Publicidade:

Movember: saiba mais sobre este conceito e movimento

Movember: um mês especial para os homens, não só do ponto de vista estético, mas que também alerta para os cuidados de saúde no masculino. Saiba mais.

 
Movember: saiba mais sobre este conceito e movimento
Vai aderir?

Começa a ser cada vez mais assinalado no mundo a verem-lhe reconhecida importância: falamos de Movember, um movimento que não só inspira os homens a deixar crescer o bigode, mas que tem um sentido por trás de tudo isso. É um ato que ajuda a alertar para alguns problemas de saúde que podem surgir no sexo masculino. Falamos de cancro da próstata, cancro nos testículos, problemas de saúde mental e depressão.

Tal como acontece com a consciencialização do cancro da mama, o Movember pretende ser um movimento mundial.

Qual a origem do movimento Movember?


Movember

Tudo começou em Melbourne, na Austrália, há cerca de 15 anos, quando um grupo de amigos decidiu trazer de volta uma moda antiga: o uso do bigode. A adesão foi muito pouca, mas divertida. Para aumentar a parada, decidiram que, no ano seguinte, além de deixar crescer o bigode, deveria juntar dinheiro em prol do cancro da próstata.

A estratégia parece ter resultado. Em 2012, já o Movember se tinha tornado num evento anual de pleno direito, com participantes oriundos de todos os cantos do mundo e uma angariação de 154 milhões de dólares australianos, algo como quase 96 milhões de euros. Este movimento permitiu o financiamento direto de mais de 1.200 projetos de saúde masculina.

E mesmo isto não era suficiente para os fundadores e todos aqueles que vestem em pleno a camisola do Movember. Como tal, o movimento começou também a alertar consciências para outros problemas de saúde, como cancro testicular, saúde mental e depressão.

Quer fazer parte?

Para participar no movimento Movember, deve abdicar de se barbear durante todo o mês. Se quiser ir mais além, pode fazer uma doação no valor do que gastaria no barbeiro durante esse período, ou o valor que lhe for possível.

Homens mais felizes e saudáveis


movember

O movimento Movember incentiva os homens a cuidarem melhor de si próprios de diversas formas. São 5 conselhos simples de implementar no dia a dia e que podem resultar em indivíduos mais completos, felizes e saudáveis. Saiba como.

Visite regularmente os amigos e família

Nem sempre o trabalho e o tempo livre permitem ter tempo para fazer tudo o que gostaríamos, ou então com quem queremos, pelo que deve fazer um esforço para o conseguir. Os sorrisos, os momentos de partilha, a cumplicidade e a sensação de bem-estar são motivos mais do que suficiente para o fazer.

Faça exercício físico

O sedentarismo está relacionado com diversos problemas de saúde que não quer ter na sua vida. Por isso, mexa-se, sempre que possa: vá dar uma caminha, faça exercício físico regularmente, use as escadas ao invés do elevador, não use tanto o carro… Seja criativo e faça por si o que mais ninguém pode fazer.

Não tenha medo das grandes questões da vida

Viver é também enfrentar momentos difíceis, como perder o emprego, terminar um relacionamento, passar por problemas financeiros, ficar doente, ver sofrer alguém de quem gostamos. E de nada vale varrer tudo isso para debaixo do tapete e ignorar o que está a acontecer até que algo efetivamente aconteça. Falar sobre as grandes questões da vida irá fazer com que fique mais bem preparado mental e emocionalmente quando algo acontece.

Conhecimento é mesmo poder

Principalmente no que à saúde diz respeito. Esteja atento ao seu histórico familiar de doenças e aprenda com as mesmas e fique mais atento ao que se passa consigo.

Vá ao médico

E isto não significa que deve ir ao médico única e exclusivamente quando algo de errado se passa, mas começa por frequentar as consultas de rotina e fazer as análises e exames que o seu médico achar conveniente. Para alguns problemas de saúde, como é o cancro, o diagnóstico precoce é o maior aliado para conseguir bons resultados.

Dicas fáceis sobre o cultivo de bigode


Agora o lado mais divertido do movimento Movember: deixar crescer a barba e o bigode, o que vai mudar por completo o seu aspeto. Se não está habituado a fazê-lo, deve ter alguns cuidados especialmente com a hidratação, caso contrário a comichão que sentirá será bastante incómoda.

  • Fale com o seu barbeiro: ele ajudará a perceber melhor como é o seu tipo de pelo facial e de que forma pode ajustar o crescimento do mesmo para favorecer o formato do rosto e a textura da barba;
  • Limpar: todos os dias e várias vezes por dia se necessário. Use um produto próprio para a barba e bigode pois apenas água não é suficiente para uma higienização adequada. Além disso, saiba que deve usar uma navalha ou aparador para manter o crescimento sob controlo e, assim, ter um pelo facial mais saudável;
  • Use produtos adequados: não é conversa de mulher, mas antes uma dica que vai fazer a diferença entre pelo que cresce e se propaga desmesuradamente e uma barba e bigode que serão apreciados por todos.

Novembro já começou, mas começar mais tarde é melhor do que simplesmente nem começar. Comece a cuidar melhor de si hoje, para ter os resultados amanhã.

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].