Publicidade:

Relações: estará a fazer pouco sexo?

Tem relações sexuais pouco frequentes? Acha que isso poderá estar a prejudicar a relação? Saiba se realmente faz pouco sexo e aprenda a contornar a situação.

 
Relações: estará a fazer pouco sexo?
Quantas vezes é normal fazer sexo?

Quanto sexo fazem as pessoas mais felizes? Acha que está a fazer pouco sexo? Existe um número mágico de vezes por semana para que o casal seja feliz na cama e fora dela?

Tradicionalmente, os terapeutas dizem que o sexo conta para cerca de um quarto da felicidade total de um relacionamento sério e monógamo. E aqui, infelizmente, não há respostas certas nem erradas, pois o normal de um casal tanto pode variar de uma vez por semana a uma vez por mês.

Se acha que está a fazer pouco sexo, mais do que se comparar com a quantidade de vezes que outras pessoas o fazem, o que deve fazer é analisar o assunto com o parceiro e mostrar-lhe que gostava de ter mais intimidade. Até porque a vida sexual de um casal é afetada por inúmeros fatores diferentes:

  • Idade;
  • Estilo de vida;
  • Saúde de cada parceiro;
  • Libido natural;
  • Forma como se sente dentro do relacionamento;
  • Autoestima.

O especialista na matéria David Schnarch aconselha os casais a fazer sexo pelo menos uma vez por semana, pois ele descobriu, através de um estudo realizado com mais de 20.000 casais, que apenas 26% atinge este valor mínimo.

Pouco sexo significa que o relacionamento está em perigo?


A maioria dos terapeutas sexuais concorda que ter relações sexuais menos de 10 vezes por ano é uma razão suficiente para achar que o casamento poderá não ter os níveis de intimidade necessários para uma intimidade saudável. Contudo, de acordo com Schnarch, embora o sexo possa ser a forma como os casais costumam expressar seu amor e desejo um pelo outro, a falta de sexo não significa necessariamente que se dirige para uma ruptura, mas sim que está numa fase em que o assunto deverá ser abordado de modo a resolver algum problema que possa existir.

Para o especialista, “quando os casais deixam de ter relações sexuais, os relacionamentos tornam-se mais vulneráveis à raiva, desapego, infidelidade e, em última análise, ao divórcio. Eu acredito que o sexo importa: é a cola que nos mantém juntos e, sem isso, os casais se tornam apenas em bons amigos.”

Como melhorar a vida sexual?


casal feliz na intimidade

Mais do que pensar que deve cumprir a regra de praticar sexo um determinado número de vezes por semana, é importante analisar a qualidade do mesmo, bem como o grau de satisfação de ambos os elementos do casal.

Mas há truques que pode fazer para apimentar a relação e, com isso, deixar de se preocupar com o pouco sexo que acha que podem estar a praticar, nomeadamente:

  • Ter mais momentos a sós;
  • Usar acessórios para inovar no ato sexual;
  • Experimentar novas posições sexuais;
  • Comer alimentos mais afrodisíacos para despertar a libido.

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].