Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Nov, 2019 - 13:00

Azul Russo: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

À primeira vista, o Azul Russo chama imediatamente a nossa atenção pelo seu manto cinzento-azulado, olhos brilhantes de um verde intenso e pose elegante.

azul russo

O Azul Russo é tradicionalmente um gato de pelo curto, embora surjam versões de pelo comprido, que são classificadas como uma raça separada, a que deram o nome de Nibelungo. Alguns criadores desenvolveram gatos com mantos completamente brancos ou pretos, mas estes não são aceites pela maior parte das entidades.

Características gerais do azul russo

grupoGrupo: Gatos de pelo curto
origemPaís de Origem: Rússia
portePorte: médio
pesoPeso ideal: de 3kg a 5,5kg
corCor: cinzento azulado
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 15 anos
preçoPreço médio: de 450€ a 970€

Características específicas do azul russo

Dando preferência a ambientes estáveis, é um gato que se habitua muito a uma rotina e não lida bem com mudanças. O Azul Russo precisa de comer sempre à mesma hora, o que também se aplica ao momento de ir dormir e até brincar. Qualquer alteração pode causar-lhe angústia e mau humor, não sendo, portanto, adequado a quem muda muitas vezes de casa, já para não falar que é um gato de um só proprietário.

Esta raça é uma boa opção para donos ocupados ou que estão muito tempo fora de casa, pois são capazes de se entreter sozinhos por horas na ausência de companhia. Isto faz com que seja importante disponibilizar-lhe brinquedos, de preferência variados, para que não se aborreça.

rating 3Energia
rating 3Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 1Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 1Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do azul russo

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 10 anos10 – 15 anos

Físico do Azul russo

azul russo gato

O Azul Russo tem um corpo comprido e musculado, que lhe confere elegância e agilidade de movimentos. No prolongamento do pescoço fino e reto, encontramos uma cabeça curta e cuneiforme, com superfícies planas. Nela, assentam orelhas afastadas com as pontas ligeiramente arredondadas e olhos amendoados, sempre de um tom verde-esmeralda.

O manto cinzento-azulado, com as pontas dos fios prateadas, é curto, denso, sedoso e duplo, apresentando uma camada interior abundante.

Temperamento do azul russo

O Azul Russo é um gato meigo, ponderado e inteligente, embora, por vezes, muito caprichoso. Por ser tímido e reservado, os donos terão de ganhar a sua confiança, mas uma vez conquistados, dão-se bem com todos os membros da família, mostrando sensibilidade perante as emoções humanas.

Com estranhos, o processo de aproximação é substancialmente mais difícil e, por norma, estes gatos escondem-se imediatamente na sua presença. Quando colocados em situações de tensão, podem tornar-se medrosos e temperamentais.

Problemas de Saúde do azul russo

RinsCálculos renais e problemas do trato urinário
OutrosObesidade

Cuidados a ter com o azul russo

UnhasDevem ser cortadas quando houver necessidade que, em geral, é quinzenalmente
AlimentaçãoÉ importante não exceder as doses recomendadas para a sua condição física, idade e raça
OutrosO Azul Russo é uma raça exigente com a higiene da caixa de areia, pelo que deve mantê-la sempre limpa

Origem do azul russo

A história desta raça é incerta e até um pouco controversa. Para uns, o Azul Russo pode ter tido origem no século XVIII no porto de Arcangel, Norte da Rússia, uma região de temperaturas praticamente negativas, o que pode explicar o seu pelo espesso.

Daí, no século seguinte, foi levado em barcos de mercadores russos para o Norte da Europa e Inglaterra, onde foi registado pela primeira vez numa exposição. Na época, o Gato Arcangel ou Azul Estrangeiro, como era chamado, competia ao lado de outras raças de gatos azuis de pelo curto, até 1912.

Outras teorias apontam que o Azul Russo seria descendente dos gatos que pertenciam à família do Czar e que era o preferido da Rainha Vitória.

Após a Segunda Guerra Mundial, e com a raça em risco de extinção, foi iniciado um programa de revitalização que incluiu o cruzamento com siameses, embora essa mistura se tenha tornado indesejada na década de 60.

Curiosidades sobre o azul russo

Os fãs da série animada Tom and Jerry acreditam que Tom, um dos protagonistas, é um Azul Russo, devido ao seu pelo cinzento-azulado e aos seus brilhantes olhos verdes.

Nyan Cat, um vídeo colocado no Youtube que acabou por se tornar um meme da Internet, mostra um gato cinzento a voar através do espaço, deixando para trás um rasto de arco-íris. Foi criado em 2011 pelo ilustrador Chris Torres, que tinha um Azul Russo chamado Marty.

Conheça mais raças de gatos:

Artigos Relacionados