Share the post "Carnaval de Loulé 2019: o que vai acontecer no mais antigo Carnaval do país"
O Carnaval de Loulé conta mais de um século de existência e é, por isso, conhecido como o mais antigo do país.
Todos os anos, milhares de foliões aguardam com ânsia o famoso o cortejo com sátira política e social e que conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos.
Este ano, o tema é “O Circo Selfie”, que dá o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes de uma festa que vai apostar numa vertente mais ecológica.
Tal acontece, devido à utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Se estiver por lá, saiba que deverá colocar os copos utilizados nos contentores castanhos usados para o efeito, que serão, posteriormente, levados para o aterro de compostagem e transformados em composto de qualidade para a agricultura.
A festa do Carnaval de Loulé 2019 será uma espécie de circo gigante ao ar livre, de acordo com a organização, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas e domadores, num total de 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do Concelho e escolas de samba. Por entre bailarinas de samba, os animadores, cabeçudos, gigantones e até uma fanfarra, o espetáculo conta com mais de 600 figurantes.
Programa do Carnaval de Loulé
Nos três dias de Carnaval de Loulé, o desfile arranca às 15h e prolonga-se até às 17h30. As entradas custam 2 euros e todas as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade e do movimento associativo do concelho.
Como já é hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 01 de março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h.
As figuras do Carnaval de Loulé
O corso carnavalesco é sempre imperdível. Todos os anos é escolhido um tema e tudo é preparado em torno do mesmo, com muita sátira e caricaturas à mistura, com destaque para personagens que marcaram os últimos tempos de Portugal e no mundo.
A encimar esta paródia, estará o Presidente Marcelo, que fará a viagem à boleia de um camião, numa paródia ao recente momento que envolveu o Presidente da República para ouvir as preocupações dos camionistas.
Outra figura marcante é Cristiano Ronaldo, que chega à Avenida José da Costa Mealha, acompanhado pela mãe Dolores Aveiro, mas também de Kathryn Mayorga, a norte-americana que acusou Ronaldo de violação.
Também o mundo animal terá representação neste desfile. Desde uma “Tourada à Portuguesa” que estará retratada, com o político e poeta Manuel Alegre como principal espetador, até ao domador de leões e dragões Luís Filipe Vieira.
Theresa May e Angela Merkhel surgem como halterofilistas na arena deste “Circo Selfie”, numa disputa para saber quem será a campeã do levantamento de pesos – uma notória associação ao Brexit.
E, claro, não poderiam faltar as “trumpalhadas” de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, que já é presença habitual do Carnaval de Loulé, mas desta vez como lançador de facas, fazendo os seus arremessos a dois alvos distintos: aos muçulmanos e aos mexicanos.
Eventos desportivos do Carnaval de Loulé
Relativamente aos eventos desportivos a decorrer no âmbito das celebrações do Carnaval de Loulé, destacam-se os seguintes:
- 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, nos dias 02, 03 e 04 de março;
- Marcha Corrida Carnaval, na Cerca do Convento, no dia 01 de março;
- Passeio Domingueiro Carnaval de Loulé, com partida da Avenida José Costa Mealha, no dia 03 de março, às 9h30;
- Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé, às 10h00 na Avenida José Costa Mealha, a 03 de março.
Curiosidades sobre o Carnaval de Loulé
O mais antigo Carnaval do país possui factos históricos que nos permitem compreender a sua atualidade. Confira quais são:
- 1906: o primeiro carro a desfilar foi o de José da Costa Guerreiro, com a sua tripulação elegantemente transportada numa caleche puxada por cavalos, decorada com flores de papel de seda;
- 1955: a Comissão Organizadora solicitou às famílias de Loulé que alugassem quartos a turistas que chegassem ao concelho para assistir aos festejos. De tal forma era uma festa concorrida, que a venda de carne para Lisboa e Porto foi reduzida, para que nada faltasse nos talhos de restaurantes de Loulé;
- 1960: apareceram, pela primeira vez, notas sambistas nos festejas do Carnaval de Loulé. Uma tradição que se mantém até aos dias de hoje.