Teresa Santos
Teresa Santos
02 Ago, 2021 - 14:24

Faça um check-up dentário, antes de ir de férias, e evite imprevistos

Teresa Santos
Patrocinado por:

Já está a planear as suas férias? Então, saiba que antes de partir de viagem, deve fazer um check-up dentário. Porquê? Nós explicamos de seguida!

COVID-19 e cuidados no dentista: mulher no dentista

O Barómetro de Saúde Oral de 2019 mostra números alarmantes, no que às idas dos portugueses  ao dentista diz respeito. Aproximadamente 1/3 da população nacional admite não fazer qualquer check-up dentário, o que significa que não vai ao dentista ou que apenas visita este médico em caso de urgência.

Para atingirmos os números dos países europeus de referência, é preciso que os portugueses fiquem mais sensíveis e ganhem mais consciência sobre a relevância de fazer um check-up dentário, pelo menos duas vezes por ano. Perceba porquê.

Em que consiste um check-up dentário

Não realizar periodicamente um check dentário faz com que milhares de pessoas não previnam vários problemas orais que causam dor, desconforto, desfiguração e que até podem mesmo conduzir à morte, em casos mais graves.

Complicações como as cáries dentárias ou as gengivites, por exemplo, podem evoluir para outros problemas de saúde, como as doenças cardíacas, o cancro, a diabetes, entre outras. Na origem destes quadros, pode estar a não execução ou a execução insuficiente de check-ups dentários.

Isto, porque o check-up dentário é uma forma de evitar que as doenças orais surjam ou progridam. Portanto, é essencial fazer consultas dentárias de rotina, cuja periodicidade pode variar de caso para caso, mas que, em média, é de 6 em 6 meses.

Homem no dentista em tempos de pandemia

O que se avalia?

O check-up dentário serve não só para avaliar o estado dos dentes, gengivas e boca, como para realizar alguns procedimentos, nomeadamente remover o tártaro. Além disso, pode ser feito um raio-X à boca, de modo a definir tratamentos que possam ser necessários realizar, como, por exemplo, restaurar dentes.

Check-up dentário antes de fazer check-in!

Vá de férias com tranquilidade!

Durante o check-up dentário, o médico dentista pode, ainda, aconselhar o paciente em relação à rotina de higiene oral que ele deve adotar, assim como indicar alguns comportamentos prejudiciais à saúde oral, como é o caso da má alimentação, do tabaco, do álcool e da cafeína.

Onde fazer um check-up dentário?

A Smile.up é a maior rede portuguesa de clínicas dentárias e lançou uma nova proposta de check-up dentário durante os meses de julho e de agosto. O check-up inclui uma consulta de avaliação com Raio-X, destartarização e plano de tratamento.

Oscar Salamanca, CEO da Smile.up, explica que:

“A Smile.up tem como grande objetivo institucional ser um promotor ativo da oferta de saúde oral de alta qualidade para todos os portugueses, porque reconhece que ainda há um caminho a fazer em matéria de consciencialização quanto à importância crítica da saúde dentária para o quadro geral de bem-estar e felicidade de cada pessoa.”

Jose Rodriguez, Diretor de Operações da Smile.up, acrescenta ainda:

“Nos meses de verão, centenas de milhar de portugueses preparam as malas e vão de viagem, contudo muitos esquecem-se de avaliar o estado de saúde oral para garantirem que não existem cáries, gengivites, periodontites ou outros problemas que podem comprometer o seu bem-estar e a tranquilidade das suas férias.”

Assim, com a campanha “Faça o seu check-up dentário antes do check-in”, a Smile.up deseja proporcionar a todos os que visitem as suas clínicas umas ótimas férias, sem dores de dentes a prejudicar os seus dias de descanso.

Agende já o seu check-up e vá de férias descansado!

Nas clínicas Smile.up!

Veja também