Ovos escalfados: o segredo do ponto certo

Os ovos escalfados têm feito a delícia de muitas refeições, principalmente em pequenos-almoços e nos tão famosos brunches. O truque está no ponto de confeção.

Ovos escalfados: o segredo do ponto certo
Varie a forma de preparação dos ovos.

Ovos fritos, cozidos, mexidos ou omelete são as mais conhecidas formas de tirar partido deste alimento tão nutritivo e versátil na cozinha. Os ovos escalfados têm vindo a ganhar terreno nos pequenos-almoços e brunches mais elaborados. A forma de preparação é diferente de todas as outras e o resultado é uma gema mole e clara firme, tal qual seria numa fritura, mas sem este inconveniente calórico.

Para fazer os ovos escalfados é imprescindível prestar atenção ao tempo de cozedura: se passar do ponto poderá facilmente obter ovos cozidos! Outra dica importante é usar ovos muito frescos para conseguir uma maior consistência das claras.

Como fazer ovos escalfados?


ovos escalfados

Preste atenção aos passos e o tempo correto de cada etapa para obter o resultado desejado. Depois, pratique para que cada preparação fique melhor que a outra.

– Ingredientes –

  • 1,5 litros de água
  • Ovos frescos à temperatura ambiente
  • Vinagre (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Para iniciar a preparação dos ovos escalfados, leve uma panela com água ao lume. Esta água não poderá ferver ou irá afetar o sabor, mas deverá estar bem quente na altura de colocar o ovo.
  2. Utilize uma panela larga e rasa para suportar 1,5 litros de água e para que o ovo escorregue gentilmente para dentro.
  3. Pode usar 1 ou 2 colheres de chá de vinagre como ingrediente opcional para o caso que querer um ovo mais brilhante e com melhor aparência. Se for este o caso, o ovo ficará com o gosto do vinagre, e assim sendo, depois de pronto, coloque o ovo noutra panela com água bem quente e um pouco de sal por 2 minutos para tirar o gosto do vinagre e temperar.
  4. Quando a água estiver aquecida, mas não fervida (entre 71 e 82 graus), reduza o lume, parta o ovo com cuidado num recipiente pequeno. É recomendado fazer um ovo de cada vez. Se acontecer de a gema partir-se, este ovo deverá ser usado para outra receita, pois não servirá para escalfar.
  5. Utilize uma colher para mexer a água em círculos, criando um remoinho no centro, e depois despeje delicadamente o ovo na água.
  6. Durante os 10 primeiros segundos, vá colocando a clara por cima da gema para que o ovo ganhe forma. Depois, aguarde entre 3 a 5 minutos para que o ovo cozinhe e a clara esteja completamente definida, com a gema mais grossa.
  7. Depois, retire com uma escumadeira e, se tiver utilizado vinagre, faça o procedimento em água quente com sal mencionado anteriormente. Sirva de seguida, ainda quente, a acompanhar com pão, legumes, saladas ou mesmo sozinho.

DICA 1: Se achar muito difícil preparar os ovos escalfados soltos na panela, pode utilizar recipientes que deem forma ao ovo, como formas de silicone ou um aro específico para ovos, colocando-os dentro da água antes de deitar os ovos para o cozimento. Assim eles ganharão forma mais facilmente.

DICA 2: Para fazer mais do que um ovo ao mesmo tempo, é preciso ter mais prática, pois o processo deve ser ágil para que a água não ultrapasse os 100 graus. Coloque no máximo 4 ovos de cada vez para que não se misturem.

Veja também: