Verrugas: como surgem e as como tratar

As verrugas são pequenas lesões salientes na pele, causadas por uma infeção provocada por um vírus. Estas lesões podem surgir isoladas ou em grupo e em qualquer idade.

Verrugas: como surgem e as como tratar
Saiba o que está na origem das verrugas.

Na grande maioria das vezes, as verrugas são causadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV). O HPV quando entra em contato com o corpo faz com que as células cresçam além do normal, formando as famosas verrugas.

O tamanho e a forma da verruga dependem do subtipo de vírus HPV e da sua localização (verrugas vulgares, plantares ou seborreicas).

De um modo geral, as verrugas desaparecem sem qualquer tratamento, podendo ou não reaparecer. No entanto, algumas persistem durante anos.

COMO APARECEM AS VERRUGAS?


Verrugas e HPV

As verrugas, na sua grande maioria aparecem por contágio, habitualmente em ambientes húmidos como piscinas ou balneários. A humidade amolece a pele e facilita a penetração do vírus.

O HPV pode ser transmitido de diversas maneiras, seja no contacto com outras pessoas que apresentem o vírus, como através de relações sexuais ou ferimentos abertos, que acabam por se tornar numa porta de entrada para o vírus.

É, no entanto, improvável que desenvolva uma verruga sempre que entra em contacto com o vírus do HPV. Algumas pessoas são mais propensas ao seu desenvolvimento devido ao facto de terem um sistema imunitário mais debilitado.

COMO DETETAR SE TEM UMA VERRUGA?


verruga

Na pele, formam-se pequenas calosidades que crescem lentamente, notando-se no seu centro pequenos pontos negros.
O seu tamanho é variável e podem apresentar-se isoladamente ou agrupar-se.

Por vezes tornam-se salientes e a superfície é parecida com a da couve-flor. As verrugas podem aparecer em qualquer local, mas são mais frequentes nas mãos e nos pés.

3 DICAS PARA AJUDAR A ALIVIAR OS SINTOMAS


lavar as maos corretamente

Se tiver na presença de verrugas, pode aliviar os sintomas das mesmas seguindo estas 3 dicas:

  1. Lavar bem as mãos após tratar as verrugas;
  2. Manter o local da verruga sempre bem seco;
  3. Durante o tratamento, evitar a exposição prolongada à luz solar (ou outra fonte de radiação UV).

 

COMO TRATAR AS VERRUGAS?


crioterapia no tratamento de verrugas

Embora as verrugas tendam a desaparecer sozinhas, são desconfortáveis e podem mesmo ser dolorosas, especialmente se localizadas na zona plantar (do pé). Por isso, é possível acelerar bastante o processo de eliminação das verrugas e com eficácia, através de tratamentos disponíveis na farmácia.

1. Crioterapia

É indicado para o tratamento de verrugas comuns das mãos e pés em adultos e crianças a partir dos 4 anos.

Este tratamento baseia-se numa estratégia de “congelamento” e é bastante fácil de usar, uma vez que congela com precisão a verruga comum ou plantar até à raiz. Daqui resulta uma aplicação sem dor.

2. Soluções com agentes queratolíticos

Os agentes queratolíticos “destroem” a queratina e, como tal, permitem eliminar a pele em excesso que constitui a verruga.

Este medicamento deve ser aplicado diariamente mas com especial cuidado de a aplicação ser feita exclusivamente na verruga e não sobre a pele vizinha, a qual, se necessário, pode ser coberta por um creme gordo.

O medicamento não pode ser aplicado nas seguintes zonas/situações:

  • Em grandes áreas da pele (áreas superiores a 25 cm2);
  • Mucosas;
  • Região ocular;
  • Zonas com lesões ou feridas.

Se nenhum dos métodos identificados eliminar as verrugas, terão que ser utilizados métodos cirúrgicos para a sua remoção, sob anestesia local.

QUANDO É QUE A VERRUGA EXIGE ATENDIMENTO MÉDICO?


recorrer ao medico

Esteja atento se a sua verruga apresentar uma das seguintes características:

  • Quando a verruga está presente no rosto ou noutra parte sensível do corpo, como os orgãos genitais, boca ou narinas;
  • Quando surge hemorragia ou sinais de processo infecioso (como pús, por exemplo);
  • Quando a verruga é dolorosa;
  • Quando a cor ou o tamanho da verruga mudam;
  • Caso tenha comichão muito intensa;
  • Quando além da verruga, tem diabetes ou uma deficiência imunitária, como o HIV.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

Cofidis