4 Hábitos posturais para não ter dores de costas

Ter hábitos posturais corretos é fundamental para não ter dores nas costas e proteger o seu corpo de dores indesejadas no dia-a-dia.

4 Hábitos posturais para não ter dores de costas
Algumas formas de manter as costas direitas nas atividades do dia-a-dia.

Cerca de 80% da população sofre de algum tipo de dor nas costas. Muitas destas pessoas tem doenças e condições físicas especiais que promovem essa dor, mas a grande maioria é afetada devido a posturas incorretas e pesos exagerados em inúmeras atividades do quotidiano.

Manter uma postura correta em qualquer situação é algo essencial desde cedo para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas futuros. Reunimos alguns hábitos posturais para não ter dores de costas.

Para que tenha uma noção visual de como corrigir a sua postura em cada caso, o site dor.com.pt criou um guia de hábitos posturais essencial para o seu dia-a-dia. Saiba que, aqui, vai poder encontrar toda a informação mais relevante para viver sem dor, sempre.

Alguns hábitos posturais para não ter dores de costas


1. De pé

boa postura em pe

Quando está de pé, o peso do corpo deve estar distribuído pelos dois pés as as pernas devem estar esticadas. As costas deverão estar direitas (respeitando dessa forma a curvatura natural das costas) e a cabeça deve estar virada para a frente.

Atualmente passa-se muito tempo a olhar para o telemóvel, o que faz com que o pescoço e as costas curvem e sofram uma pressão imensa e não natural. Uma forma fácil de contrariar está má postura é elevar o telemóvel ao nível dos olhos, mantendo assim a cabeça e pescoço direitos.

2. Sentado

postura correta sentado

Um dos bons hábitos posturais que deve adotar quando está sentado, é fazê-lo com os dois pés bem assentes no chão e os joelhos fletidos num ângulo próximo de 90º. As costas deverão estar encostadas à cadeira, para repousar as mesmas ou, no caso de estar num banco, deverá mantê-las o mais direitas possível.

Em ambos os casos, não deve sentar-se na ponta de forma a promover a proteção da zona lombar e evitar fadiga desnecessária.

3. Deitado

habitos posturais para nao ter dores nas costas e postura deitado

Também deitado é possível manter uma postura correta. Para ajudar a consegui-lo, o colchão e o estrado deverão ser firmes e direitos. O colchão deverá ser de dureza média, de forma a dar um apoio correto ao corpo. Desta maneira a coluna manterá uma linha reta (quando vista de lado).

Um colchão de dureza baixa fará com que o corpo se “afunde”, ficando dessa forma o corpo curvado indevidamente. Se o colchão for muito duro, o mesmo não deixará que se adapte no colchão, o que fará com que não consiga sequer manter as curvas naturais do corpo.

Devem ser usadas almofadas baixas e que, idealmente, mantenham a cabeça alinhada com a coluna formando assim uma linha paralela com o chão. Se a almofada for muito alta ou muito baixa, o pescoço ficará desnivelado, contribuindo para uma má postura.

A roupa da cama deve ser leve e fácil de manusear. Se a roupa da cama for muito pesada, fará com que o seu corpo se afunde no colchão mais do que o devido, ficando com um curvatura incorreta. Se a mesma for muito rígida irá dificultar o apoio natural do seu corpo, já que obrigará o corpo a ficar numa posição específica, ainda que possa não notar.

Dormir de barriga para baixo é estremamente desaconselhado já que é a pior posição possível para dormir. Ao dormir dessa forma, está constantemente a contrariar a curvatura natural da coluna e do pescoço, já que obrigará o pescoço a estar rodado para um dos lados, de forma a poder respirar.

4. A levantar ou transportar objetos pesados

levantar pesos corretamente

centradaemsi.pt

Se tem de levantar ou transportar objetos pesados, é fundamental que saiba como o deve fazer para não ter nenhum problema de costas.

Para levantar um objeto pesado mantendo uma postura correta, deve colocar os pés à largura dos ombros e o mais próximo possível da carga. Depois, deve baixar-se, fletindo os joelhos e mantendo a coluna direita até à altura da carga ligeiramente abaixo da mesma.

Depois de agarrar a caixa deve levantar-se, mantendo novamente as costas direitas, usando desta forma as pernas como fonte principal de força, evitando esforços na coluna.

Estando já de pé com a carga consigo, deverá manter a mesma o mais próxima possível do corpo, e nunca deverá rodar só a coluna. Para isso, deverá rodar o corpo todo (usando os pés e pernas).

O transporte de objetos deve sempre fazer-se de uma forma equilibrada entre os dois lados do corpo, não devendo, portanto, transportar objetos pesados usando apenas um lado do corpo.

Conheça mais dicas para aliviar e evitar a dor na plataforma dor.com.pt

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Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.

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