Publicidade:

Shih Tzu: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

A raça Shih Tzu é conhecida por ser bastante alegre e carinhosa, de aspeto adorável pelo seu longo pelo e focinho pequeno que fazem lembrar a figura de um velho sábio. Grandes encantos de um pequeno ser de quatro patas que é uma excelente companhia e adora ser apaparicado e presenteado com as coisas boas que a vida lhe dá.

 
Shih Tzu: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Um cão que sabe aproveitar a vida.

Já os imperadores chineses se encantaram por esta raça, adotando-a como animal de companhia, que era bastante mimado e o centro das atenções.

E é exatamente nisto que o Shih Tzu é ótimo: a viver a vida com calma, aproveitando todos os seus prazeres. Espera-se um cão ativo, que goste de caçar, com tendências de guarda. Porém, esta raça é um perfeito cão de interior e de colo.

Características gerais do Shih Tzu


Grupo: Grupo 9 – Cães de Companhia

Finalidade: cão de companhia

Ambiente ideal: apartamento

País de Origem: Tibete

Porte: pequeno

Altura: de 20cm a 26cm

Peso ideal: de 4kg a 8kg

Cor: várias cores e várias combinações

Esperança Média de Vida: entre 10 a 18 anos

Preço médio: de 250€ a 400€

 

Características específicas do Shih Tzu


O Shih Tzu irá dar-se bem com todos os elementos da família, sejam humanos ou outros animais, até porque, na verdade, ninguém ficará indiferente a este aspeto amoroso. Além disso, mesmo não participando ativamente, estará sempre por perto dos donos, evitando estar sozinho.

É uma raça muito inteligente que aprende bem, mas nem sempre à primeira, sendo visível uma ponta de independência e um pouco de teimosia, que rapidamente poderá ser dissipada.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Shih Tzu


Bebé

1 – 6 meses

Adulto

6 meses – 10 anos

Idoso

10 – 18 anos

Físico do Shih Tzu


shih tzu

O lado mais divertido do aspeto do Shih Tzu é a sua cabeça larga e arredondada, com pelo por todo o lado, formando uma cabeleira e barba longa.

O focinho é de formato quadrado, curto e largo, com orelhas grandes e caídas e olhos escuros, arredondados e um pouco salientes.

Apesar de pequeno, todo o corpo, incluindo os membros e patas, é bastante musculado e forte.

Temperamento do Shih Tzu


A posição preferida do Shih Tzu é no colo do dono, ou refastelado no sofá, sendo devidamente mimado. É uma companhia fiel e agradável, de presença tranquila e temperamento amigável e brincalhão.

É importante levá-lo a passear diariamente, mas de forma moderada e ter paciência para aguentar os acervos pontuais de teimosia que marcam a raça.

Problemas de Saúde do Shih Tzu


Olhos

  • Atrofia progressiva da retina e conjuntivite.

Ossos

  • Problemas nas articulações.

Ouvidos

  • Otites.

 

Cuidados a ter com o Shih Tzu


Pelo

  • Escovar todos os dias e dar banho uma vez a cada dois meses.

Temperatura

  • Dificuldade de lidar com o calor.

 

Origem do Shih Tzu


“Cabeça de leão, torso de urso, patas de camelo, cauda de espanador, orelhas de folhas de palmeira, dentes de arroz, língua de pétala cor de pérola e movimentar-se como um peixe-dourado” – é assim que os chineses, povo adepto da raça, descrevem esta raça, uma das raças de cães mais antigas que existe.

A sua origem decorreu no Tibete, tendo sido uma raça criada por lamas tibetanos para serem uma pequena réplica de um leão, que era um traço associado e privilegiado pela mitologia budista. Havia ainda quem olhasse para esta raça como a encarnação de deuses arteiros, responsáveis por carregar as almas de lamas que ainda não tinham alcançado o estado de nirvana.

No século XVI, a raça começou a ser adorada pelos chineses, dado que cada chinês importante que visitasse o Tibete era presenteado com um exemplar de Shih Tzu.

Curiosidades sobre o Shih Tzu


Shih Tzu era a raça oficial da dinastia chinesa de Ming – Shih Tzus.

Celebridades que assumiram ser fãs e possuir um Shih Tzu: Dalai Lama, Beyonce, Bill Gates, Mariah Carey, Colin Farell, Geri Halliwell e Nicole Richie.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].