Muita fruta por dia, nem sabe o mal que lhe fazia!

Comer muita fruta por dia pode estar a fazer-lhe mal à saúde sem que se aperceba disso. A frutose é a principal culpada disso estar a acontecer. Curioso?

Muita fruta por dia, nem sabe o mal que lhe fazia!
A fruta pode ser sua inimiga.

Será que comer muita fruta por dia pode trazer riscos para a saúde? Provavelmente a recomendação de alimentação mais comum em todo o mundo relaciona-se com o consumo de frutas e vegetais em detrimento de alimentos processados ricos em açúcar, gordura e/ou sal.

As frutas são alimentos riquíssimos em nutrientes e antioxidantes, além de serem alimentos não processados. São fáceis de transportar, de preparar e o seu sabor é inigualável.

No entanto, as frutas são relativamente ricas em açúcar em comparação com outros alimentos. E é por isso que hoje lhe damos a conhecer alguns factos sobre o consumo excessivo de fruta.

Dose diária recomendada de fruta 


muita fruta por dia

A maioria dos estudos demostra benefícios para a saúde com o consumo de 2 a 5 porções de fruta por dia. No entanto, esses valores são fáceis de ultrapassar e com isso aumenta-se também a ingestão de frutose (o açúcar presente na fruta).

Em seres humanos, verificou-se que um consumo de 50 gramas diárias (equivalente a 3 peças de fruta) de frutose não parece interferir com o controlo glicémico, com o perfil lipídico, nem com o peso corporal.

Mas apesar de a fruta ser um alimento de elevada riqueza nutricional pelas vitaminas, antioxidantes e fibra que fornece, não devemos esquecer que é uma fonte de açúcar, que, como qualquer outra, deve ser moderada.

Porque é que a fruta em excesso podem fazer mal?


As frutas, quando consumidas em quantidades adequadas, só trazem benefícios à saúde. O problema é com a quantidade: ao comer muita fruta ao longo do dia, o nível de glicose, além de subir rapidamente a cada ingestão, permanece sempre alto no sangue. Isso faz com o organismo tenha uma sobrecarga de trabalho, produzindo mais insulina e causando uma serie de problemas de metabolismo, inclusive diabetes tipo 2. 

Efeitos da frutose no organismo


excesso de peso

A frutose é um açúcar que está presente naturalmente na fruta. Trata-se de um hidrato de carbono simples que é usado como substrato energético pelo organismo, sendo, por isso, essencial para o adequado funcionamento do mesmo.

Uma das razões pela qual comer muita fruta por dia é prejudicial, está relacionada com o efeito metabólico negativo da frutose quando consumida em grandes quantidades, nomeadamente:

  • Promoção de obesidade;
  • Aumento dos triglicerídeos;
  • Aumento do ácido úrico;
  • Aumento da resistência à insulina.

Apesar disso acontecer com qualquer açúcar e não exclusivamente com a frutose.

Os maus da fita do consumo de muita fruta por dia


1. Sumos de fruta

sumos de fruta

Os sumos de fruta, em geral, são saudáveis. O problema é que os sumos podem conter muito mais frutas do que se consumíssemos essas frutas em estado bruto. Basta olhar para o exemplo do sumo de laranja natural, onde facilmente se encontra o sumo de 5/6 laranjas.

Outro aspeto que também acontece particularmente no sumo de fruta, é que a fibra é separada dos fluidos, o que faz com que o açúcar da fruta seja absorvido mais rapidamente.

2. Batidos de fruta

batidos de fruta

O mesmo acontece com os batidos. Não é difícil preparar um batido com uma banana e uma mão cheia de morangos ou um batido com uma manga e uma laranja. E até aqui, tudo bem.

Mas não se deve colocar mais do que duas variedades de fruta no mesmo batido, independentemente do seu objetivo. Quanto mais frutas estiverem no batido, maior será o índice glicémico e, consequentemente, vai sentir fome mais rapidamente.

Por isso, fique-se pelo máximo de 2 frutas por batido para evitar também comer muita fruta por dia.

Em conclusão…


A fruta pode ser a sua melhor amiga, mas também pode fazer mal sem que se aperceba disso.

A ingestão elevada de açúcar representa riscos para a saúde, e uma vez que a frutose é, ainda assim, um açúcar a dose diária recomendada não deve ser ultrapassada.

Ainda que seja muito melhor e mais saboroso beber sumos de fruta em vez da fruta inteira, esta escolha pode estar a fazer com que ultrapasse a dose diária recomendada de fruta.

Os batidos também devem ter um limite de 2 frutas, para evitar índices glicémicos muito elevados.

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