Está constantemente preocupado? Não consegue desligar do trabalho? Não sabe como relaxar ou desfrutar dos momentos de descontração? Não está sozinho e é para isso que serve o Dia de Consciencialização do Stress.
A efeméride é a oportunidade ideal para ter noção do quanto este fator pode afetar a qualidade de vida, a todos os níveis, seja pessoal ou profissional. Assuma este dia como uma oportunidade para começar a tomar conta de si mesmo, para tirar tempo para identificar as pressões a que está sujeito e de que forma pode reduzi-las ou até mesmo eliminá-las.
É um problema quase invisível, na medida em que pode ser difícil de diagnosticar e é, muitas vezes, ignorado pelo próprio indivíduo, que tende a desvalorizar o que está a sentir.
Daí que, datas como esta ajudem a alertar para a importância do bem-estar de cada um, de partilhar estratégias de combate ao stress ao nível pessoal e organizacional.
Dicas para aprender a lidar com o stress
São conselhos genéricos e abrangentes que podem não surtir o efeito esperado, pois cada pessoa reage ao stress e respetivas formas de controlo de forma diferente. Se se sente num estado de descontrolo, não perca mais tempo e peça ajuda médica.
No dia-a-dia, pode experimentar as seguintes dicas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) (3):
- Inspirar e expirar profundamente durante alguns segundos;
- Fazer pausas ao longo do dia de trabalho e afastar-se da secretária, preferencialmente;
- Não acumular demasiado trabalho – pedir ajuda sempre que necessário;
- Apontar todos os compromissos e tarefas, para não estar a sobrecarregar o cérebro com esse tipo de informação;
- Trabalhar num espaço limpo e organizado, e, por que não, decorado com objetos que o façam sentir-se bem e feliz;
- Praticar exercício físico com regularidade – nem que seja uma simples caminha diária;
- Ter uma alimentação equilibrada;
- Ser positivo e não começar de imediato a pensar nos piores cenários possíveis quando algo de errado acontece;
- Fazer meditação;
- Ouvir música.
OMS classifica o stress como uma epidemia mundial
A OMS destaca o stress laboral como uma epidemia à escala mundial. Para isso, é importante apelar à compreensão dos fatores que contribuem para a adaptação das pessoas aos diferentes e cada vez mais exigentes contextos de trabalho, que é, de acordo com a instituição, o principal motivo que leva ao aparecimento de stress.
Os principais fatores de stress estão associados com:
- A qualidade das relações profissionais, seja com os colegas de trabalho, chefias ou clientes;
- A forma como é tratado pela empresa onde trabalha;
- As condições de trabalho existentes;
- Exigências e pressões a que o indivíduo está sujeito;
- A ausência de oportunidades de progressão na carreira;
- A baixa remuneração ou remuneração injusta para o trabalho desempenhado.
Em casos extremos, o excesso de stress pode levar ao burnout, classificado como uma doença dos tempos modernos pela OMS. Trata-se de um quadro de esgotamento profissional identificado por três sinais clássicos:
- Esgotamento físico e psíquico;
- Indiferença e perda de personalidade;
- Baixa satisfação profissional.
Ao nível físico, podem também ocorrer algumas alterações como o aparecimento de dores de cabeça, dores de coluna e musculares.
Veja também:
- Stress no trabalho: como garantir o bem-estar laboral?
- 3 passos para lidar com o stress da melhor forma
- Saiba como o stress afeta o nosso cérebro: previna-se!
Fontes:
1. Calendarr
2. Serviço Nacional de Saúde
3. World Health Organization