Publicidade:

Mercado Temporário do Bolhão: "O que vai querer, amor?"

Aberto ao público desde maio de 2018, o Mercado Temporário do Bolhão é o grande mercado de frescos da cidade do Porto. Mas a atividade deste mercado não se resume ao comércio, tem mais histórias para contar.

 
Mercado Temporário do Bolhão:
Um espaço fiel à tradição do famoso Mercado do Bolhão

Enquanto se aguarda pelo fim das obras de restauro e modernização do centenário Mercado do Bolhão da Invicta, o Mercado Temporário do Bolhão (MTB) tem representado bem o comércio de frescos da cidade, tal como a dinâmica que se vive na cidade do Porto.

Isto é, além de ser um espaço fiel à sua tradição, de convívio, pregões, simpatia e excelentes produtos, conta ainda com um programa de atividades sui generis. Desde os “Sábados em Família” ao “Chef no Bolhão” – não esquecendo os showcookings – o MTB já é presença obrigatória na Agenda Cultural da cidade. E os números estão bem à vista: desde a sua abertura em maio de 2018 e até ao primeiro semestre de 2019, o Mercado Temporário do Bolhão já foi visitado por 2,5 milhões de pessoas.

O que tem para oferecer o Mercado Temporário do Bolhão?


mulher a comprar legumes no Mercado Temporário do Bolhão

Apesar da mudança de local do mercado – localizado apenas a alguns metros do edifício histórico, no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, na Rua de Fernandes Tomás, – as bancas e os rostos continuam a ser os mesmos, tal como a simpatia incomensurável dos comerciantes do Bolhão. Aliás, tão importante quanto o edifício histórico, as pessoas são, de facto, a principal marca do mercado centenário.

Nos dias que correm, e pensando no contexto das grandes superfícies comerciais, entrar no Mercado (Temporário) do Bolhão deveria ser uma experiência obrigatória. Quem nunca esboçou um sorriso com os habituais cumprimentos dos comerciantes – “O que vai querer, amor?” ou “Quer escolher, querida(o)?” – ou mesmo com os famosos pregões? Também o ambiente festivo do mercado é incomparável e continua a ser um ponto de referência do comércio tradicional da Invicta.

Em plena baixa portuense, além do comércio das frutas e legumes, flores e plantas, carne, salsicharia, peixe e pão, estão lá os restaurantes, os cafés, os espaços com provas de vinhos, as lojas e o artesanato. E o amolador também lá está.

Está à espera de quê? Além dos vários autocarros com destino à Baixa, de Metro só tem que sair na Estação Bolhão e de carro é-lhe dada uma hora de estacionamento gratuito no centro comercial, se fizer compras no valor igual ou superior a 25 euros.

As atividades dinamizadas pelo mercado


Além do comércio propriamente dito, o Mercado Temporário do Bolhão, que é gerido pela Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto), tem dinamizado um conjunto de atividades que atrai, semanalmente, muitos portuenses. E a dinâmica tem sido bem interessante: ao mesmo tempo que se renova o convite para uma visita ao mercado, mostra-se o potencial dos produtos que ali se vendem – impulsionando as vendas dos comerciantes e inquilinos do MTB.

A participação nas atividades é gratuita e, por norma, acontecem ao sábado, no habitual ‘sábado de mercado’. Partilhamos consigo algumas dessas atividades:

Sábados à Conversa

Em tom de tertúlia, o Mercado Temporário do Bolhão promove o que de bom se produz no país. Costuma dirigir esta iniciativa em particular aos produtos da época e convida, por exemplo, Confrarias Gastronómicas para partilharem os seus sabores e saberes.

O próximo evento é já no próximo dia 28 de setembro e é especialmente dedicado às cebolas. Espreite o programa da atividade >>

Sábados em Família

Como o nome indica, estes sábados são especialmente dedicados às oficinas familiares. Esta é uma excelente oportunidade para passar bons momentos em família e de ensinar os mais novos a aprender a comer bem.

Chef no Bolhão

O MTB também convida chefs reconhecidos para prepararem as suas receitas. Além da oportunidade de aprender novas formas de cozinhar os produtos que temos no frigorífico e na despensa, o momento de degustação é absolutamente divinal.

Showcookings

Os showcookings também são muito concorridos. Trata-se de um espaço de partilha de receitas e formas de cozinhar que, de certa forma, celebram os bons produtos portugueses. No próximo dia 27 de setembro, está agendado um showcooking especialmente dedicado à campanha “O carapau é boa onda” – um projeto nacional promovido pelo Ministério do Mar e pela Docapesca. A chef Isabel Sousa trará, assim, ao MTB um showcooking dedicado a este peixe tão português. Apareça!

É verdade, em breve o Vida Ativa também estará no Mercado Temporário do Bolhão! Vamos dando notícias!

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].