Vamos falar-lhe das mais emblemáticas cidades do Carnaval.
Um pouco por todo o mundo, há festas e bailes e corsos carnavalescos.
Descubra-as e, quem sabe, se no próximo Carnaval não visita uma delas?
Espreite abaixo!
As emblemáticas cidades do Carnaval
1. Rio de Janeiro, Brasil
O Rio de Janeiro é, sem dúvida alguma, uma das mais emblemáticas cidades do Carnaval. Aquele que é um dos carnavais mais conhecidos e mais falados do mundo, com o cortejo mais famoso do mundo é o Carnaval carioca.
Todos os anos milhares de pessoas chegam ao Rio de Janeiro para viver a época mais louca do ano. Nesta altura do ano, no Carnaval, até alguns comportamentos menos aceitáveis durante o resto do ano, são tolerados pela abertura e, até alguma loucura, que o Carnaval representa.
A música sai à rua todos os anos no Brasil, para acompanhar as super produções das escolas de samba que até incluem efeitos especiais. São cinco dias de muita alegria e música nesta cidade do sudeste brasileiro.
Para os amantes do Carnaval é um destino obrigatório nem que seja uma vez na vida.
2. Veneza, Itália
O Carnaval de Veneza é uma festa onde impera a elegância desde o século XVII, altura em que os nobres se disfarçavam e saiam à rua para se misturar com o povo.
Os trajes do Carnaval de Veneza são típicos e característicos dessa época e as máscara venezianas são famosas por todo o mundo. As mulheres vestem longos vestidos decorados elegantemente à época e os homens, roupas de seda negra e chapéu de três bicos.
Também Veneza, e à semelhança das mais emblemáticas cidades do Carnaval, atrai todos os anos cerca de 3 milhões de turistas para uma espetacular e elegante festa que tem a duração de 10 dias.
3. Nice, França
O Carnaval de Nice, em França, é celebrado desde 1294. Carros alegóricos impressionantemente enfeitados com flores, desfiles diurnos e noturnos, batalhas de flores, fogo de artifício e no final dos festejos, a queima do carro do rei.
No corso carnavalesco em Nice, à semelhança do que acontece noutras cidades por todo o mundo, as críticas à política nacional e internacional abundam e este ano é até possível ver um gigantesco Trump sentado em cima de barris de petróleo.
Este ano os festejos carnavalescos terminam no dia 25 de fevereiro e os milhares de pessoas que saem à rua em Nice estão sujeitas a apertados controlos de segurança.
4. New Orleans, EUA
Nos Estados Unidos da América, o Carnaval mais conhecido é o de New Orleans. Nesta cidade, também conhecida como a cidade do jazz, o Carnaval é caracterizado pelas máscaras de gesso, colares coloridos e com doces e numerosos desfiles de músicos durante todo o mês.
Em New Orleans, o Carnaval tem uma particularidade capaz de agradar a muitos: em troca de colares e de doces, é comum as mulheres mostrarem os seios.
Mas há quem tos troque por uma simples caneca de cerveja, um número de telefone ou mesmo um beijo. Está à espera de quê?
5. Barranquilla, Colômbia
Pensar na Colômbia é pensar em muita cor, festa e alegria. O Carnaval de Barranquilla, uma das mais emblemáticas cidades do Carnaval, é muito famoso e foi declarado como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco.
O ponto alto do Carnaval de Barranquilla na Colômbia é no sábado antes do domingo gordo com a Batalha das Flores. Neste evento cultural, expressam-se todas as variedades culturais e de folclore.
Muitas máscaras, representando animais, nativos, super heróis e muitas mais desfilam peças ruas desta cidade colombiana em ambiente de muita festa.