Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Mai, 2017 - 16:49

Indispensável: 4 acessórios para a segurança do bebé

Mónica Carvalho

Com as crianças todo o cuidado é pouco, por isso sugerimos 4 acessórios para a segurança do bebé que podem parecer bastante peculiares, mas que se revelarão bastante úteis.

Indispensável: 4 acessórios para a segurança do bebé
O artigo continua após o anúncio

As crianças são naturalmente curiosas e não têm qualquer noção de perigo. Por isso, recomendamos 4 acessórios para a segurança do bebé que vão facilitar a vida de qualquer pai, principalmente fora de casa, nos momentos de passeio.

De acordo com a Organização Não Governamental “Criança Segura – Safe Kids Brasil”, cerca de 90% dos acidentes ou lesões não intencionais com crianças até 14 anos poderiam ser evitados com medidas de prevenção simples, como modificações no meio ambiente e pequenas adaptações necessárias quer em casa, quer na rotina familiar.

4 acessórios para a segurança do bebé

As crianças, em especial os bebés, são seres muito frágeis e com reflexos mais lentos que os dos adultos, pelo que é importante reforçar a atenção e os cuidados a ter quando se cuida deles.

Por outro lado, o seu desenvolvimento cerebral acontece à medida que crescem, pelo que na fase inicial da sua vida ainda não compreendem o que é o perigo.

É neste contexto que surgem os acessórios para a segurança do bebé. Confira 4 sugestões que têm tanto de peculiar como de útil.

1. Pulseiras de identificação

As pulseiras de identificação existem em vários modelos, cores, materiais… Há para todos os gostos e até pode ter várias. O importante é que a mesma contenha gravado o nome e o número de contacto de um dos pais, pelo menos, para que sejam facilmente contactáveis caso a criança se perca.

Este produto é igualmente importante para a identificação de algum problema de saúde, como diabetes ou outras condições médicas como o autismo, por exemplo.

> Veja aqui mais sobre este acessório.

2. Arnés de segurança

Quando a criança começa a gatinhar, já consegue adivinhar a etapa que se segue: os primeiros passos e, claro, as primeiras quedas. E é aqui que este arnés de segurança pode dar uma grande ajuda.

O artigo continua após o anúncio

Este assistente para ajudar o bebé a aprender a caminhar possui uma espécie de cadeirinha, com cinto, para dar estabilidade à criança.

Caminhar de cinto ajuda o bebé a aprender a andar mais naturalmente. As correias são ajustáveis à altura da criança e permitem manter sempre uma postura correta, quer para os bebés, quer para as crianças.

> Saiba mais aqui sobre este acessório.

3. Mochila com arnés

É da tão conhecida loja para produtos infantis que nos chega a terceira sugestão de acessórios para a segurança do bebé.

Esta mochila permite que a criança transporte as suas coisinhas, como tão orgulhosamente gosta de o fazer, desde o lanche a pequenos brinquedos. Esta poderia ser uma mochila como outra qualquer, mas a vantagem é que possui um arnês que permite que a criança esteja sempre a uma distância de segurança dos seus pais.

Ideal principalmente para locais com muitas pessoas, evitando o risco de a criança fugir pelo meio da multidão.

> Saiba mais aqui sobre este acessório para a segurança do bebé.

4. Fita de segurança

As crianças são irrequietas, possuem uma energia inesgotável e são extremamente curiosas em relação a tudo o que as rodeias e isso pode originar alguns problemas, como estarem sempre a fugir de perto dos pais, ou das pessoas que as acompanham.

O artigo continua após o anúncio

Por muito polémica que esta fita de segurança possa parecer, se olharmos para o lado positivo, poderá ser um acessório muito útil.

> Veja mais aqui sobre este acessório.

6 dicas gerais para a proteção das crianças

dicas para a seguranca do bebe

Se a hora do passeio pode parecer-lhe o momento mais complicado para manter a criança em segurança, saiba que em casa também há muitos perigos à espreita.

Confira algumas soluções rápidas que podem ser milagrosas na hora H.

1. Proteger as escadas

No caso de ter escadas em casa, deve colocar barreiras e proteções em todos os acessos às escadas e fechá-los, sempre que passar por lá.

2. Portas e janelas

É importante deixar as portas e janelas bem fechadas, sendo aconselhável instalar um fecho de segurança que impeça as crianças de as abrir.

3. Móveis

Tenha em atenção os móveis que decoram a sua casa, pois as crianças gostam de os escalar, podendo originar quedas.

Assim, adquira móveis seguros, com pontas redondas ou coloque posteriormente as devida protecções.

O artigo continua após o anúncio

Evite ainda móveis com rodas ou de vidro que podem partir-se e provocar ferimentos.

4. Casas de banho

Existem muitos perigos que podem ser evitados: a criança deve estar sempre voltada para a torneira; deve existir um tapete anti-derrapante e um protetor insuflável nas torneiras.

E, claro, controle sempre a temperatura da água, para não queimar a criança.

5. Brinquedos

Evite deixar brinquedos nos berços da hora de dormir, pois as crianças podem asfixiar-se com os mesmos.

Cuidado também com brinquedos muito pequenos, já que as crianças podem engoli-los e asfixiarem-se.

6. Automóveis

Quando transportar bebés ou crianças nos automóveis, deve ter em atenção que estes se devem sentar numa cadeira própria, adaptada ao peso e à idade, idealmente no banco traseiro.

Veja também: