Publicidade:

Snowshoe: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Considerada uma raça relativamente rara, o Snowshoe provém de duas espécies felinas bem conhecidas, combinando elegantemente aspetos de ambas as personalidades e fisionomias. Brincalhão, inteligente, falador e afetuoso, este gato é perfeito para quem procura um animal de colo que não requer grandes cuidados quotidianos.

 
Snowshoe: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O Snowshoe é um sedutor nato.

A coloração do pelo e os olhos azuis do Snowshoe (sapatos de neve) fazem lembrar um Siamês que calçou botas ou luvas brancas. E é precisamente por causa das marcas presentes nas patas deste gato que advém o seu nome.

As semelhanças não são por acaso, já que o próprio Siamês faz parte da sua origem, juntamente com o Americano de Pelo Curto. Contudo, o Snowshoe é menos exigente que o primeiro, mas mais comunicativo que o segundo.

Características gerais do Snowshoe


Grupo: Gatos de pelo curto

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: médio

Peso ideal: de 2,5kg a 5,5kg

Cor: As cores clássicas para o siamês: seal, azul, lilás, chocolate.

Esperança Média de Vida: entre 12 a 18 anos

Preço médio: de 480€ a 800€

 

Características específicas do Snowshoe


Bastante ativo e com uma preferência especial pelos lugares altos, o Snowshoe precisa de estímulos adequados para evitar que se aborreça e pode ser facilmente ensinado a ir buscar brinquedos, a fazer outros pequenos truques ou mesmo a participar em competições de agilidade felina.

Tal como os Siameses, de quem herdou alguns comportamentos, é bastante vocal, atitude que se intensifica quando tem ciúmes, embora os seus miados sejam mais melodiosos, baixos e suaves.

Outra característica do Snowshoe é o seu apreço pela água, particularmente corrente, e não será de estranhar vê-lo junto de torneiras ou da banheira, podendo até nadar de vez em quando, desde que a vontade de se molhar parta dele.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Snowshoe


Bebé

0 – 12 meses

Adulto

12 meses – 12 anos

Idoso

12 – 18 anos

 

Físico do Snowshoe


snowshoe

A sua principal característica é a marcação da pelagem, que pode surgir em dois padrões, sendo que o bicolor, com uma maior percentagem de branco, distingue-se pelo V invertido na face do gato). A cor das marcas das extremidades deve contrastar bem com a do corpo, mais clara, e as “luvas” devem ser sempre brancas.

O corpo do Snowshoe é retangular, com o dorso um pouco arqueado. Na sua cabeça, triangular com contornos arredondados, destacam-se os olhos, grandes e ligeiramente oblíquos, de um azul o mais intenso possível.

Temperamento do Snowshoe


O Snowshoe é um gato extremamente dócil, nutrindo uma enorme paciência e amor para com o seu dono. Como é muito sociável, não terá problemas em dar-se com todos os membros da família, incluindo outros animais, mas costuma escolher uma pessoa preferida para ficar por perto e demonstrar mais afeto.

Contudo, prefere liderar em vez de seguir e vai achar que ele é que é o dono. Por um lado, isso pode despertar uma espécie de instinto protetor da sua parte, por outro dá-lhe liberdade para mandar em casa.

Problemas de Saúde do Snowshoe


Olhos

  • Estrabismo.

Cauda

  • Torção da cauda.

Boca

  • Problemas dentários e gengivais.

 

Cuidados a ter com o Snowshoe


Dentes

  • Escove com alguma regularidade ou utilize uma dedeira para fazer a limpeza.

Orelhas

  • Faça uma limpeza duas vezes por mês.

 

Origem do Snowshoe


A raça começou a ser desenvolvida na década de 60 quando a criadora norte-americana Dorothy Hinds-Daugherty notou que três gatinhos de uma ninhada de Siameses tinham nascido com as patas brancas. Entusiasmada, decidiu criar uma nova raça, tendo, para isso, introduzido o Americano de Pelo Curto bicolor, que deu maior robustez à estirpe.

No início, enfrentou alguma oposição, pois, em muitos anos de criação, tinha sido feito um esforço para que as manchas brancas desaparecessem e havia o receio de que essa característica se propagasse nas linhagens Siamesas.

Curiosidades sobre o Snowshoe


Em 2011, um gato de raça Snowshoe ficou conhecido como Dusty, the Klepto Kitty (Dusty, o gato cleptomaníaco), devido à sua tendência para “roubar” objetos. Entre eles, estavam 100 luvas, 5 toalhas, 8 fatos de banho, 1 saco de balões de água, 1 coleira de cão e 6 brinquedos de borracha. Dusty, que apareceu no programa Late Show with David Letterman, foi mesmo “apanhado” em vídeo a levar para casa um soutien.


Conheça mais raças de gatos:

Todas as raças de gatos

Todas as
raças de gatos

Raças de gatos sem pelo

Raças de gatos
sem pelo

Raças de gatos de pelo curto

Raças de gatos
de pelo curto

Raças de gatos de pelo longo

Raças de gatos
de pelo longo

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].