Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Fev, 2018 - 18:38

Carnaval de Loulé 2019: o que vai acontecer no mais antigo Carnaval do país

Mónica Carvalho

De 03 a 05 de março, o Carnaval de Loulé sai à rua, com a promessa de três dias de muita alegria, festa e diversão. Vai querer perder toda a diversão?

Carnaval de Loulé 2019: o que vai acontecer no mais antigo Carnaval do país

Carnaval de Loulé conta mais de um século de existência e é, por isso, conhecido como o mais antigo do país.

Todos os anos, milhares de foliões aguardam com ânsia o famoso o cortejo com sátira política e social e que conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos.

Este ano, o tema é “O Circo Selfie”, que dá o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes de uma festa que vai apostar numa vertente mais ecológica.

Tal acontece, devido à utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Se estiver por lá, saiba que deverá colocar os copos utilizados nos contentores castanhos usados para o efeito, que serão, posteriormente, levados para o aterro de compostagem e transformados em composto de qualidade para a agricultura.

A festa do Carnaval de Loulé 2019 será uma espécie de circo gigante ao ar livre, de acordo com a organização, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas e domadores, num total de 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do Concelho e escolas de samba. Por entre bailarinas de samba, os animadores, cabeçudos, gigantones e até uma fanfarra, o espetáculo conta com mais de 600 figurantes.

Programa do Carnaval de Loulé

carnaval de loule

Nos três dias de Carnaval de Loulé, o desfile arranca às 15h e prolonga-se até às 17h30. As entradas custam 2 euros e todas as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade e do movimento associativo do concelho.

Como já é hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 01 de março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h.

As figuras do Carnaval de Loulé

carnaval de loule palhacos

O corso carnavalesco é sempre imperdível. Todos os anos é escolhido um tema e tudo é preparado em torno do mesmo, com muita sátira e caricaturas à mistura, com destaque para personagens que marcaram os últimos tempos de Portugal e no mundo.

A encimar esta paródia, estará o Presidente Marcelo, que fará a viagem à boleia de um camião, numa paródia ao recente momento que envolveu o Presidente da República para ouvir as preocupações dos camionistas.

Outra figura marcante é Cristiano Ronaldo, que chega à Avenida José da Costa Mealha, acompanhado pela mãe Dolores Aveiro, mas também de Kathryn Mayorga, a norte-americana que acusou Ronaldo de violação.

Também o mundo animal terá representação neste desfile. Desde uma “Tourada à Portuguesa” que estará retratada, com o político e poeta Manuel Alegre como principal espetador, até ao domador de leões e dragões Luís Filipe Vieira.

Theresa May e Angela Merkhel surgem como halterofilistas na arena deste “Circo Selfie”, numa disputa para saber quem será a campeã do levantamento de pesos – uma notória associação ao Brexit.

E, claro, não poderiam faltar as “trumpalhadas” de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, que já é presença habitual do Carnaval de Loulé, mas desta vez como lançador de facas, fazendo os seus arremessos a dois alvos distintos: aos muçulmanos e aos mexicanos.

Eventos desportivos do Carnaval de Loulé

Relativamente aos eventos desportivos a decorrer no âmbito das celebrações do Carnaval de Loulé, destacam-se os seguintes:

  • 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, nos dias 02, 03 e 04 de março;
  • Marcha Corrida Carnaval, na Cerca do Convento, no dia 01 de março;
  • Passeio Domingueiro Carnaval de Loulé, com partida da Avenida José Costa Mealha, no dia 03 de março, às 9h30;
  • Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé, às 10h00 na Avenida José Costa Mealha, a 03 de março.

Curiosidades sobre o Carnaval de Loulé

O mais antigo Carnaval do país possui factos históricos que nos permitem compreender a sua atualidade. Confira quais são:

  • 1906: o primeiro carro a desfilar foi o de José da Costa Guerreiro, com a sua tripulação elegantemente transportada numa caleche puxada por cavalos, decorada com flores de papel de seda;
  • 1955: a Comissão Organizadora solicitou às famílias de Loulé que alugassem quartos a turistas que chegassem ao concelho para assistir aos festejos. De tal forma era uma festa concorrida, que a venda de carne para Lisboa e Porto foi reduzida, para que nada faltasse nos talhos de restaurantes de Loulé;
  • 1960: apareceram, pela primeira vez, notas sambistas nos festejas do Carnaval de Loulé. Uma tradição que se mantém até aos dias de hoje.

Veja também: