7 Vinhos que deve ter sempre em casa: opções para todas as ocasiões

Para toda e qualquer ocasião, conheça os vinhos que deve ter em casa para que nenhum festejo ou momento de felicidade passe em vão. Estas são as nossas sugestões.

7 Vinhos que deve ter sempre em casa: opções para todas as ocasiões
Que nunca faltem em sua casa!

Seja para um jantar especial, para beber um copo e relaxar após um dia de trabalho, ou até mesmo para brindar com os amigos que aparecem sem aviso prévio, é sempre bom ter em casa algumas garrafas de vinho que sirvam cada ocasião.

Tendo em conta que existem várias variedades de vinho e regiões vitivinícolas, e que todos os dias são lançados novos vinhos, isto pode tornar-se confuso na hora de decidir quais os vinhos a comprar.

Desvendamos-lhe, assim, o segredo para construir uma “garrafeira” prática e abrangente, com variedade de regiões vinícolas portuguesas, para que possa agradar a todos os paladares, com vinhos de grande qualidade e a preços acessíveis.

Dos vinhos mais versáteis aos mais complexos, para beber enquanto cozinha ou para um jantar marcante e memorável, deixamos-lhe uma lista simples dos vinhos que deve ter em casa.

Os 7 melhores vinhos que deve ter em casa para qualquer ocasião


1. Espumante: o vinho perfeito para festejar

vinho espumante


Espumante Contemporal Branco Bruto Reserva
Quando o motivo é de festejo, associamos sempre o espumante como referência para momentos de comemoração. Versátil, fresco e fácil de agradar até aos paladares mais difíceis, o Espumante Contemporal Branco Bruto Reserva é ideal para todas as ocasiões.

A sua qualidade, com aroma a frutos secos e as suas notas cítricas e vegetais, valeram-lhe o prémio de excelência no concurso Uva de Ouro 2016. E o preço?! Vale ainda mais a pena! Ideal para receber os amigos com aperitivos e harmoniza com pratos leves de peixe ou leitão assado.

2. Branco e Verde: ideal para dias dias quentes

vinho branco verde


Muros Antigos Alvarinho
Quando o assunto é Vinho Branco, há dois que se destacam. Nos Vinhos Verdes, Anselmo Mendes é referência pela excelência e confiança nos vinhos que produz, e o seu Muros Antigos Alvarinho, deve estar presente em qualquer casa que se preze.

De boa estrutura e complexidade, com aromas cítricos e mineralidade, expressa toda a identidade da casta. A opção ideal para os dias quentes, de almoços e jantares na esplanada.


Vinho Branco Contemporal Selection Rui Roboredo Madeira DOC Douro
No Douro, Rui Roboredo Madeira dá destaque ao Vinho Branco Contemporal Selection Rui Roboredo Madeira DOC Douro, pela escolha de um vinho com complexidade e equilíbrio de notas frutadas. Sem dúvida, a melhor companhia para relaxar depois de um dia de trabalho.

3. Tinto: a escolha certa para qualquer altura

vinho tinto


Vinho Tinto Reserva Contemporal Alentejo
Diretamente do Alentejo, o Vinho Tinto Reserva Contemporal Regional Alentejano traz-nos todo o vigor, equilíbrio e excelência desta região.

É um vinho com estágio em madeira, que lhe confere boa estrutura e complexidade, onde se sente as notas de baunilha e aroma a frutas vermelhas maduras, num final de boca longo. Ideal para pratos de carnes vermelhas.


Vinho Tinto Contemporal Selection Sandra Tavares da Silva DOC Douro
No Douro, é a vez de Sandra Tavares da Silva nos surpreender com a qualidade que lhe é característica com um vinho bem estruturado, com aromas de fruta negra e especiarias, taninos maduros, com o Vinho Tinto Contemporal Selection Sandra Tavares da Silva DOC Douro vencedor de uma medalha de bronze no International Wine Challenge. Esta será, provavelmente, a escolha com que que fará um brilharete à mesa com os seus amigos!

4. Para os amantes de Rosé

vinho rosé


Vinho Rosé Contemporal DOC Dão
O Vinho Rosé Contemporal DOC Dão é uma excelente opção para os apaixonados por rosé. Eleito o melhor vinho da Região no concurso Uva de Ouro 2016, destaca-se pela sua intensidade no nariz e boca, com as frutas vermelhas dominantes, boa estrutura, com estágio em madeira, é um vinho bastante gastronómico.

5. Porto: para os momentos mais especiais

vinho do porto


Quinta da Roêda Porto Vintage, da Croft
Para os momentos doces da vida e todas as celebrações especiais, desde os aniversários, ao nascimento dos filhos ou simplesmente para acompanhar um maravilhoso bolo de chocolate, e ainda que existam imensas opções deste néctar dos Deuses, a verdade é que são referência e produzem-no como ninguém.

O Quinta da Roêda Porto Vintage, da Croft, foi bem pontuado em várias revistas de vinhos, mostrando-se leal na qualidade que é esperada. De cor densa, aromas frutados e notas herbais, na boca revela notas de framboesa com uma acidez equilibrada, dando origem a um final maduro e elegante.

Veja também:

Joana Pinto Joana Pinto

Apaixonada por gastronomia, a aliança dos vinhos com a arte de bem comer. Trabalha, atualmente, na área de análise sensorial. Possui o nível II em Wine & Spirits da WSET (Wine & Spirit Education Trust). Licenciada em Bioquímica, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Mestre em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pós-graduada em Marketing Management pela Porto Business School.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].