunidades para ser voluntário.

Fontes

1. Calendarr. Disponível em: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-voluntariado/
2. Volunteering Solutions. Disponível em: https://www.volunteeringsolutions.com/blog/reasons-to-volunteer/
3. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-third-age/201403/5-reasons-why-you-should-volunteer