Que quantidade de leite dar a um bebé?

A quantidade de leite que deve dar a um bebé varia consoante o seu peso, particularmente nos primeiros meses de vida. Tire as suas dúvidas connosco.

 
Que quantidade de leite dar a um bebé?
Uma forma simples de calcular. Venha descobrir!

A quantidade de leite que o bebé deve ingerir é muito variável e deve ter em conta o peso e o número de mamadas do bebé.

Contudo, só nos primeiros dias parecerá difícil. Depois, com o hábito, torna-se num processo muito simples.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja feita quando e na quantidade que o bebé quiser, pois o bebé solicita o alimento de acordo com as suas necessidades energéticas.

Se o bebé for alimentado com leite de fórmula devem ser respeitados, escrupulosamente, a quantidade e o modo de preparação indicados na embalagem, a não ser que exista indicação médica em contrário.

Como calcular a quantidade de leite a dar a um bebé?


quantidade de leite

Dos 0 aos 6 meses

Antes de se iniciar a diversificação alimentar, por volta dos 6 meses, a quantidade de leite diária recomendada é de 150mL por Kg de peso, ou seja:

Um bebé com 6,500Kg:

  • 150mL x 6,500Kg = 975mL de leite por dia

Os 150mL referem-se à quantidade hídrica diária total, pelo que a quantidade de leite a dar em cada mamada é obtida mediante a divisão desse valor pelo número de tomas que o bebé faz ao longo do dia.

Assim sendo, se o seu bebé fizer 6 mamadas diárias, a quantidade de leite por refeição será:

  • 975mL / 6 = 162,5mL de leite por refeição

A partir dos 6 meses de idade

Nesta altura desenvolve-se uma nova etapa no desenvolvimento do bebé com a introdução progressiva de novos alimentos. É nesta altura que se torna mais complicado calcular a quantidade de leite que o bebé deve ingerir, uma vez que parte das refeições passam a ser sólidas.

A diversificação alimentar e as preparações culinárias como os purés, os caldos ou as sopas, introduzem, de certa forma, outras fontes de hidratação e de energia, no entanto não substituem o papel do leite no desenvolvimento do bebé.

A partir desta fase, deixa de ser possível calcular corretamente a quantidade de leite. Porém, como referência a partir dos 6 meses de idade, a ingestão de leite e derivados(iogurtes, papas, entre outros) passa a ser 400 a 500 por dia.

Para ter uma noção das quantidades, uma papa tem o equivalente a 150 – 200 mL de leite e cada iogurte tem aproximadamente 100mL.

Atenção…


Os bebés nascem com capacidade de regular a quantidade de leite que devem beber em função das suas necessidades, por isso procure reconhecer e, acima de tudo, respeitar não só os seus sinais de fome, como também os sinais de que está satisfeito. Assim irá facilitar o ajuste das quantidades de leite que deve preparar.

É importante relembrar que não deve exagerar nas quantidades de leite que dá ao seu bebé, pois pode ficar com a sensação de que ele está a mamar pouco e acaba por insistir para que coma mais do que necessita. Se ele demonstrar que não quer mais, não insista.

Em contrapartida, se demonstrar fome após mamar, pode sempre oferecer um pouco mais.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].