Como os jogos online podem beneficiar a memória

Blackjack e xadrez são dois exemplos de jogos online que exercitam a memória e ajudam a manter a saúde cerebral, por ativarem diversas áreas do cérebro responsáveis pelos estímulos.

Como os jogos online podem beneficiar a memória
Uma atividade que desperta a mente

Os jogos de cartas, tabuleiros e outros são sem dúvida uma agradável opção de lazer. Porém, o que muitas pessoas não sabem são os benefícios que esses jogos podem trazer à memória daquele que prática, estimulando e exercitando o cérebro.

E hoje com a comodidade de poder jogar em diversas plataforma e sem sair de casa, é ainda mais fácil fazer essas atividades e aliar o prazer a uma prática saudável.

Blackjack e Xadrez: jogos online para exercitar a mente


Jogos interessantes para quem deseja obter tais benefícios para a memória são o blackjack, xadrez e quebra-cabeças.

Blackjack

blackjack cartas na mesa

O blackjack, também conhecido como vinte e um, que nada mais é um jogo de comparação de cartas, com regras relativamente simples e que envolve estratégias como explicado no site Compara Cassinos. Jogar em online, especialmente para iniciantes, é interessante porque se trata de um jogo complexo e as inseguranças podem ser trabalhadas nessa versão.

Xadrez

jogo de xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro – cujas casas são claras e escuras – controlando o jogador, no início, dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate no rei adversário. O quebra-cabeças ou puzzle, por sua vez, nada mais é que unir peças adequadamente de forma a compor uma imagem, variando em relação ao número de peças que podem ser utilizadas para compor uma imagem.

5 Benefícios destes jogos online para o cérebro


jogo online de xadrez

1. Os jogos têm o poder de estimular a concentração

Ao praticar os jogos online a mente é treinada e tende a melhorar a velocidade de processamento ao associar imagens e estatísticas do jogo. Durante uma partida, é possível ativar diversas áreas do cérebro responsáveis por estimulo, processando informações mais rapidamente.

2. Auxiliam no poder de decisão e na montagem de estratégias mentais

Como o blackjack, por exemplo, é extremamente desafiador para a mente, já que o mesmo exige alguns cálculos matemáticos e desenvolvimento de estratégias para que o jogo seja ganho. Assim, o trabalho do cérebro durante uma partida é constante exigindo que o jogador tome diversas decisões.

3. Aumento da concentração

Como as partidas exigem a montagem de diversas estratégias mentais e decisões, o jogador deve se manter concentrado o tempo todo para não perder o foco.

4. Prevenção do envelhecimento da memória

Durante um jogo online a memória de curto prazo (para lembrança das cartas e imagens, por exemplo), é estimulada constantemente fazendo cognição com memórias mais antigas. A memória visual é altamente estimulada. Assim, previne-se o esquecimento trabalhando-se por completo a concentração.

 5. Desenvolvimento de áreas que provocam sensações de prazer

A interação social durante o jogo – ainda que online – faz com que as pessoas desenvolvam a trabalhem melhor sua capacidade de comunicação e relacionamentos interpessoais, mexendo com áreas do cérebro que estimulam sensações de prazer, autoestima e bem-estar.

Se os jogos podem oferecer, então, diversão aliada à saúde mental, deve-se aproveitar a comodidade dos jogos online para aprender novas modalidades e ainda desenvolver melhor as habilidades que já possui.

 

Veja também:

Cofidis